terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fátima Bezerra participa de ato do PT e discute Plano Nacional de Educação em Areia Branca

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta segunda-feira (19) do ato do PT de Areia Branca na Câmara Municipal que marcou a filiação de mais de 50 pessoas ao partido neste ano. Antes, ela apresentou as principais diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação na Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou com representantes de diversos partidos da base aliada. O prefeito da cidade, Manoel Cunha Souza (PP), destacou o empenho de Fátima Bezerra na realização de projetos de educação, habitação e esportes de Areia Branca. “A participação do governo federal tem sido muito importante para a nossa administração. Quero agradecer aqui a parceria de Fátima Bezerra. Fico muito em feliz em saber que tem apoiado e continuará apoiando todos projetos em prol da coletividade”, disse Souza. “Ainda tenho um ano de administração e quero ainda ‘utilizar’ o seu mandato como parceria administrativa para realizarmos ainda mais no município”.


Além do prefeito, compuseram a mesa o vice-prefeito da cidade, Bruno Filho (PMDB), o presidente do PT do Rio Grande do Norte e vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, o presidente do PT de Areia Branca, Madson Mateus, o presidente da Câmara Municipal, Aldo Dantas, o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, o presidente do PCdoB municipal, Jocsã Siqueira, o presidente do PMDB municipal, Cleodon Bezerra, o presidente do PSB municipal, Toninho Cuia, o representante do PPS, Wilson Dantas, a ex-presidente do PT municipal e militante, Gecilda Monteiro (Tilda), e os novos filiados, a exemplo de César das Pedrinhas, Daniel Filho, Irmão Jonas, Ronaldinho, todos pré-candidatos a vereadores.


Fátima Bezerra fez um balanço das ações do primeiro ano de Dilma Rousseff à frente do país. “As pesquisas de opinião pública mostram o povo aplaudindo o governo porque ela vem conduzindo o governo com muita maestria, sensibilidade, de forma republicana. Os projetos estratégicos que vêm sendo realizados neste estado são frutos dos investimentos federais”.


A deputada federal considerou “inaceitável” misturar política com decisões administrativas. “Espero que o governo do estado trate os prefeitos de forma igualitária, independente dos partidos aos quais pertencem, como vem fazendo o governo federal”. Foi bastante aplaudida nesta hora.


Fátima Bezerra também discorreu sobre os planos do PT para o próximo ano. “Queremos o maior número de prefeitos e vereadores do PT e partidos aliados. Vamos conquistar uma vaga na Câmara Municipal em 2012 e estamos abertos para compor a chapa majoritária. O PT vem com gosto de gás!”

Veja mais fotos aqui

PNE

O PNE foi o motivo do encontro de Fátima Bezerra e os professores horas antes na Secretaria Municipal de Educação.

Ela apresentou as principais metas e diretrizes do Plano e comentou a diferença no método de elaboração do projeto de lei, já que no governo de Fernando Henrique Cardoso o debate com os movimentos sociais foi desprezado na elaboração do PNE, enquanto nos governos Lula e Dilma as contribuições da sociedade organizada foram consideradas.


“O PNE traz muitos avanços, como a universalização das vagas do ensino pré-escolar ao ensino médio, a ampliação das vagas da creche, do ensino superior e profissional”, disse Fátima Bezerra. “E quando chegou no Congresso Nacional nós propomos mudanças através de emendas para que avançasse ainda mais”.


Uma das modificações veio de uma emenda que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) sugeriu e Fátima Bezerra acatou que trata de equiparar os salários dos professores aos dos demais profissionais com igual formação acadêmica.


Ela incentivou os professores a continuarem a mobilização para que seja aprovado o investimento de 10% do PIB para educação. “É um avanço sair de 3,5% para 5% e propor 7%, mas não é suficiente. Se a gente fez um PNE mais ousado, significa que aquela conta dos 7% não dá mais”, disse, depois de discorrer sobre as principais alterações que a comissão especial introduziu ao plano.

Assessoria de imprensa 
 

Nenhum comentário: