Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Bento XVI fala sobre a Eucaristia no prefácio do livro do Cardeal Paul Josef Cordes

“A eucaristia é o amor em toda a sua imensidão”, escreve Bento XVI prefaciando o livro do cardeal Paul Josef Cordes, ex-presidente do Pontifício Conselho Cor Unum. A obra intitula-se “A Ajuda não Cai do Céu. Caritas e Espiritualidade”.


“Partilhar o pão, um gesto muito simples e cotidiano”, escreve o papa, ressaltando, porém, que, com Jesus, esse ato transforma-se em algo a mais, e, na Última Ceia, assume um novo significado. O Pontífice explica: “naquele momento, Jesus não distribui somente o pão, mas a si mesmo. Ele se doa”. 

A Eucaristia é um gesto que “caracteriza a Igreja e a mantém unida”, que “representa o compartilhar e a união”. Em virtude do pão partido e compartido, “a comunidade se transforma em uma só: todos comem do mesmo pão”. Bento XVI escreve ainda que, em Cristo, esse gesto alcança “uma profundidade jamais imaginada”, Ele se transforma “em pão para a vida do mundo”.

O Santo Padre avança no Prefácio: “a Eucaristia é mais que um simples ato de culto”, pois é uma “imagem da hospitalidade de Deus”, na qual o Filho encarnado “doa-se como pão da vida”. Disto parte o convite ao “compartilhar o pão” na vida cotidiana, “na disponibilidade de dividir o que se possui, a doar e assim unir”.
E o papa reforça que a “Eucaristia deve acontecer em todos os níveis”: “deve ser serviço e dom na vida cotidiana, deve ser caritas não somente como agir pragmático, mas com raízes profundas da comunhão com Deus, do seu amor compartido por nós”.

Bento XVI encerra o prefácio agradecendo o cardeal Paul Josef Cordes por ter acolhido o impulso dado por ele mesmo com a Encíclica Deus Caritas Est e desejando que a obra seja recebida “com a escuta atenta que penetra nos corações e conduz a agir com amor”.

Nenhum comentário: