Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mozarildo diz ser preciso criar mais cursos de medicina no interior do Brasil


Da Redação
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou, nesta segunda-feira (18), a importância da criação de novos cursos de medicina, principalmente nas regiões que apresentam maior carência de médicos. Ele discordou do artigo publicado, nesta semana, na revista Istoé que diz que a quantidade de médicos não é um problema no Brasil, mas sim a concentração dos profissionais em poucos estados.
O senador citou pesquisa publicada na própria revista que aponta Roraima com maior percentual de médicos do que outros estados da região Norte. E afirmou que o resultado é fruto de uma maior formação de médicos no local.
Vários estados da região Norte estão abaixo de Roraima. Por quê? É porque lá o atrativo para exercer a Medicina é maior? Não, é porque lá se está formando médicos desde 1980, portanto, com três décadas de funcionamento, nós temos uma diferença fundamental. É preciso, sim, criar cursos de Medicina. Se não houvesse o curso de Medicina em Roraima não teríamos hoje a proporção que temos - destacou.
Mozarildo Cavalcanti pediu aos professores de medicina dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que eles colaborem para o Brasil do interior, por exemplo, tirando alguns dias por mês para dar aula em faculdades no interior do Norte e do Nordeste. O senador explicou que, quando o curso de medicina foi em criado na Universidade Federal de Roraima, foi necessário buscar professores em Cuba porque os professores do Brasil não queriam se deslocar para a região.
O senador disse que a carreira médica deveria ser transformada em uma carreira de Estado, assim como é, a de juiz. Ele explicou que um juiz começa a carreira como substituto e vai para um lugar onde haja carência de juízes. Depois, tem possibilidade de escolher, dentro de um leque de opções, para onde ir trabalhar.
Mozarildo Cavalcanti lembrou também que é preciso combater a má gestão e a corrupção na área da saúde e fornecer melhores condições de trabalho para os médicos.
Agência Senado

Nenhum comentário: