Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

PAA é um dos destaques durante discussões da Rio + 20

O fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da biodiversidade estão entre os temas centrais da Arena Socioambiental – espaço de debates da sociedade civil na Rio+20. As duas ações vêm sendo defendidas como alternativas ao combate à insegurança alimentar e nutricional no mundo. A informação é do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, que acompanha as discussões.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela companhia desde 2003, ganhou destaque no debate Segurança e Soberania Alimentar, realizado nesta segunda-feira (18) no Aterro do Flamengo. O Programa garante renda aos produtores rurais ao comprar deles os alimentos cultivados a preços justos e doá-los a instituições assistenciais.

Segundo Silvio Porto, ao conhecerem melhor as ações da Conab, representantes dos países da América Central manifestaram interesse em estabelecer acordos de cooperação técnica com o Brasil, para aplicar as experiências do PAA em seus territórios. “As políticas públicas do governo federal relativas à agricultura estão tendo uma repercussão muito positiva durante a Rio + 20, frente às delegações internacionais”, avalia. Além do PAA, a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e a PGPM-BIO, voltada para produtos da biodiversidade, também têm despertado o interesse dos países estrangeiros. (Antônio Marcos da Costa / Conab)

Nenhum comentário: