Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO REÚNE MILHARES DE PESSOAS EM CAICÓ

O repórter fotográfico do Jornal Correio do Seridó, Eliezer Dantas deu cobertura ao evento, desde as primeiras horas da manhã


O Dia do Desafio acontece hoje (30), no SESC Seridó, na Ilha de Sant’Ana e por toda a cidade de Caicó, com objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas entre crianças, jovens e adultos. 


Serão 12 horas de exercícios recreativos, aulões de ginástica, passeio ciclístico, caminhada, escalada, rapel, atividades circenses e muitas outras, todas gratuitas e para todas as idades. 

O Rio Grande do Norte participa pela primeira vez do evento, que será realizado simultaneamente no mundo inteiro. Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Dia do Desafio quer incentivar o cuidado com a saúde por meio da prática de exercícios, e promover uma competição saudável entre as cidades participantes. O nosso concorrente será Limon Centro, da Costa Rica. Ganha a cidade que mobilizar o maior número de pessoas.  

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, um dos objetivos do trabalho do SESC é promover o bem estar das pessoas e estimulá-las a cuidar da própria saúde. As atividades oferecidas às crianças, adultos e idosos pretendem educar ou reeducar mentes e organismos no sentido de uma vida mais saudável, sendo o Dia do Desafio uma ótima oportunidade para repensar hábitos e cuidar da saúde. 

"Ao se incorporar à edição 2012 do Dia do Desafio, o SESC RN reafirma e consolida a sua missão institucional, sempre na busca da melhoria da qualidade de vida da população”, frisa o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto. Entre os benefícios de se praticar uma atividade física está o controle e prevenção de doenças, a capacidade de lidar com o estresse, e com a ansiedade, e a melhoria da autoestima. 

Programação

Preparada pelo SESC Seridó, a programação não demanda, em geral, inscrição prévia. Para as modalidades Hidrodance, passeio ciclístico e corrida de rua, é preciso inscrição, que pode ser feita das 7h às 11h e das 13h às 17h na sede da instituição, até o hoje (29). 






A inscrição é gratuita, sendo pedida apenas a doação de um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil do SESC, cuja atuação combate a fome e o desperdício de alimentos. 

A primeira atividade do dia, no SESC Seridó, será ginástica laboral, às 6h40. Das 7h30 às 11h e das 13h às 17h haverá o torneio dos Jogos da Amizade, com festival de natação, futebol mirim, queimada e festival de mini-atletismo destinado aos alunos da escola do projeto social SESC Cidadão, com participação especial dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na Ilha de Santana haverá uma caminhada ecológica, às 5h30, e às 6h30 alongamento. Das 7h às 11h, e das 14h às 16h, teremos as seguintes atividades no palco: aerojump, alongamento, aerodance, aeroball, axé, aeroluta, e o desafio Volta ao Mundo, que é uma caminhada de revezamento. 



Às 17h a programação inclui aula de dança, seguida pelo passeio ciclístico e corrida de rua com início às 18h. Para finalizar as atividades do Dia do Desafio na Ilha de Santana, das 18h30 às 19h30 teremos aula de hidrodance.

O Circo Grock estará presente no Dia do Desafio, com atividades circenses das 7h às 11h, e das 13h às 17h. Às 20h a campanha é finalizada com um espetáculo circense do grupo. 

Breve história

Em 2012, o Dia do Desafio acontece pela 17º vez em várias cidades do Brasil. Em 2011, o evento foi realizado em 22 países, e em mais de quatro mil cidades, com participação de cerca de 65 milhões de pessoas. A iniciativa surgiu no Canadá, e é difundida mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. 

Como funciona

No Dia do Desafio, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior quantidade de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Por isso, depois de cálculos prévios, foi escolhida a cidade costa riquenha para competir com Caicó. 

Mas a competição é apenas um estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. A premiação é apenas simbólica. Ganha quem conseguir o maior número de participantes para praticar as atividades desenvolvidas durante todo o dia. O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Nenhum comentário: