terça-feira, 27 de novembro de 2012

SESC RN traz para Caicó o Show-concerto “Clássicos do Baião”


O SESC RN vai proporcionar para os caicoenses e seridoenses, um espetáculo cultural e musical de alto nível, com a apresentação do show-concerto “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”. 

O evento será realizado na Ilha de Sant’Ana, no dia 6 de dezembro. 


No local, o SESC vai montar um mega palco em forma de concha. 


A apresentação deste ano é resultado do grande encontro dos artistas potiguares Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Widger Valle e Zé Hilton, acompanhados da Orquestra Sinfônica da UFRN, que mostram toda sua versatilidade interpretando 16 grandes sucessos de Luiz Gonzaga, entre eles os consagrados “Danado de Bom”, “Luar do Sertão” e “Asa Branca”.


O talento dos artistas locais é destaque na fala do diretor regional do Sesc, Laumir Barrêto. 


“O projeto demonstra que podemos produzir grandes espetáculos, de qualidade superior, exclusivamente com artistas potiguares”, ressalta Barrêto. 


A “presença” de Gonzagão no palco é um dos destaques do espetáculo, que mescla trechos gravados do homenageado, e em certos momentos “conversa” com o cantor e multi-instrumentista Caio Padilha, produzindo a forte sensação da presença do músico pernambucano no palco.  “Este momento é incrível, parece que Luiz Gonzaga está aqui, conversando conosco”, destacou a aposentada Fátima Américo, ao assistir o show apresentado no último dia 11, na abertura da Festa do Boi.

O show-concerto já foi visto por mais de 10 mil pessoas em apresentações em Natal e Mossoró. 


Até janeiro de 2013, o espetáculo será levado novamente aos públicos destas cidades, além de Caicó, Pirangi do Norte (Parnamirim) e São Paulo (SP).


Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas

O Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional de valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. 

Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.


A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia.


Sobre Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento (Nasceu em Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.

Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.  


Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Jiló” (1949) e “Baião de Dois” (1950).

Nenhum comentário: