Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dom Jaime é o novo Arcebispo Metropolitano de Natal

Sara Vasconcelos - repórter

Em sua primeira missa, enquanto Arcebispo Metropolitano de Natal, celebrada neste momento na Catedral, Dom Jaime Vieira Rocha evidenciou os sentimentos de gratidão e esperança e reafirmou a vontade de manter a marca no campo social. Por ser "filho da Igreja de Natal", o novo arcebispo assegurou se dedicar com amor maior e sem medida a Missão à frente da Igreja católica no Rio Grande do Norte. Consolidando uma tradição de bispos potiguares no comando da arquidiocese do Estado, Dom Jaime é o sexto a ocupar a função, em sucessão a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos. A missa começou por volta das 10h20, após a solenidade de posse de Dom Jaime Vieira.


Em seu discurso, o religioso relembrou que há 16 anos celebrava, também na Catedral Metropolitana de Natal, a missa de despedida da Diocese de Natal para assumir a Diocese de Caicó, onde permaneceu de 1996 a 2005. Desde então, era bispo de Campina Grande, na Paraíba. Dom Jaime citou a bula, escrita pelo então papa João Paulo II, à época de sua Ordenação episcopal, em 1996, que o chamava de 'filho dileto".

 "Hoje aceito novamente o chamado da Santa Igreja para retornar, desta vez como bispo. Grato a Deus e contando com a intercessão do beato João Paulo II, reativo na mente as mesmas disposição e missão para atender ao chamado de Deus, que diz: 'apascentai o meu rebanho'. É com essa linguagem simples e persuasiva, confiando em Deus, que espero ver os sinais, ouvir a voz e distinguir os desígnios do Senhor", disse.  

Em agradecimentos a religiosos e bispos durante a caminhada de 37 anos de sacerdócio, Dom Jaime mencionou seus predecessores Dom Matias Patrício e Dom Heitor de Araújo Sales como seus conselheiros, nesta nova etapa. "Guardo o testemunho dos padres mais antigos e renovo a minha fidelidade e obediência a Igreja".

Para os cerca de 150 sacerdotes e 21 bispos que participam da celebração, o novo líder dirigiu uma mensagem de comunhão, ressaltando a necessidade de atuação conjunta e da ida dos padres até os fiéis. "Carregai os fardos uns dos outros, assim cumprirei a lei de Cristo", lembrou o religioso, em referência ao apelo de São Paulo.  E citando santo Inácio de Antioquia lembrou que o trabalho pastoral de padres com o seu bispo deve ser como o das "cordas afinadas, cujo toque sai belo e uníssono".

 E condenou como falta grave "o autoritarismo e falta de acolhimento ao rebanho", que possa ocorrer por parte de algum sacerdote. "Os padres devem ser tidos como testemunhas e homens de Deus diante do seu povo. Não compreendo o presbítero longe do seu presbitério. Este é um ministério de serviço", completou com voz pausada e firme.

O dia para a posse, o primeiro domingo do tempo da Quaresma, celebrado hoje, é para este potiguar não um acaso, mas uma data a ser interpretada como "o início de um compromisso de conversão e renovação eclesial", explicou, citando ainda o Documento de Aparecida, que motiva a conversão pastoral.

O arcebispo lembrou ainda que esta mudança de vida exige uma "atuação na sociedade civil organizada", por meio de ações que melhorem a qualidade de vida dos demais e seja testemunho do evangelho. "Diante de uma sociedade de consumo, não podemos deixar de favorecer as pastorais sociais. Este ano, a Campanha da Fraternidade trabalhará a saúde pública. É essa a atuação dinâmica do povo de Deus", conclui.

Fieis e autoridades comparecem a posse

Milhares de fieis, vindos de diversas cidades do Estado e da Paraíba, lotaram a Catedral Metropolitana de Natal para receber o novo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Os ritos iniciaram com o hasteamento da bandeira e execução do hino nacional, para em seguida o representante da prefeita Micarla de Sousa, o vereador Edivan Martins entregar as chaves da cidade ao novo líder católico. A governadora Rosalba Ciarline destacou que "seguindo o exemplo de Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo, a atuação de Dom Jaime à frente da Igreja no Rio Grande do norte será de renovação e fortalecimento".

O ministro Garibaldi Alves também prestigiou o evento. "São pastores conclamados a fazer a Igreja crescer no caminho da fé", disse. A prefeita Micarla de Souza, que chegou após o início da acolhida, ressaltou a importância para a formação do povo católico a renovação, como também a continuidade do trabalho realizado por Dom Matias.

A posse do sexto arcebispo metropolitano de Natal teve início por voltas 9h30, com a leitura da "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal), pelo chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante.  A passagem do báculo (espécie de cajado) das mãos de Dom Matias Patrício de Macedo, à frente da Arquidiocese desde 2004, para o então arcebispo Dom Jaime Vieira concretizou a entrega do governo arquidiocesano. O rito foi seguido da saudação de todos os religiosos, que beijaram a mão do novo dirigente, em demonstração de obediência e respeito.

A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento 16, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico - enquanto a posse não ocorria.

O sexto arcebispo


Dom Jaime Vieira Rocha é natural de Tangará (RN). Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP), Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), IBRADES, no Rio de Janeiro, e Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Em fevereiro de 1975, ordenou-se Padre, em Natal, sendo nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, 20 anos depois. Um ano depois, o pelo então Papa João Paulo II presidiu a ordenação episcopal, em janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma. Foi Bispo de Caicó (RN), de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011. Dom Jaime Vieira atuou ainda na Paróquia de São João Batista, em Pendências, foi Reitor do Seminário de São Pedro, em Natal, e vigário episcopal para as pastorais sociais, além de coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo - ECC.

Nenhum comentário: