Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Deputado Fábio Faria confirma presença na reunião com prefeitos em Natal



Na próxima segunda-feira (25), prefeitos do Rio Grande do Norte se reúnem com a bancada federal para voltarem a discutir a crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros. O movimento chamado "SOS Municípios" realizou o primeiro encontro em outubro e, por proposta do deputado federal Fábio Faria (PSD), foi motivo de Comissão Geral na Câmara dos Deputados, no último dia 12.

"A pauta municipalista ganhou repercussão nacional, mobilizou deputados e até senadores de todo o país, contou com a presença de mais de 500 prefeitos, e vamos continuar defendendo ações que permitam a recuperação financeira dos municípios. Hoje, os prefeitos mal conseguem manter os serviços básicos e têm comprometido o orçamento com folha de pessoal", disse Fábio Faria, segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

A reunião convocada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) está marcada para as 9h, no auditório da Fiern, em Natal.

Saúde amplia projeto “Olhar Brasil” no Seridó


O município de Serra Negra do Norte, na região do Seridó-RN, acaba de ser incluído pelo Ministério da Saúde, na lista dos que são atendidos pelo projeto “Olhar Brasil”, sob execução da Prefeitura de Caicó e tendo como estabelecimento credenciado à prestação dos serviços, o Instituto Pedro Cavalcanti.
 
A portaria que autoriza a inclusão, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, foi publicada na edição de ontem, quinta-feira, 21, do Diário Oficial da União.
 
O projeto “Olhar Brasil” tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais em alunos da rede pública de ensino fundamental; bem como facilitar o aceso da população à consulta ao oculista e à aquisição de óculos.
 
Anteriormente, conforme publicação no Diário Oficial da União no dia 20 deste mês, já haviam sido incluídos no mesmo programa outros nove municípios do Seridó: Caicó, Jucurutu, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Florânia, Acari, Carnaúba dos Dantas, São Fernando e Equador.
 
O deputado Henrique Eduardo Alves considera o “Olhar Brasil” um projeto de grande alcance social por enfrentar uma das principais causas da evasão escolar no pais – problemas visuais que afetam os estudantes.
 
Assessoria de Imprensa
 
Presidência da Câmara dos Deputados
 

Henrique Alves assegura recursos para o Parque tecnológico de Caraúbas


Natal (RN) – O presidente da Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos. Eles discutiram a liberação dos recursos necessários para o início das obras do Parque Tecnológico de Caraúbas, que será implantado pela Ufersa.

O empresário Ademos Ferreira Júnior também participou da reunião e assegurou a doação do terreno de 20 hectares para implantação do parque em uma área que será desmembrada de sua propriedade rural. Estão previstas entre 35 e 40 empresas na fase inicial do projeto. “São empresar de base tecnológica em automação, hardweare  e softweare que poderão gerar dezenas de pequenos empreendimentos e negócios na região”, reforçou o retorno da Ufersa.

O coordenador de empreendedorismo do Centro de Inovação Tecnológica da Ufersa (NIT), Kleber Cavalcante, explicou que serão necessários inicialmente, R$ 5 milhões para construção do primeiro de uma séria de quatro galpões previstos para o Parque Tecnológico. Estão previstas entre 35 e 40 empresas na fase inicial do projeto. “São empresar de base tecnológica em automação, hardwear  e softwear que poderão gerar dezenas de pequenos empreendimentos e negócios na região”, reforçou o retorno da Ufersa.

Os recursos são provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia. Uma incubadora de empresas e um escritório de projetos também fazem parte do Parque Tecnológico de Caraúbas onde a Ufersa já mantém um Campus Universitário voltado, principalmente, para as áreas de engenharia.

Foto: J Batista
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
www.henriqueeduardoalves.com.br
twitter: @HenriqueEAlves

Escolas de Caicó visitam a Emparn

Dando continuidade à nossa programação, um grupo de estudantes de níveis médio e superior da Escola Municipal Maria Bernadete de S. Marques Ginane compareceu hoje à Emparn Caicó. O encontro teve a coordenação da Professora Esmeraldina Maria de Medeiros.



O Gerente da Base, José Augusto Filho fez apresentação das atividades da empresa, como a produção de ave caipira, a piscicultura em gaiolas e em tanques escavados, o manejo dos tourinhos Pardo Suíços e Sindis, o armazenamento e distribuição de sementes básicas, a produção de mudas florestais em viveiro, a estação meteorológica automática, a parceria Emparn X Vazanteiros para produção de forragem e outras culturas no Açude Mundo Novo, a estrutura recreativa do balneário, dentre outras.

