Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DECOM recebe inscrições para minicurso em análise de campanhas históricas



            O Departamento de Comunicação Social da UFRN informa ao público acadêmico e a comunidade em geral a realização de minicurso em Análise de Campanhas Históricas, a ser ministrado pelo professor Dr. Alberto Pena (Universidade de Vigo – Espanha), entre os dias 4 e 5 de junho, com o título “Campanhas de Comunicação que Mudaram o Rumo da História”. As inscrições estarão abertas de 28 a 31 de maio no site www.decom.ufrn.br, com a expedição de certificado para os participantes.

Sob cordenação da Professora Doutora Maria Érica de Oliveira Lima, do Departamento de Comunicação (Decom) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), o curso acontecerá de 14h às 18h, no auditório D do CCHLA, o antigo Consecão. O professor Alberto Pena ministrará o curso em português.

Diante do tema proposto, 
o micurso oferece alguns estudos de caso em seu conteúdo programático: I – Portugal muda o rumo político de Espanha (Estudo da campanha de comunicação do Estado Novo a favor da vitória de Franco); II – Timor Oriental converte-se numa nação livre (Estudo da campanha de comunicação internacional a favor da independência de timor Leste); III – Barack Obama faz história (Estudo da campanha de propaganda política de Obama para ganhar as eleições presidenciais nos EUA em 2008).

            Tendo em vista que a comunicação é sempre um instrumento poderoso e decisivo, o estudo dos casos mencionados revela que as estratégias usadas por atores políticos, sociais ou econômicos influenciam diretamente nos acontecimentos que determinam as etapas cruciais da história de alguns países, sociedades e instituições. De fato, assim aconteceu no último século e, de forma cada vez mais irrestrita, continua a acontecer na sociedades contemporâneas.
               
Professor Dr. Alberto Pena
                Alberto Pena Rodríguez é licenciado e Doutor Europeu em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid (1997) e Professor Titular de Comunicação na Universidade de Vigo desde 1999. Foi presidente da Associação Internacional de Historiadores da Comunicação (2007-10), diretor da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação (2000-03; 06-09) e presidente dos Prémios Galiza de Comunicación. Tem publicados vários livros e dezenas de artigos em revistas científicas espanholas e estrangeiras. 

Também foi professor convidado em várias universidades espanholas e estrangeiras.  E foi profissional da comunicação em inúmeros meios; entre outros, trabalhou como delegado de TVE (Televisión Española) en Ourense e delegado de El Correo Gallego em Madrid. Recebeu prémios de investigação e de jornalismo, o último dos quais o Prémio Nacional de Jornalismo Francisco Fernández del Riego 2010. Atualmente, é o diretor do Seminário Ibérico de Investigação em Comunicação.

Obs: O Professor Alberto Pena terá as manhãs de segunda-feira e terça-feira disponíveis para entrevistas.

Informações Gerais
Título: “CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA”
Ministrante: Professor Doutor Alberto Pena (Universidade de Vigo – Espanha)
Idioma: português
Data: 4 a 5 de junho de 2012
Local: Auditório D do CCHLA (antigo Consecão)
Horário: das 14 às 18h
Inscrição: de 28 a 31 de maio no site www.decom.ufrn.br (certificado aos participantes)
Coordenação: Profa. Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (DECOM/PPgEM) (mariaerica@cchla.ufrn.br)
Bolsistas: Andressa Vieira e Ítalo Souza
Apoio: Coordenação de Comunicação e Chefia de Comunicação (DECOM)
Agradecimento: Alberto S. da Hora (DECOM) Marcelo (LabCom)
Patrocínio: Rede Brasileira de Folkcomunicação (www.redefolkcom.org)

Ementa: “O rumo da História é imprevisível, mas há sempre actores políticos, sociais ou económicos que tentam influir no desenvolvimento dos acontecimentos para determinar o futuro. As campanhas de comunicação jogam um papel fundamental nos processos de cambio e, especialmente, nas etapas cruciais da história de alguns países, sociedades ou instituições. 

O estudo das estratégias de comunicação em determinados contextos políticos é essencial para compreender a razão de ser das mudanças históricas e o porquê das transformações públicas. Portanto, a comunicação é um instrumento poderoso que pode mudar o rumo da História. De facto, assim aconteceu no último século e continua a acontencer na sociedade contemporánea”.

Conteúdo programático:

CASO 1: PORTUGAL MUDA O RUMO POLÍTICO DE ESPANHA. A ALIANÇA ESTRATÉGICA DE DOIS DITADORES.

ESTUDO DA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO NOVO A FAVOR DA VICTORIA DE FRANCO.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.
CASO 2: TIMOR ORIENTAL CONVERTE-SE NUMA NAÇÃO LIVRE.

ESTUDO DA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL A FAVOR DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR LESTE.

UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.
CASO 3: BARACK OBAMA FAZ HISTÓRIA.

ESTUDO DA CAMPANHA DE PROPAGANDA DE OBAMA PARA GANHAR AS ELEIÇÕES EM 2008.
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.

Contatos
Profª. Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (DECOM/PPgEM)
Email: mariaerica@cchla.ufrn.br
Bolsista Andressa Vieira – Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo
Tel: (84) 88991211
Email: andressacvieira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário