Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Morre o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima


  • 5 - Sergio Lima/Folhapress
    Ronaldo Cunha Lima, 76, lutava havia um ano contra um câncer de pulmão
    Ronaldo Cunha Lima, 76, lutava havia um ano contra um câncer de pulmão
Morreu na manhã deste sábado (7), em João Pessoa, o ex-governador da Paraíba e ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima, 76. O político lutava havia um ano contra um câncer de pulmão. Nos últimos meses, Ronaldo recebia cuidados médicos em seu apartamento, onde foi montada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); na sexta-feira (6), ele foi induzido ao coma.
Ronaldo era casado e tinha quatro filhos, entre eles o senador e ex-governador do Estado Cássio Cunha Lima. Sua história na política da Paraíba começou como vereador, na cidade de Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. Em Campina, Ronaldo se tornou campeão de votos nas eleições seguintes. Foi deputado estadual por dois mandatos, prefeito de Campina Grande, governador da Paraíba e senador da Paraíba.
Lançou o filho Cássio Cunha Lima (PSDB) na política. Assim como o pai, Cássio foi prefeito de Campina Grande e governador da Paraíba. Teve o mandato cassado em 2009, acusado de abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação para tirar vantagem no pleito eleitoral de 2006. Nas eleições de 2010, Cássio se candidatou ao Senado e foi eleito com mais de 1 milhão de votos. Porém, não assumiu de imediato, barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Um dos episódios mais polêmicos da vida pública de Ronaldo Cunha Lima ocorreu em 1993, quando ele atirou contra o adversário político Tarcísio Burity, no restaurante Gulliver, em João Pessoa. O julgamento do caso se arrastou durante anos e, em 2007, Ronaldo renunciou ao cargo de deputado federal para evitar que fosse julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a renúncia, o processo foi enviado à Justiça comum, pois Ronaldo havia perdido o foro privilegiado. 
A morte de Ronaldo foi confirmada pelo filho, o senador Cássio Cunha Lima. Em seu perfil no Twitter, Cássio postou: “Os poetas não morrem! O poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou”, disse referindo-se ao fato de seu pai ser conhecido também por seus livros publicados. Em seguida, fez mais uma postagem: “Louvamos a Deus pela bela existência do poeta Ronaldo e agradecemos a todos por toda solidariedade”.
O corpo será velado no Palácio da Redenção, na capital paraibana, e sepultado em Campina Grande. As prefeituras de João Pessoa e Campina Grande decretaram luto oficial por três dias. Do UOL, em João Pessoa

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Casas do “Nova Caicó” são entregues aos beneficiários


As 200 casas construídas com recursos da Caixa Econômica Federal, em parceria com a prefeitura de Caicó foram entregues nesta quinta-feira (05). A informação foi confirmada em primeira mão pelo prefeito Bibi Costa (PR),  durante entrevista nesta tarde à Rádio Caicó AM. As casas estão construídas no Conjunto Habitacional Nova Caicó, e a entregue vinha se arrastando por quase seis anos.

Bibi disse que a entrega só foi possível, depois que todos os tramites burocráticos, principalmente o registro do Conjunto Habitacional e de todos os imóveis foram vencidos pelo Município. “O nosso desejo era entregar essas casas o quanto antes, mas não podíamos entregar e deixar algum impedimento. Estou feliz, apesar da demora, por entregar essas casas”, disse o prefeito.
Ao tomarem conhecimento pela rádio, os moradores foram comparecendo ao salão nobre da Prefeitura de Caicó, e em pouco tempo a recepção já estava lotado de dezenas deles. 



Na medida em que foram assinando os termos de posse, cada beneficiário receberá a chave de sua residência, e partir desta quinta já pode fazer uso dela. 


Com relação aos 50 casas financiadas pelo Banco Paulista, o prefeito Bibi Costa disse que a entrega não será nesta quinta-feira, já que ainda existem pendências junto a empresa, que vem sendo resolvida pelo Município. "Eu acredito que em breve resolveremos essa questao das demais residências", disse.



Fotos: Eliezer Dantas

João Maia acompanha ministro Garibaldi na inauguração do INSS de Patu nesta sexta-feira


O deputado federal João Maia (PR) já está no Seridó. Seu primeiro compromisso nesta sexta-feira (06) será acompanhar o ministro da previdência, Garibaldi Filho (PMDB) na inauguração da nova agência do INSS de Patu. Garibaldi fez questão de convidar João Maia pessoalmente em Brasília, para acompanha-lo na inauguração. 

A agência vai beneficiar também vários municípios da região. João Maia deverá permanecer o final de semana na região do Seridó, cumprindo compromissos políticos e reunidos com aliados. Por Marcos Dantas 

Representante de Guamaré vence concurso Miss RN 2012


Alberto LeandroEntre as 25 concorrentes, a Miss Guamaré foi eleita a miss Rio Grande do Norte.Entre as 25 concorrentes, a Miss Guamaré foi eleita a miss Rio Grande do Norte.
A mulher mais bonita do Rio Grande do Norte é Kelly Fonseca, uma morena de 1,80m, estudante de jornalismo. Ela tem 23 anos e representou a cidade de Guamaré no Miss RN. Eleita entre 25 concorrentes, Kelly tinha uma das maiores torcidas do concurso. Outra concorrente forte era a Miss Natal Lariza Lima, que ganhou a votação no site da Tribuna do Norte. A plateia que lotou o Vila Hall na noite da última quinta-feira se dividia entre os aplausos e gritos de incentivo para as duas concorrentes.

O suspense se manteve até o último minuto, quando Kelly e Lariza restaram como finalistas do Miss RN 2012. Com o anúncio da vitoriosa, vieram as lágrimas e o discurso emocionado de agradecimento. Como a Miss RN 2011 está viajando, foi a atual Miss Brasil, Priscila Machado, quem passou a faixa e a coroa para Kelly. A Miss Natal, preferida dos internautas que acessaram o site da Tribuna do Norte, ficou com o segundo lugar.

Muito feliz com a vitória, a nova Miss RN falou sobre a preparação que enfrentou para o concurso e a expectativa para o Miss Brasil deste ano: "Eu aprendi a nunca desistir. Participei do concurso em 2009 e fiquei em segundo lugar. Perdi para Larissa Costa, que foi uma excelente miss. Depois participei do Miss Terra Brasil e fui estudar em Minas Gerais, na cidade de Divinópolis, numa escola preparatória de misses. Eu sabia que a minha hora ia chegar. Estou tão feliz que nem consigo descrever".

A escola à qual Kelly se refere é famosa no Brasil todo e conhecida como "Universidade das Misses". Ela passou um ano e meio por lá e o resultado foi a coroa e a faixa conquistadas.

Para o Miss Brasil, a expectativa é grande: "Vou dar o melhor de mim para trazer o título para o nosso estado. O caminho não acabou aqui com essa vitória, ele começou agora. Vou me esforçar muito para trazer outro título para Rio Grande do Norte", prometeu.

Para o organizador do concurso, George Azevedo, o Miss RN é só o começo: "Agora vem a preparação para o Miss Brasil. Tivemos a felicidade de ter uma Miss incrível como Larissa Costa e queremos repetir o feito. É hora de lapidar a Kelly, fazer aulas de oratória, passarela, estimular a desenvoltura dela, tem todo aquele cuidado coma estética também... É trabalhar direto para que a gente tenha chance no Miss Brasil. Mas acho que estaremos, sim, muito bem representados", comemora George.

A miss Brasil, Priscila Machado, também incentivou a nossa miss e aproveitou para elogiar a beleza das potiguares: "Hoje eu passo a faixa de Miss RN, mas quem sabe não estarei em breve passando a faixa de Miss Brasil para a Kelly? Ela é muito bonita e tem muito potencial. Aliás, o Rio Grande do Norte, além das belezas naturais, tem a beleza das mulheres. Não só aqui no palco, mas andando na rua, vi muitas mulheres bonitas" elogiou Priscila, que carrega o título de mais bela mulher brasileira. Fonte TN 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Comissão de Educação aprova criação de Bolsa-Artista


Marcos Magalhães

A formação e o aprimoramento de artistas amadores e profissionais poderão contar com recursos da Bolsa-Artista. Essa medida de incentivo, estabelecida em projeto de lei do Senado (PLS 404/2011) de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foi aprovada nesta terça-feira (3) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Segundo a proposta, a Bolsa-Artista será concedida prioritariamente a artistas em processo de formação em suas respectivas áreas de atuação e será regida por princípios como valorização da diversidade de estilos, gêneros e linguagens artísticas, ênfase no pluralismo de ideias e preservação da diversidade cultural brasileira.
Para obter a concessão da bolsa, o artista deverá possuir idade mínima de 14 anos. Se menor de 18 anos, deverá estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada. O projeto, que recebeu parecer favorável da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi aprovado com a abstenção da senadora Ana Rita (PT-ES).
Como a proposição recebeu decisão terminativa na CE, poderá seguir para exame da Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado, se não houver recurso com esse objetivo.
Prouni
A comissão também aprovou em decisão terminativa o PLS 250/09, de autoria da então senadora Marisa Serrano, que inclui os alunos provenientes de cooperativas educacionais sem fins lucrativos entre os que podem ser beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
De acordo com emenda acolhida pelo relator, senador Pedro Simon (PMDB-RS), as bolsas do Prouni serão destinadas a estudantes que tenham cursado o ensino médio completo nas seguintes instituições educacionais: escola da rede pública, escola conveniada com o Poder Público; escola privada, na condição de bolsista integral; escola filantrópica; ou cooperativa educacional sem fins lucrativos.
Espetáculos
Outro item aprovado em decisão terminativa pela comissão foi o PLS 18/06, de autoria de Pedro Simon, que se destina a complementar e atualizar o Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere à presença de crianças em espetáculos públicos. O texto aprovado foi um substitutivo do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
Segundo o substitutivo, apresentado durante a reunião pelo senador Paulo Paim (PT-RS), será permitido o acesso de crianças às diversões ou espetáculos cuja indicação classificativa seja superior à sua respectiva faixa etária, desde que estejam acompanhadas dos pais, dos responsáveis ou de “terceiros autorizados”.
O texto estabelece ainda que cabe aos pais ou responsáveis autorizar o acesso de adolescentes às diversões, espetáculos públicos, locação de obras audiovisuais destinadas a cinema e vídeos, cuja classificação indicativa seja superior à respectiva faixa etária.
Na opinião do relator, o substitutivo aprovado “reforça significativamente o papel da família como ente responsável pela orientação de crianças e adolescentes”.
Bolsa Atleta
Por iniciativa do relator, Paulo Paim, foi retirado de pauta o PLS 332/09, que institui a Bolsa-Atleta. Ele pediu mais tempo para debater o tema com representantes do Poder Executivo.

Por Agência Senado 

Conselheiros tutelares terão salário e benefícios trabalhistas


Augusto Castro
Em votação simbólica na tarde desta quarta-feira (4), os senadores aprovaram em Plenário osubstitutivo da Câmara ao PLS 278/2009, que trata dos conselhos tutelares, garantindo remuneração e direitos trabalhistas básicos aos conselheiros de todos os municípios brasileiros e do Distrito Federal.
A matéria original, da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), recebeu parecer favorável do relator Gim Argello (PTB-DF) e apoio de quase a totalidade dos senadores. A matéria segue para sanção presidencial. A votação foi acompanhada por vários representantes da categoria, presentes nas galerias do Plenário.
Como os demais trabalhadores, os membros dos conselhos tutelares terão direito a salário, férias anuais remuneradas com adicional de um terço, gratificação natalina (13º salário), licenças maternidade e paternidade e cobertura previdenciária. A lei orçamentária municipal ou distrital deverá prever os recursos para o pagamento da remuneração e para a formação continuada dos conselheiros.
Os conselhos tutelares são os órgãos responsáveis por zelar pelo respeito aos direitos dos menores de idade, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Atualmente, segundo o ECA, cada cidade precisa ter ao menos um conselho tutelar com cinco membros, escolhidos pela sociedade para mandatos de três anos. O ECA diz que cada prefeitura tem liberdade para decidir se seus conselheiros terão ou não salário.
Mudanças
Após ajustes feitos pelo relator Gim Argello, o projeto aprovado amplia o mandato dos conselheiros para quatro anos, com direito a recondução (mediante novo processo de escolha), além de vincular o conselho à administração pública local.
Gim Argello introduziu outras duas mudanças. Em primeiro lugar, admitiu a instalação de mais de um conselho tutelar no Distrito Federal e nos municípios divididos em microrregiões ou regiões administrativas. Depois, eliminou a garantia de prisão especial para o conselheiro tutelar que tiver cometido crime comum — medida classificada pelo relator de discriminatória e inconstitucional.
Ainda de acordo com o substitutivo aprovado, a escolha dos membros do conselho tutelar ocorrerá - em todo o território nacional - sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial. A posse dos eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano posterior ao processo de escolha.
Para Lúcia Vânia, a regulamentação da atuação do conselho tutelar e dos conselheiros será fundamental para a proteção de crianças e adolescentes.
Despesa para municípios
A importância das alterações promovidas pela proposta no ECA (Lei 8.069/1990) foi elogiada pela ampla maioria dos senadores. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), porém, disse que, ao tornar obrigatórios a remuneração e os direitos trabalhistas desses profissionais, o Congresso estaria aumentando de maneira indevida as despesas dos municípios brasileiros. Para ele, regulamentar os conselhos tutelares seria competência dos próprios municípios e não do Parlamento.
Mesmo com a observação de Aloysio Nunes, a matéria recebeu apoio quase unânime dos senadores, entre eles Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Braga (PMDB-AM), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Walter Pinheiro (PT-BA), Paulo Paim (PT-RS) e Jayme Campos (DEM-MT). Além de Benedito de Lira (PP-AL), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ana Amélia (PP-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Todos elogiaram a iniciativa da autora Lúcia Vânia, a qualidade do relatório de Gim Argello e a capacidade de negociação de ambos com o Poder Executivo.
Alvaro Dias destacou que o projeto valoriza “profissionais dedicados” ao regulamentar o reconhecimento jurídico dos conselheiros tutelares.
– Não podemos deixar de amparar os conselheiros tutelares. Os prefeitos vão entender a valorização dessa nobre tarefa – argumentou Alvaro.
O líder do governo, Eduardo Braga, ressaltou a dedicação dos conselheiros na proteção de crianças e adolescentes de todo o país e disse que o projeto assegura direitos adquiridos e amplia a proteção à categoria.
Rollemberg reafirmou que os conselheiros fazem jus a melhores condições de trabalho e remuneração justa e adequada “para função tão importante”.
Na justificação da matéria original, Lúcia Vânia afirma que o aumento do mandato dos conselheiros é necessário para que esses profissionais tenham mais tempo para implementar as políticas em prol dos menores. Já a remuneração e os direitos trabalhistas, argumenta a senadora, darão mais estabilidade à categoria, ampliando e facilitando o acesso de crianças e adolescentes a seus direitos constitucionais.
Agência Senado

Aprovado voto aberto em processos de perda de mandato


Da Redação

O Plenário do Senado, em duas sessões de votação consecutivas, aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 86/2007, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que extingue o voto secreto na votação de perda de mandato parlamentar.
Por acordo de lideranças, ela teve garantida precedência entre as três que tratam do mesmo assunto.
Em primeiro turno, a matéria foi aprovada por 56 votos a favor e um contra. Em segundo turno, teve 55 a favor e um contra. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Por Agência Senado 

“O melhor candidato para Jardim era Rogério Couro Fino, nas palavras de Alberto Araújo”, diz vice-presidente do PMDB


A postura adotada pelo presidente do PMDB de Jardim de Piranhas, Alberto Araújo ao ter desrespeitado a determinação do diretório estadual do seu partido, parece não ter surpreendido apenas o presidente estadual, deputado federal Henrique Alves, mas muitos dos próprios filiados da legenda, e integrantes do diretório municipal.
Em entrevista à Rádio Caicó AM, nesta tarde de quarta-feira (04), o vice-presidente do PMDB, Antônio Dutra se mostrou surpreso com a decisão de Alberto, em apoiar a candidatura de Elídio Queiroz (PSD), quando a tendência dele, e de todo o PMDB era seguir a orientação do diretório estadual, e se coligar com o PR de Rogério Couro Fino.
Na entrevista, Antônio Dutra disse a última vez em que esteve pessoalmente com Alberto foi na noite da quarta-feira, que antecedeu a convenção de Elidio. “Ele esteve na minha casa e não falou em outra decisão. Até aquela data o bom candidato para Jardim era Rogério Couro Fino, nas palavras de Alberto Araújo. De todo o diretório do PMDB a tendência era Rogério. Eu não sei por qual motivo, só Alberto sabe explicar, que na sexta-feira ele mudou de idéia e foi para a outra coligação”, questionou Dutra.
Como aconteceram as articulações dentro do PMDB? Houve conversa com Rogério ou com Elidio sobre apoios políticos?
Antônio Dutra – De minha parte não teve conversa com ninguém. Só Alberto sempre vinha na minha casa, e a tendência pelas conversas era se coligar com Rogério Couro Fino. Até a quarta-feira antes da convenção a noite ele esteve na minha casa e não falou em outra decisão. Até aquela data o bom candidato para Jardim era Rogério Couro Fino, nas palavras de Alberto Araújo.
Quer dizer que até a véspera da convenção de Elídio, a tendência do PMDB e de Alberto era se coligar com Rogério?
De todo o diretório a tendência era Rogério. Eu não sei por qual motivo, só Alberto sabe explicar, que na sexta-feira ele mudou de idéia e foi para a outra coligação.
Você ficou surpreso com a decisão dele?
Muito surpreso, foi tanto que eu nem participei da convenção do PMDB. Ele me ligou, eu estava dormindo e não retornei a ligação, porque ele já tinha tomado uma posição antes da gente fazer a nossa convenção.
Então essa mudança de decisão do PMDB não foi combinada com vocês?
Não se trata da mudança do PMDB, é da pessoa de Alberto juntamente com sua família, já que uma grande parte dela integra o diretório do PMDB. Não foi uma decisão unanime do partido.
Em algum momento nas reuniões do PMDB se cogitou apoiar a candidatura de Elidio Queiroz?
A mim nunca foi conversado essa possibilidade, sempre era Rogério, até porque de lá Alberto já tinha saído do grupo de Elidio no início das conversações, no ano passado, devido a problemas que eu não sei explicar.
Quando você tomou conhecimento de que Alberto iria apoiar Elidio?
Só quando eu vi as fotos nos blogs que ele subiu no palanque da convenção.
Então até a data da convenção você não tinha conhecimento?
Não, porque eu estava aguardando uma resposta dele, ele passou aqui em casa na quarta-feira à noite, estava conversando com os membros do diretório e a gente iria se reunir para tomar uma posição. E não foi o que aconteceu.
Mas até a quarta-feira que você se refere a tendência permanecia ser uma aliança com Rogério Couro Fino?
Positivo. Pelas conversas, ele nunca mudou a posição dele. Ele sempre dizia que seria Rogério.
Ele chegou a conversar com o presidente do PMDB do RN, deputado federal Henrique Alves?
Segundo ele, via telefone. Henrique mandou ele conversar com o diretório e ficou de dar a resposta a Henrique, mas eu acho que essa resposta não foi dada, já que ele tomou uma posição antes da convenção do PMDB. Na conversa dele com Henrique, o deputado expôs a posição do PMDB se coligar com o PR, ele se reunisse com o diretório e comunicasse a decisão.
Você acha que houve uma falta de compromisso de Alberto com o presidente estadual do PMDB?
Eu acredito que sim, porque a determinação era se coligar com o PR. Depois da convenção e da decisão dele não tivemos mais nenhum contato. O clima dentro do PMDB ficou muito chato, porque a gente tinha uma esperança e foi outra.
Mas o PMDB de Jardim de Piranhas está dividido?
Com certeza. Quem não faz parte da família de Alberto Araújo continua no apoio a Rogério Couro Fino. Na minha opinião, o melhor para o partido era ter se coligado com o PR, seguindo a orientação do deputado federal Henrique Alves.

Por Assessoria de imprensa 


Senac abre processo seletivo para contratação de professores na área de beleza e informática em Caicó

O Senac abriu processo seletivo para contratação de professores de imagem pessoal (cabeleireiro, depilador, manicure e pedicure) e Informática. 


Os profissionais selecionados atuarão na unidade Caicó. Os interessados podem ser inscrever exclusivamente via Internet, até as 23h59min do dia 07 de julho de 2012, observando o horário oficial local. 


Devem ser enviados currículos pelo endereço eletrônico talentos@rn.senac.br, com a indicação do cargo pretendido no título do e-mail, endereçado à "Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - SENAC AR/RN". 


 A seleção pretende avaliar as competências dos candidatos, considerando procedimentos que podem variar entre análise curricular, prova de conhecimento técnico e prático, dinâmicas de grupo e entrevistas. 


O edital com o detalhamento das informações está disponível no site www.rn.senac.br/trabalheconosco. Presente há 65 anos no Rio Grande do Norte, o Senac conta, atualmente, com dez unidades no estado, localizadas nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. A entidade forma uma média de 30 mil pessoas ao ano e, atualmente, conta com um portfólio de 350 cursos em áreas como idiomas, informática, beleza, gastronomia, turismo e hospitalidade, saúde, gestão e negócios. 


CONHEÇA AS VAGAS: 


Cargo: Professor 
Perfil: Possuir formação específica na área de atuação. Ter conhecimento de didática. Ter habilidade em mediação de conhecimento e comportamentos. Ter comunicação clara e objetiva. Ter bom relacionamento interpessoal e experiência em atividade de docência. Jurisdição: Caicó 


Áreas de atuação: Ambiente e Saúde (cabeleireiro, depilador, manicure/pedicure), Informática. 


Remuneração: por hora aula dependendo da titulação. 


Nível Médio – R$ 14,36 


Graduado (na área de atuação) – R$ 17,47 


Especialização Lato Senso (na área de atuação) – R$ 21,26 


Mestrado (na área de atuação) – R$ 25,86 


Doutorado (na área de atuação) – R$ 31,46


Quantidade de Vagas: De acordo com a necessidade. 


Luana Batista | Assessora de Comunicação do Senac RN 






Conselho Municipal de Saúde tem novo Presidente em Caicó

O Engenheiro Agrônomo, José Procópio de Lucena (SEAPAC da Diocese de Caicó) é o novo Presidente do Conselho Municipal de Saúde. A posse ocorreu na tarde desta quarta-feira, no antigo prédio da Prefeitura Municipal de Caicó. 


Procópio disse em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó) que vai dar continuidade ao processo que já está em curso. 

"Eu sou o vice-presidente e o nosso presidente Reginaldo, por razões pessoais, familiares, religiosas e profissionais, está saindo de Caicó e estamos assumindo como colegiado", afirmou Procópio, antes de ser empossado presidente do Conselho Municipal de Saúde. 


Segundo ele, o Conselho Municipal de Saúde age de uma forma coletiva. "Ele tem uma causa que é o controle social da política pública e precisa está dialogando com todas as forças que participam deste colegiado. É um processo de diálogo de convergência e em alguns momentos de divergências”, comentou Procópio. 

Ele também ressaltou que a razão maior é a preocupação central com a qualidade da saúde pública, como dever do Estado e direito do cidadão. O Conselho de Saúde também está preocupado e focado com os usuários da política pública. De acordo com Procópio, é preciso sempre dialogar e conversar com a sociedade civil organizada e com a gestão pública, no sentido de dar operacionalidade e dinamicidade ao processo dos direitos da política pública e ao mesmo tempo, está preocupado com a posição do Conselho em relação a sua autonomia.

“O Conselho vai dialogar, vai conversar com todos os segmentos, mas tem que ter autonomia para poder fazer o seu trabalho de controle social, propor, acompanhar, fiscalizar e se preciso denunciar, cobrar que a política seja implementada de conformidade com o que determina o SUS e ao mesmo tempo está dialogando com o Ministério Público”, enfatizou Procópio.

Ele relata que é um dos grandes desastres da saúde no Brasil, foi colocar ela como complementar pelo serviço privado.

“A corrupção exagerada do dinheiro público está transformando a saúde em mercadoria. A saúde é um direito do ser humano e ela precisa ser um dever do Estado. Nós entendemos que um dos grandes gargalhos da saúde no Brasil, primeiro é essa questão da terceirização e da privatização da saúde pública. A segunda discussão é a má gestão do dinheiro público (falta de profissionalização no uso do dinheiro público) e a terceira questão séria da saúde do Brasil é transformar a saúde numa visão hospitalar, numa visão curativa. A saúde tem que ser preventiva e de promoção da vida. Ela tem que se relacionar com a educação, com a dimensão social, ambiental e cultural. A gente tem que fazer a saúde desvincular dessa lógica medicinal, curativa, medicamental e hospitalar. Isso é que tem travado a saúde no Brasil”, revelou Procópio, acrescentando que o Brasil deve ter uma política permanente de educação para a saúde.

Por Paulo Júnior 
A máquina da notícia 
Jornal Correio do Seridó 




Leleu Fontes: “Dadá castrou minha candidatura a prefeito”


DEU NO JORNAL DE HOJE:


O presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Leleu Fontes, que postulava disputar a prefeitura local, disse foi traído por Dadá Costa e que Deus o livre da companhia do ex-deputado enquanto estiver militando na política do Rio Grande do Norte e em particular no município de Caicó. 

“Cometi um erro político em não ter conversado com o prefeito Bibi Costa e com o deputado Vivaldo Costa e ter acreditado na palavra de Dadá Costa que era o principal incentivador da minha candidatura a prefeito de Caicó e sem nenhuma explicação afastou-se de mim e passou a defender a candidatura de Hugo Marinho”, ressalta o vereador do PSB, acrescentando que “Bibi castrou minha candidatura”.

Segundo Leleu Fontes, existia a intenção de criar uma  frente de partidos formada por PSB, PDT, PPS, PT, PV e PC do B, objetivando escolher um nome com potencial eleitoral para disputar a Prefeitura Municipal de Caicó, mas esse projeto também não foi viabilizado porque surgiu uma candidatura alternativa representada pela fisioterapeuta Franciela Lopes, do PPS, tendo o advogado Josias Miguel como seu vice  e os líderes partidários decidiram apoiá-la. 

“Os partidos de Caicó identificados com a esquerda passaram a apoiar Franciela Lopes e eu que havia colocado meu nome à disposição do partido e da frente em formação decidi disputar a reeleição e apoiar Hugo Marinho, candidato apresentado pelo prefeito Bibi Costa e pelo deputado Vivaldo Costa, a exemplo do PT e do PC do B”, ressalta o presidente da Câmara Municipal de Caicó.

AGRADECIMENTOS

Mesmo diante da inviabilização do seu nome para disputar a Prefeitura de Caicó o vereador Leleu Fontes diz reconhecer a apoio da presidenta do seu partido, ex-governadora Wilma de Faria e do vice-governador Robinson Faria, que segundo ele, foram corretos durante todo o processo de negociação, cuja candidatura, segundo ele, não terminou acontecendo devido a traição do ex-deputado Dadá Costa. “Sou grato a Wilma de Faria e  a Robinson Faria, que apoiaram minha postulação, demonstrando correção a mim e aos meus correligionários”, finalizou Leleu Fontes.

CANDIDATURA

Ao analisar a candidatura de oposição ao prefeito Bibi Costa representada pelo peemedebista Roberto Germano, o vereador Leleu Fontes disse não acreditar no empenho nem numa participação efetiva do deputado Nelter Queiroz e do ex-deputado Álvaro Dias, ambos do PMDB. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Leleu Fontes, existia um compromisso no sentido de que Nelter e Álvaro indicassem o companheiro de chapa Roberto Germano que não foi cumprido, daí a insatisfação. “O candidato a vice de Roberto Germano será Oriel Segundo, nome imposto pelo deputado João Maia”, disse ele, lembrando que durante a convenção do PMDB para homologação do nome de Roberto Germano (prefeito) e Oriel Segundo (vice), o deputado Nelter Queiroz fez um discurso e disse que havia melhores nomes para companheiro de chapa de Roberto Germano. 

“Nelter Queiroz e Álvaro Dias queriam Noel Torres, filho do ex-líder político de Caicó, Manoel Torres”, disse Leleu.

Manual Prático das Eleições tem lançamento nesta quinta- feira, 5 de julho



O juiz Jarbas Bezerra e a advogada e servidora da justiça eleitoral Lígia Limeira lançam nesta quinta-feira (5), às 19 horas, na livraria Saraiva (antiga Siciliano), no Midway Mall, a 5ª edição do “Manual Prático das Eleições”.  O livro traz comentários à Lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, sob a ótica das resoluções editadas nos últimos dois anos pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Revisada e atualizada, a nova edição do “Manual Prático das Eleições” segue fiel ao propósito de desmistificar a linguagem jurídica, imprimindo compreensão e objetividade às regras contidas na Lei das Eleições e nas resoluções emanadas do Tribunal Superior Eleitoral.

A cada pleito, o “Manual Prático das Eleições” vem sendo uma indispensável ferramenta de trabalho e de consulta para candidatos, assessores e estudantes.  Nesta 5ª edição, a obra é prefaciada pelo Juiz Federal e Vice-Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Marco Bruno Miranda Clementino.

Sobre os Autores

JARBAS BEZERRA
Juiz Titular da 11ª Vara Criminal e Juiz-Assessor da vice-presidência do TJ/RN, já foi Promotor de Justiça, Juiz Eleitoral, Membro da Corte Eleitoral do TRE/RN e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (2007/2008).

LÍGIA LIMEIRA
Atual diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Bacharel em Direito e Bacharel em Ciências Contábeis.

SERVIÇO
Lançamento do livro Manual Prático das Eleições
Livraria Saraiva do Midway Mall
Dia 05 de julho de 2012
A partir das 19h

Partidos e coligações têm até esta quinta-feira (5) para pedir registro de candidatos

Os partidos políticos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (5) para apresentar no cartório eleitoral competente os pedidos de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral. 


 A partir desta quinta-feira os nomes de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverão constar das pesquisas eleitorais, realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
Também a partir desta quinta os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), para atender demandas relativas às eleições.

Confira outras datas importantes do calendário eleitoral das Eleições 2012:

JULHO - QUINTA-FEIRA, 5.7.2012
1. Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 5°).

2. Data a partir da qual, até a proclamação dos eleitos, as intimações das decisões serão publicadas em cartório, certificando-se no edital e nos autos o horário, salvo nas representações previstas nos arts. 30-A, 41-A, 73 e nos § 2º e § 3º do art. 81 da Lei 9.504/1997, cujas decisões continuarão a ser publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).

JULHO - SEXTA-FEIRA, 6.7.2012
1. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 36, caput).
2. Data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 3º).
3. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º).
4. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga (Lei nº 9.504/1997, art. 57-A e art. 57-C, caput).
5. Data a partir da qual, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas (Código Eleitoral, art. 256, § 1º).
EM/LF

terça-feira, 3 de julho de 2012

Joãozinho e Banda 7 e Gatinha Manhosa em Caicó



Em Caicó, neste sábado, dia 07 de julho, uma super festa está marcada para o Brisas Balneário. Joãozinho e Banda 7 e ainda a Banda Gatinha Manhosa são as atrações e a festa promete reunir um grande público. Joãozinho, Ex-Circuito Musical vai interpretar os grandes sucessos da música internacional e nacional. Uma festa imperdível.  


SAIBA MAIS SOBRE A BANDA 7: 
BANDA SE7E é mais uma realização de EDSON LIMA (Gatinha Manhosa) que ao fazer 40 anos de idade resolveu fazer uma festa com a cara e roupagem dos anos 80.
Convidou seu ídolo e amigo o cantor JOÃOZINHO (João Dantas) Ex – vocalista da banda Circuito Musical de Caicó – RN para vir diretamente de Brasília cantar 17 músicas internacionais que marcou essa década.

O show foi um sucesso, então resolveram juntos a partir daquele momento dar início a uma banda baile que trouxesse de volta todos esses inesquecíveis momentos.

O nome BANDA SE7E surgiu de EDSON LIMA momentos antes da apresentação.

Ao ver que eram 7 músicos no palco e que alem de ser seu número de sorte era também a data do seu aniversário e não pensou duas vezes.

Hoje a BANDA SE7E é formada por músicos profissionais que realmente conhecem e sabem que a responsabilidade que têm nas mãos é de agradar a todas as idades.

Com JOÃOZINHO a frente dos vocais a BANDA SE7E traz em seu repertório uma seleção de músicas que fazem você voltar no tempo e viver também momentos atuais de todos os ritmos seja ele POP...ROCK... REAVY METAL... FLASH BACKS NACIONAIS E INTERNACIONAIS... FORRÓ ATUAL E TRADICIONAL... REGGAE e outros.

BANDA SE7E: Vale a pena levar esse show para a sua cidade!

Escola Municipal Hermann Gmeiner homenageia Centenário de Luiz Gonzaga


A Escola Municipal Hermann Gmeiner homenageou Luiz Gonzaga em seu Arraiá. 

O São João foi realizado no dia 29 de junho, com uma grande homenagem ao saudoso Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Segundo a direção da Escola, no arraiá da Escola Municipal Hermann Gmeiner, homenageou Luiz Gonzaga, por ser ícone da música nordestina, o forró, por ter belas canções que falavam da nossa cultura pelos quatros cantos do País.

Histórico da Escola Municipal Hermann Gmeiner

A Escola Municipal Hermann Gmeiner, pertencia as Aldeias Infantis SOS, até o ano de 2002, que por determinação da diretiva adminstrativa nacional encerrou as atividades da escola, resolvendo ceder o prédio onde funcionava a escola da Aldeia para a rede municipal de ensino, sendo incorporada a Rede Municipal de Ensino através da Lei nº. 3.695, instituída pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal de Caicó, sendo autorizada para funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação através da portaria nº. 922/2006 do dia 23 de junho de 2006, com publicação  no Diário Oficial do Estado nº. 11.258 do dia 27 de junho de 2006.  


A partir da incorporação da escola a rede municpal de ensino o Prefeito Municipal de Caicó  da época em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores de Caicó, mantiveram a mesma denominação da escola anterior com o propósito de homenagear os grandes feitos realizados por Hermann Gmeiner, junto às crianças órfãs após a Segunda Guerra Mundial. 


 A filosofia de vida de Hermann Gmeiner pode ser resumida da seguinte forma: O BEM CRIA NOVAMENTE O BEM. A escola na atualidade conta com 423 alunos   matriculados no IV e V Nível da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem uma equipe de professores e funcionários competentes. Na atualidade têm como  Diretora Silvaneide Souza da Fonsêca, graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e como Vice – Diretora Judih Lopes de Brito Aladim, graduada em Letras com especialização em Psicopedagogia, sendo ambas eleitas por eleição democratica para exercerem o mantato até o ano de 2014 com direito a reeleição.  


   




Fotos: Eliezer Dantas 
Jornal Correio do Seridó

CANDIDATAS AO CONCURSO DE MISS RIO GRANDE DO NORTE 2012, SÃO APRESENTADAS A IMPRENSA NESTA SEGUNDA-FEIRA NA ARTEILUZ



























A 57ª edição do mais tradicional concurso de beleza do Rio Grande do Norte irá eleger no próximo dia 05 de julho, no Vila Hall, em Natal, a representante potiguar para o Miss Brasil 2012. Com a coordenação de George Azevedo e da Band Natal, o concurso contará com a participação de 25 candidatas representantes de várias cidades. 


A programação teve início neste domingo, 01 de julho, quando as misses foram recepcionadas no Hotel Vila do Mar, em Natal, onde elas ficarão hospedadas durante o evento. Na segunda-feira, 02, as belas mulheres foram apresentadas à imprensa durante coquetel na loja Arteiluz. 


Na noite da grande final, quinta-feira, 05, as misses irão desfilar a moda da Estrela Viva, Guilhermina, Romance Brazil e Via Uno, e terão make e hair assinados pela equipe de Sinval de Souza. 


Na abertura, coreografia de Wanie Rose, do Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão, e efeitos de iluminação de Castelo Casado. Quer assistir o evento? Ingressos à venda na Romance Brazil/Midway Mall e na loja Couro Fino/Alecrim. Conheçam as candidatas à Miss Rio Grande do Norte 2012.
Serviço:
Miss Rio Grande do Norte 2012
Dia:05 de julho de 2012.
Hora:20hs.
Local: Vila Hall-Hotel Vila do Mar
Crédito das Fotos: Humberto Lopes
Mais informações:
Max Almeida | 84.9111.0908 | maxalbrn@gmail.com |@pontomaximo