O Eng Florestal Dr. Manoel de Sousa Araújo fez palestra na área ambiental e apresentou resultados de pesquisas na área florestal. Dr Newton Auto de Sousa falou a respeito das pesquisas em avicultura caipira que estão em desenvolvimento.

Para os alunos, o objetivo da visita é fixar os conteúdos ensinados em sala de aula na área de desertificação no Semi-Árido, do Curso de Fiscal Ambiental Pronatec UFRN.

Por José Augusto 

Reunião discutiu diretrizes para implantação de cursos superiores da UERN na cidade de Jucurutu


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), no gabinete do Prefeito George Queiroz, uma importante reunião que teve como principal objetivo discutir as condições para a implantação de cursos de níveis superiores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no município de Jucurutu, a partir do ano de 2014.

A reunião contou com a presença do Prefeito George Queiroz, Deputado Estadual Nelter Queiroz, Reitor da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Chefe de Gabinete da UERN, Professora Fátima Raquel, Secretária de Educação de Jucurutu, Deise Lopes e sua Coordenadora Pedagógica Aparecida Sousa, Secretário de Esportes, Pablo Cassiano, Representante do SINTE, Vanilson Paulo além da Diretora e Proprietária da Escola CESME, Maria Daluz Paulino.

Durante a reunião, o reitor Pedro Fernandes mostrou as condições da UERN para a implantação dos cursos em Jucurutu e solicitou que fosse feita uma proposta oficial mostrando a demanda e a potencialidade do município e da região para o recebimento dos cursos. 

Dentro da proposta de parceria, o reitor disse que a UERN entraria com a equipe pedagógica ficando para a Prefeitura de Jucurutu viabilizar o local adequado e as demais necessidades para que os cursos possam ser implantados.

O Prefeito George Queiroz e o Deputado Nelter Queiroz se mostraram bastante satisfeitos com o encontro e determinaram que a Secretária de Educação Deise Lopes prepare o projeto em um curto espaço de tempo para que possa ser analisado pela UERN. Entre os cursos pleiteados pela Prefeitura de Jucurutu estão; Educação Física, Artes e Músicas e Gestão Ambiental. 

Após o encontro, o Prefeito George Queiroz disse que avalia como muito importante à implantação de cursos de níveis superiores em Jucurutu, pois além de beneficiar os estudantes locais, também abriria a possibilidade da participação de estudantes de várias cidades da região, inserindo Jucurutu no mapa do ensino superior do Rio Grande do Norte.   Por Assessoria de imprensa 

Vivaldo Costa cobra providências em benefício do homem do campo


O deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a criticar em plenário a falta de planejamento e ações do governo para o enfrentamento da seca. O parlamentar citou a drástica redução nos grandes reservatórios de água do RN, exemplificando com o açude Itans, em Caicó, que está com menos de 12% da sua capacidade, e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, que dispõe atualmente de menos de um terço do seu potencial.

“Nas fazendas ainda tem um restinho de água, mas se a gente não cuidar agora, não tomar as providências, esse recurso será insuficiente”, alertou. O deputado criticou a falta de ações efetivas, como a instalação dos poços artesianos, que já foram perfurados, mas não instalados ainda.

O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, endossou a preocupação do colega: “Vivaldo está sendo porta-voz dessa angústia que toma conta do homem do campo. Para o sertanejo, pior do que perder a esperança, é perder a fé”, afirmou. 

Vivaldo também mencionou o atraso no milho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento do RN), cuja comercialização no programa de balcão aos produtores só deve ocorrer no próximo dia 28. “Fizeram os poços mas não instalaram. O programa de milho que foi acertado, detalhado, não chega. A gente sente como um descaso e o sertanejo já perdeu a paciência”, afirmou.

Setor de endemias da Prefeitura de Jucurutu inicia atividades do 6º ciclo de combate a Dengue


A Prefeitura Municipal de Jucurutu, dentro do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, iniciou, por meio do Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde, o sexto ciclo de combate ao mosquito, com todos os agentes em campo.

Ao todo, são 11 agentes de endemias distribuídos em cinco bairros da cidade: Freitas, Bela Vista, Novo Horizonte, Santa Isabel e Centro; e ainda, as comunidades Boi Selado e Barra de Santana O trabalho através de ciclos intensificado da atual administração está sendo refletido em números.

No 3º ciclo foram detectados 36 focos positivos da larva do mosquito, com índice de infestação predial de 0,77%. No 4º ciclo, o número de focos positivos da larva foi de 26, com índice de infestação predial de 0,56%. 

Com a dedicação e o trabalho incessante da equipe de combate, dos agentes, os números caíram ainda mais. No 5º ciclo foram encontrados 21 focos positivos da larva do mosquito da dengue e índice também caiu, descendo para a casa dos 0,44%.

Um cenário muito diferente do passado. Pois a situação da cidade no passado era no mínimo preocupante: No ano de 2005, logo no primeiro ciclo foram detectados 158 focos do mosquito da dengue e o índice de infestação predial chegou à marca dos 11,8%. 

Em cada ciclo é feita uma varredura completa em toda cidade; ao todo, mais de 5.290 locais recebem a visita dos agentes públicos de endemias; são estabelecimentos comerciais, residências, garagens, terrenos baldios e etc.

O chefe do setor de endemias Silvestre Alcino destaca a importância da colaboração da sociedade no sentido de auxiliar no combate ao mosquito. A Prefeitura de Jucurutu solicita a todos que receberem os agentes de Endemias em suas casas. 

Destaca a importância de pôr em prática as orientações de combate ao mosquito da dengue dadas pelos agentes. Também é importante conservar a água com o Larvicida, colocado pelo agente, para eliminação dos focos.  Por Assessoria de imprensa 

Fábio Faria defende instalação de campus do IFRN em Umarizal


Crédito da foto: Zeca Ribeiro

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) defendeu a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) na cidade de Umarizal, distante 345 km de Natal. A cidade, segundo o parlamentar, reúne todas as qualificações para receber uma escola de ensino técnico.

“A cidade de Umarizal é uma cidade importante do Médio Oeste, que recebe alunos de vários municípios próximos que querem ampliar as chances de entrar no mercado de trabalho e sabem que os cursos técnicos são uma ponte importante por qualificá-los. Apesar de ser uma referência para mais de 85 mil pessoas, só tem dois cursos de nível superior e nenhum curso técnico. Por saber do compromisso do governo federal em ampliar as oportunidades educacionais com o objetivo de melhorar a distribuição de renda, estamos solicitando ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que inclua Umarizal na próxima expansão do IF no Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado durante o discurso.

Fábio Faria lembrou também que o deputado estadual José Dias (PSD) luta há muito tempo por um Instituto Federal de Educação na cidade e tem sido o porta-voz dos moradores da região. Em Umarizal, há dez anos foi instalado um núcleo de Ensino Superior Avançado (NAESU), ligado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mas, apesar dos apelos da população, apenas dois cursos foram implantados.

Wilma prestigia Missa da Padroeira de Natal na Pedra do Rosário


Celebração às margens do Rio Potengi reuniu uma multidão de fieis


 A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) prestigia desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21) a Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, que tem como tema “Virgem da Apresentação: templo de Deus, Mãe da nossa fé”.

Ao lado do vice-governador Robinson Faria (PSD) e de vereadores, a ex-governadora assistiu missa às margens do Rio Potengi, na Pedra do Rosário, local onde a imagem da Santa foi encontrada há 260 anos. A celebração reuniu uma multidão de fieis.  “Estamos participando dos eventos alusivos à padroeira da nossa capital desde a semana passada (iniciaram no dia 11 de novembro) e constatando a bela demonstração de fé do nosso povo na nossa Santa”, disse.

Núcleo de Educação da bancada discute PNE


A reunião do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, coordenado pela deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), debateu, nesta quinta-feira, a tramitação do Plano Nacional de Educação-PNE, em análise pelo Senado.

O encontrou contou com a participação do Secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, dos deputados Newton Lima (SP), Artur Bruno (CE), Pedro Uczai (SC), Margarida Salomão (MG) e Iara Bernardi (SP) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.

De acordo com Fátima, foi reiterado na reunião tanto por Paim como pelos deputados, a necessidade e a importância que tem a aprovação do PNE pelo Congresso Nacional ainda este ano, pelo caráter estratégico que tem para o desenvolvimento do país. “A reunião foi muito produtiva. Nós temos que começar o ano de 2014 com o plano aprovado. O plano traz um conjunto de 20 metas ousadas que apontam para um novo ciclo da expansão e do fortalecimento da educação de nosso Brasil”, reforçou.

Também foi aprovado pelo núcleo um manifesto em apoio ao Projeto de Lei 393/11, do deputado Newton Lima, que põem fim a censura às biografias.  

Fátima vai ao Ministério das Cidades em busca de moradia populares para Natal

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a secretária de Planejamento de Natal, Virgínia Ferreira, estiveram reunidas ontem (19), com a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. Na reunião foi solicitado a construção de 1.900 apartamentos dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

De acordo com Fátima, Inês Magalhães se comprometeu em dar celeridade ao processo de avaliação, cuja resposta deverá sair dia 29. Também foi solicitado prioridade para o projeto de ampliação do número de unidades habitacionais para seis mil novas unidades, que está em análise pelo órgão. 

“Foi uma reunião bastante produtiva, de muita importância no sentido de contribuir na diminuição do déficit habitacional de Natal. O Governo Federal entende que oferecer casas próprias as pessoas de baixa renda de Natal é uma prioridade na atual gestão e Inês Magalhães vai dar todo o apoio necessário", avaliou Fátima Bezerra.

Prefeitura continua trabalho de perfuração de poços em parceria com o DNOCS no município de Jucurutu


A Prefeitura Municipal de Jucurutu, através da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos continua realizando em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), o trabalho de perfuração de poços na zona rural do município, visando criar alternativas para o enfrentando dos efeitos da seca.

Na última segunda-feira, a equipe de trabalho esteve com as máquinas na comunidade São Bento, onde conseguiu perfurar um poço de 54 metros de profundidade, que tem uma vazão de mais de 2 mil litros de água por hora.

A equipe da Prefeitura e do DNOCS também esteve no sítio São Brás, porém o poço perfurado no local não foi obtido o resultado desejado, já que a quantidade de água foi inferior à esperada.

Para esta comunidade, a equipe técnica do DNOCS já está estudando um novo local para que uma nova perfuração seja feita

Prefeito Padre Jocimar Dantas participa de reunião com a bancada federal do RN


O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB), estará presente na reunião do movimento “SOS MUNICÍPIOS” que será realizada na próxima segunda-feira (25), às 9h, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A reunião contará com a presença de Deputados Federais e Senadores do Estado.

O objetivo deste encontro é mais uma vez, debater com a bancada federal as demandas e demais assuntos pertinentes à causa municipalista, principalmente a crise financeira. A reunião foi definida em Brasília, no dia 6 de novembro, durante a Comissão Geral que reuniu os prefeitos potiguares na Câmara dos Deputados quando foi discutida a crise financeira dos municípios.

O “SOS MUNICÍPIOS” é um movimento que luta pela melhoria das finanças municipais. Atualmente, o FPM é composto por 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Proposta de Emenda Constitucional 39 estabelece que o percentual seja aumentado para 25,5%. Uma das principais objetos da proposta é o aumento de dois pontos percentuais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

Prefeitura de Jucurutu realizou licitação para compra de equipamentos que serão utilizados na manutenção da limpeza pública


A Prefeitura Municipal de Jucurutu, através da Secretaria de Obras, Viação e serviços Urbanos realizou no inicio desta semana um processo licitatório, na modalidade pregão presencial, para a aquisição de equipamentos que serão utilizados na manutenção da limpeza na cidade.

O processo licitatório realizado teve como objetivo a aquisição de tambores, cestos, e caixas coletoras de lixo que serão utilizados nas principais ruas e avenidas, com o objetivo de manter a cidade ainda mais limpa e organizada

A empresa vencedora da licitação foi a Metal Mix da Cidade de Campina Grande/PB e em breve os equipamentos estarão sendo utilizados pela população de Jucurutu.

Formação Continuada do PNAIC está na reta final em Jardim do Seridó



A Equipe de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Jardim do Seridó chegou ao final dos encontros de formação de Professores Alfabetizadores que aconteceram no decorrer do ano de 2013. Essa foi uma das ações do Programa do Governo Federal que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, aconteceu o último encontro presencial dos professores alfabetizadores e no dia 26 de novembro ocorrerá o I Seminário Municipal de Encerramento da Formação do PNAIC no Centro Pastoral Coração de Jesus. Na oportunidade, será possível apreciar os resultados obtidos nas salas de aulas e na formação docente por meio dos relatos de experiências dos sujeitos envolvidos nesse processo: Os Professores Alfabetizadores.

Todos os momentos foram conduzidos por Orientadores de Estudo capacitados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O município de Jardim do Seridó garantiu a participação de 18 professores alfabetizadores numa turma mista, sendo que aqueles que foram cadastrados no Censo de 2012 e estão no ciclo de alfabetização, recebe uma bolsa de estudos para incentivo a pesquisa.

O Curso é presencial de dois anos para os Professores Alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, cuja metodologia propõe estudos reflexivos e atividades práticas, trabalho com sequência didática, leituras deleite, ludicidade, jogos, registro de práticas cotidianas, acompanhamento do desenvolvimento dos alunos tendo como referência os direitos de aprendizagem previstos nas unidades estudas.