Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Festa para o Rei Elvis, de Memphis ao Brasil

Em homenagem aos 35 anos da morte de Elvis, exposições, cruzeiros e, claro, shows




Graceland, a mansão onde Elvis viveu e onde sua filha Lisa Marie Presley cresceu, inaugura três exibições em 2012 Foto: Divulgação/Elvis Presley Enterprises Inc.




Graceland, a mansão onde Elvis viveu e onde sua filha Lisa Marie Presley cresceu, inaugura três exibições em 2012 Divulgação/Elvis Presley Enterprises Inc.
Se Las Vegas foi o palco onde Elvis brilhou nos anos 70, Graceland, em Memphis, é o lugar onde o rei descansa. E para celebrar os 35 anos de saudades do Rei do Rock, a casa onde ele morou e que foi transformada em museu inaugura três exposições ao longo de 2012. As comemorações nos Estados Unidos incluem ainda um cruzeiro temático e culminam em agosto com a Elvis Week em Graceland, que somente nessa semana deve receber cerca de 75 mil visitantes. 

As homenagens chegam ao Brasil em setembro, com uma megaexposição em São Paulo e o show da turnê "Elvis Presley in concert", em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Em Graceland a primeira exposição, "Elvis on tour", estreou na quinta-feira e marca o início da programação intensa de atividades, lembrando também o aniversário do cantor, neste domingo, 8 de janeiro e festejando os 40 anos do documentário de mesmo nome, que relata a turnê feita em abril de 1972. Entre os objetos à mostra estão o troféu Golden Globe, joias, roupas e acessórios de cena usados em concertos, pouco vistas em fotos ou vídeos.

No dia 1 de fevereiro, aniversário de Lisa Marie Presley, será inaugurada a exposição "Elvis... Through his daughter’s eyes". A mostra vai destacar a relação entre Elvis e sua única filha, com fotos, documentos de família e objetos pessoais — triciclo, roupas, toca-discos, berço, bracelete de ouro dado a ela por Elvis — além de vídeos caseiros mostrando cenas em família e da infância com o pai na casa onde ela cresceu.

Além de detalhar aspectos da vida pessoal do ídolo, a importância de Elvis como um pioneiro da música será lembrada na exposição "Icon: the influence of Elvis Presley", que será inaugurada no dia 1de março, com objetos emprestados do museu Rock and Roll Hall of Fame, de Cleveland, e de coleções particulares de muitos nomes da música. A guitarra Yamaha Red Rocker de Sammy Hagar e o traje usado na turnê do Van Halen de 2004; o terno dourado de "MacPhisto" usado por Bono na turnê "Zooropa"; um dos saxofones favoritos do ex-presidente Bill Clinton, cedido pela Clinton Presidencial Library and Museum; roupas de James Brown, Elton John, Wanda Jackson, Bruce Springsteen, Billy Joel, Ringo Starr e outros. Numa extensão online e interativa, os fãs vão enviar fotos que representem de que forma foram influenciados pelo Rei do Rock.

— Receberemos centenas de milhares de visitantes de todo o mundo em Memphis durante o ano para celebrar a vida e a carreira de Elvis. Estas novas exposições darão aos visitantes uma visão nova e única sobre Elvis — disse Scott Williams, vice-presidente de Marketing da Elvis Presley Enterprises, Inc.

As homenagens a Elvis se estendem em escala global e o Brasil não fica de fora. A turnê "Elvis Presley in concert", que reúne ex-companheiros de palco do rei com uma projeção de vídeo de Elvis, tem início em 5 março de 2012 na Europa, passando por 16 cidades, com shows em Londres, Paris, Dublin, Zurique e Frankfurt. No segundo semestre a turnê chega ao Brasil com apresentações previstas em São Paulo, no Ginásio Ibirapuera (no dia 9 de outubro); no Rio, no Maracanãzinho (11/10) e em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson (13/10). Há datas ainda a serem confirmadas para Porto Alegre e negociações para a apresentação acontecer em Belo Horizonte. A venda de ingressos começa em 24 de abril.

O show reúne ex-companheiros de palco do astro com uma projeção de última geração do Rei como pano de fundo, conta o empresário Rafael Reisman, da 2share, que promove os eventos de Elvis no Brasil em 2012:

— É uma experiência emocionante, porque enquanto se vê Elvis no telão apresentando a banda, eles estarão no palco tocando ao vivo.

A exposição "The Elvis Experience" no Brasil vai acontecer de 11 de setembro a 11 de outubro num shopping da capital paulista. O local ainda está sendo negociado, diz Rafael. Com curadoria dos arquivistas de Graceland, a mostra terá mais de 500 objetos raros, documentos e fotos — muitos dos quais nunca deixaram as dependências da mansão no Tennessee. Quem for a São Paulo vai encontrar entre os itens em exibição o carro vermelho usado em cenas do filme "Feitiço havaiano" (1961), um telefone dourado de disco que era usado por Elvis e que ficava em seu quarto no andar de cima de Graceland e o traje branco usado pelo ídolo no número de encerramento do especial feito para a TV em 1968 conhecido como "O especial de 68". Outro traje famoso usado por Elvis e que vem ao Brasil é o American Eagle Jump Suit, que o astro usou num show em 1963, cuja transmissão via satélite foi considerada uma inovação para a época.

— Nossa proposta foi fazer uma mostra com caráter interativo em local acessível e democrático. As peças não serão expostas atrás dos vidros de um museu. Vamos contar a história da vida do Elvis com fotos e objetos de uso pessoal importantes. Usaremos recursos que vão possibilitar a interação do espectador, que no final poderá pesquisar informações sobre sua biografia — detalha Rafael, acrescentando que será montada um loja como a de Memphis, com tudo o que se pode comprar sobre o ídolo, de filmes e discos raros a suvenires.
Além disso, o cruzeiro anual de Elvis chega a sua quinta edição este ano, partindo no próximo dia 12 de Jacksonville (Flórida), rumo a Nassau, nas Bahamas, a bordo do navio Carnival Fascination, com programação especial por conta das datas comemorativas do ano.

Graceland: Cada mostra ficará aberta por um ano. Graceland fica em Memphis, Tennessee, e está aberta o ano todo com várias opções de tours. elvis.com/graceland

Nenhum comentário: