terça-feira, 30 de abril de 2013

Fátima se reúne com prefeitos, vereadores, PT e aliados do Seridó


Parelhas foi sede do primeiro encontro regional da deputada federal Fátima Bezerra (PT) com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais representações políticas do PT e partidos aliados. A reunião da região do Seridó foi realizada no sábado (27), na Câmara Municipal de Parelhas.

Na ocasião, a assessoria da deputada Fátima apresentou um balanço da atuação ao longo desses mais de dez anos na Câmara Federal. O Seridó obteve mais de R$ 30 milhões, apenas em recursos oriundos de emendas individuais alocados pela deputada. Dentre as ações realizadas pelo mandato no Seridó, destaca-se: IFRN de Currais Novos, Caicó e agora Parelhas. Só para a educação, foram mais de R$ 11 milhões em emendas.

"Prestar contas do nosso mandato popular, ouvir reivindicações e reafirmar o compromisso do mandato em trabalhar pelo Seridó foi o objetivo do encontro”, disse Fátima para o prefeito de Parelhas, Francisco; Ouro Branco, Dra. Fátima; Serra Negra do Norte, Urbano Faria; Santana do Seridó, Dril; São Vicente, Joci; Cruzeta, Nena; Carnaúba, Sérgio; o vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo; além dos vereadores Odon Jr (Currais Novos), e Eraldo (Serra Negra), ambos PT, e demais representantes dos diretórios municipais do PT no Seridó, além de vereadores, gestores e apoiadores.

O encontro teve a participação de 15 cidades - Parelhas, Serra Negra, Ouro Branco, Currais Novos, Acari, Santana do Seridó, Cruzeta, Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Equador, Cerro Corá São Vicente e São José do Seridó. O 2º será no Alto Oeste.


Na comunidade Pitombeira, Fátima inaugura quadra de esporte

Distante 30 km de Serra Negra do Norte, a comunidade Pitombeira recebeu com festa a deputada federal Fátima Bezerra (PT), na noite do sábado (27), para o ato simbólico de inauguração da quadra de esporte, fruto de emenda parlamentar da deputada.

Fátima, o prefeito de Serra Negra, Urbano Faria (PT), os vereadores Eraldo e Like, ambos PT, o ex-prefeito Rogério e secretários municipais participaram da solenidade. “A luta incansável da deputada tem resultado em muitas realizações para Serra Negra”, reconheceu Urbano.

Durante o ato Fátima participou da entrega da premiação do campeonato de futebol organizado pela comunidade.

Fátima visita barragem de Serra Negra e reafirma luta pela adutora
Na manhã de domingo (28) a deputada federal Fátima Bezerra visitou a Barragem Dinamarca, em Serra Negra que após as chuvas dos últimos dias voltou a sangrar, trazendo alívio para a população que sofre com a seca. Na rádio comunitária Princesa da Serra, Fátima reafirmou o empenho pela obra de construção da adutora de Serra Negra.

“Quero reafirmar, de público, que o nosso mandato está empenhado para que a obra da adutora seja realizada. Na audiência que tivemos com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, saímos seguros que a obra será realizada, pois, mais uma vez, o ministro demostrou-se preocupado com a estiagem no Nordeste, em especial no Rio Grande do Norte e disse que irá analisar o projeto e apontar alternativas para assegurar os recursos”, declarou Fátima na rádio.

Fátima participa de debate sobre a ‘Universidade Federal do Seridó’

A última atividade da deputada neste final de semana no Seridó foi participar do debate na Rádio Rural AM 830 sobre a criação da Universidade Federal do Seridó.

Ao lado do Padre Ivanoff Pereira, monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, Cláudio Sandêgi e do presidente da Associação dos Ex-Alunos do CDS, médico Oberdan Damásio, Fátima debateu a criação da Universidade Federal do Seridó, Plano Nacional de Educação com aplicação de 10% do PIB para educação, vinculação dos royalties para educação, a valorização do magistério, a expansão do ensino superior no Seridó com o curso de Medicina/UFRN e o fortalecimento do CERES com oferta de novos cursos.

“Fechamos a agenda com chave de ouro participando de um debate qualificado sobre a educação. Esse é o momento de debater sobre o sonho do Seridó em ter a sua universidade, e de destacar também a expansão da UFRN, com a criação do curso de Medicina (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) e os estudos para ampliação de quase mil vagas, a serem distribuídas em diversas áreas do conhecimento”, ressaltou Fátima.

As proposições em estudo de cursos para expansão da UFRN no Campus de Caicó – CERES: Medicina, Pedagogia, Ciências da Computação, Tecnologias da Informação, Arqueologia, Licenciatura em Música, Museologia, Comunicação Social - Ênfase em Webcomunicação2. No Campus de Currais Novos – CERES: Medicina, Serviço Social, Tecnólogo em Gastronomia, Ciências e Tecnologia, Engenharia Civil , Engenharia Elétrica, Engenharia de Minas, Educação Física, Comunicação Social - Ênfase em Webcomunicação. Total: 935 vagas em análise somando os dois CERES.

Deputada ressaltou ainda que em seis anos o Seridó ganhou três unidades do IFRN - Caicó, Currais Novos e Parelhas (que será inaugurada em 2014).
Fátima destacou que “o Brasil precisa sair dos atuais 14%, que é a taxa de acesso ao ensino superior, para 33% dos jovens nos próximos dez anos. É por isso que se faz necessário aprovar o PNE com os 10% do PIB para a educação. E não basta apenas colocar no papel, precisamos garantir o financiamento, por isso é fundamental a vinculação dos royalties do petróleo para a educação”, reafirmou.
Nota: Mandato realiza seminário para secretários municipais de educação
O mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT), em parceria com a UNDIME, FEMURN, FNDE e MEC realizaram um seminário com objetivo de contribuir com os gestores municipais de educação do RN na elaboração de seus Planos de Ações Articuladas – PAR. Seminário foi realizado nesta segunda-feira (29), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, em Natal.

Participaram representantes de mais de cem municípios do RN. O professor Luiz Hudson (SEEB-MEC) orientou os secretários quanto ao Plano de Ações Articuladas – PAR. Seminário contou a equipe de técnicos do FNDE, que vão contribuíram com os secretários na elaboração dos planos.

Por Assessoria de imprensa de Fátima Bezerra 

Nenhum comentário: