Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Convênio garante construção de 2.800 cisternas em municípios do RN


Cinquenta e cinco municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados com a assinatura do convênio firmado na manhã desta quinta-feira (12) entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas, com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - Seapac.

A solenidade, que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, aconteceu no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. O convênio vai permitir a construção de 2.800 cisternas.

"É um convênio muito importante, principalmente para esse momento em que vivemos. Mais uma vez nosso estado, que tem 80% de sua área semiárida, está vivendo uma seca", disse a Governadora, lembrando que havia esperança de esse ser um ano bom de chuva, de acordo com as previsões divulgadas no início do ano. "Foi preciso decretar estado de emergência em 139 municípios que já se encontram em situação crítica", observou.

O Seapac, presidida pelo bispo dom Heitor de Araújo Sales, foi a vencedora da licitação realizada pela Sethas para a execução do Programa Nacional de Cisternas. Serão destinados ao programa no estado, recursos de R$ 4,774 milhões, com a contrapartida do Governo do Estado, por meio da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

"A assinatura desse convênio significa a continuidade de um projeto que foi abraçado pela Governadora. É algo muito importante que garante para a região do Seridó a construção de cisternas, que é uma providencia para a convivência com a seca", disse Dom Heitor.

Rosalba explicou que com a assinatura do convênio as obras das cisternas serão iniciadas imediatamente. "Inclusive com a preparação de cerca de três mil trabalhadores que serão treinados, o que significa mais uma oportunidade de emprego para a população", reforçou a Governadora.

O programa de cisternas integra um dos eixos do programa RN Mais Justo e prevê a construção de mais de 14 mil cisternas em áreas urbana ou rural. Serão contemplados 55 municípios, parte deles enfrenta a estiagem prolongada.

Serão contemplados com as cisternas os municípios de Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Angicos, Antônio Martins, Baraúna, Bento Fernandes, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo do Oeste, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Itaú, Janduís, Japi, José da Penha, João Dias, Luiz Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Olho D´Água dos Borges, Paraná, Patu, Poço Branco, Portalegre, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Miguel, São Rafael, Senador Eloy de Souza, Serra do Mel, Taipu, Touros, Tabuleiro Grande, Umarizal e Venha Ver.

A solenidade contou com a presença do Bispo de Caicó, Dom Manuel Delson; do prefeito de Caicó, Bibi Costa; dos secretários de Estado da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro e da Semarh, Gilberto Jales e o secretário extraordinário de Relações Institucionais, Esdras Alves de Queiroz; prefeitos de vários municípios da região do Seridó, lideranças comunitárias e religiosas.


Por Assecom-RN

Nenhum comentário: