Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2012

  • Integrantes da Unidos da Tijuca comemoram na quadra da escola
    Integrantes da Unidos da Tijuca comemoram na quadra da escola
A escola de samba Unidos da Tijuca é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2012. O resultado saiu após as leituras das notas, na tarde desta quarta-feira (22), na Praça da Apoteose. Apesar de a disputa ter seguido apertada, a Unidos da Tijuca se manteve à frente o tempo todo, brigando com Salgueiro (2º colocada) e Vila Isabel (3º).

PLACAR FINAL DA APURAÇÃO

Este é o terceiro campeonato da Unidos da Tijuca no Grupo Especial carioca. Seu primeiro título veio em 1936, e depois passou por um longo jejum até faturar o bicampeonato, em 2010. No ano passado, ficou em 2º com a homenagem a Zé do Caixão em "Esta Noite Levarei Sua Alma".
Neste ano, Luiz Gonzaga e a cultura nordestina foram o tema da agremiação tijucana, que entrou na avenida às 3h da madrugada da última terça-feira (21), com 3,5 mil componentes, 34 alas e sete alegorias características do carnavalesco Paulo Barros.
Curiosamente, depois do desfile, Barros admitiu que não estava completamente satisfeito com o enredo. Disse preferir temas mais "autorais". Para ele, o desfile foi "a contento".
"Tenho preferência por enredos autorais, mas a partir do momento que foi decidido, tenho que abraçar a causa. Quando tenho algo próprio, as ideias vêm com mais rapidez", disse Barros. Ele pretende tirar férias antes de voltar ao trabalho. 
"Foi o desfile mais técnico da Tijuca nos últimos anos", disse Fernando Horta, presidente da escola vencedora. "O [carnavalesco] Paulo Barros fez a diferença. A Tijuca fez um desfile difícil e altamente técnico."
Antes da leitura das notas na Praça da Apoteose, a única punição foi aplicada à Beija-Flor, de um décimo, por não apresentar a comissão de frente no setor 3.

Unidos da Tijuca desfila na Sapucaí




Foto 26 de 62 - Rainha de bateria, Gracyanne Barbosa desfila enredo sobre Luiz Gonzaga na apresentação da escola Unidos da Tijuca (21/2/2012) Mais Marco Antonio Teixeira/UOL
Foram analisados dez quesitos, na seguinte ordem: mestres sala e porta bandeira, fantasias, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. A ordem foi escolhida em um sorteio realizado pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) com a presença de representantes das treze escolas.
Neste ano, 40 jurados participaram da votação – dez a menos do que em 2011.
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: