POSTAGEM ROTATIVA

6/recent/ticker-posts

PAULO JÚNIOR BANNER


 

Projeto Palco Giratório SESC estreia em abril no Rio Grande do Norte


Um homem que tenta fugir da opressão tecnológica, do caos instaurado na sociedade moderna. Esse é o mote do espetáculo “A Escapada”, encenado pela Cia. Teatral Mário Nascimento (MG) e apresentado pelo projeto Palco Giratório SESC. O lançamento nacional do Palco Giratório 2012 aconteceu no último sábado (31/03), em Fortaleza (CE).


No Rio Grande do Norte, a primeira etapa estreia dia 9/04, no Teatro Dix-Huit Rosado, às 20h, em Mossoró. De lá, o espetáculo segue para Caicó (11/04, às 19h30), no SESC Seridó e, por fim, se apresenta duas vezes em Natal: dia 12/04, no Centro de Convenções, e dia 13/04, no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte), ambas às 20h. A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de um quilo de alimento não perecível para o Programa assistencial Mesa Brasil SESC.


Ao completar 15 anos de existência em 2012, o Projeto – uma iniciativa do SESC Nacional que circula todo o Brasil – se reafirma como um dos maiores difusores das artes cênicas no País e até mesmo da América Latina. Dentro da programação potiguar, a segunda e a terceira etapas do projeto mambembe acontecem em agosto, e a terceira e última em novembro.


“Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual, democratizar a cultura nacional, promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso País.”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib.


 Mas o Palco Giratório vai além das apresentações, oferecendo também oficinas de expressão corporal, tanto para disseminar as artes cênicas quanto para promover o intercâmbio entre os profissionais da área. Por aqui, teremos oficinas gratuitas de “Dança Contemporânea”, de “Danças Populares Brasileiras”, de “Dança Contemporânea e Improvisação Avançada”, de “Arte Integrada” e de “Dança da Alma”, todas ministradas pelos integrantes do espetáculo.


Democratização das artes cênicas
O Palco Giratório não leva esse nome à toa. Só este ano, ele percorrerá 122 cidades com 23 espetáculos, totalizando 701 apresentações até o final do ano. 


Participam do projeto 16 grupos de 11 estados, que estarão nos palcos e espaços culturais com os mais diversos estilos: comédia, drama, musical, teatro gestual, épico de animação e de máscaras, danças de rua e contemporânea. Quem quiser visualizar toda a programação, é só acessar o site www.sesc.com.br/palcogiratorio.


Inspirado no “Mambembão” (projeto realizado pela Funarte de 1978 a 1980), o Palco Giratório é uma das ações de difusão das artes cênicas mais importantes no cenário cultural do país, tendo como objetivo difundir e descentralizar as artes cênicas, proporcionando o acesso às produções teatrais de qualidade. A primeira edição, em 1998, percorreu sete estados.


De lá para cá, giraram pelos palcos do projeto companhias de teatro como: Companhia do Latão (SP), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), Lia Rodrigues Companhia de Dança (RJ), Mamulengo Só-Riso (PE) e Imbuaça (SE). Hoje, o Palco Giratório está presente em todos os estados do país.


Sobre “A Escapada”
Ganhadora do prêmio de melhor coreografia pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e depois de turnês pela Europa, a obra “A Escapada” – encenada pela Cia. Mário Nascimento (MG) - tem seu universo revisitado especialmente para o Palco Giratório. Os artistas Mário Nascimento e Fábio Cárdia partem de algumas idéias cênicas e musicais do espetáculo original, ampliando as fronteiras e aprofundando a pesquisa. Desta vez, a montagem conta com todo o elenco da Cia. MN, ou seja, serão oito bailarinos em cena.


O espetáculo consiste na fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado.    É o fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga.


Utilizando as possibilidades técnicas de um elenco que trabalha junto há três anos, a Cia. encena dança, música e teatro, além de momentos de pura improvisação.  O elenco utiliza as possibilidades instrumentistas para a criação das músicas ao vivo: percussão, violão, dan ty ba e vozes.


Sobre a Cia. Mario Nascimento
Em seus treze anos de existência, a Cia. tem sua pesquisa de linguagem sustentada pelas conexões entre música e dança. Um trabalho permeado pelo universo da dança contemporânea, dança de rua, teatro físico, artes marciais, poesia e voz como recurso cênico sonoro.


Informações:
O quê? 1ª etapa do Palco Giratório, com o espetáculo “A Escapada”


Quando e onde?
Mossoró: 09/04, às 20h, no Teatro Dix-Huit Rosado
Caicó: 11/04, às 19h30, na Concha Acústica do SESC Seridó
Natal: 12/04, às 20h, no Centro de Convenções, e 13/04, às 20h, no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte)


Entrada? 1 kg de alimento não perecível (opcional)

Postar um comentário

0 Comentários