Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Papa Francisco pede aos novos cardeais que evitem intrigas

CIDADE DO VATICANO - Na primeira missa após a nomeação de 19 novos cardeais, o Papa Francisco pediu neste domingo que os religiosos que aspirem a santidade evitem os "comportamentos próprios de uma corte", como as intrigas, a fofoca e os favoritismos. O Pontífice presidiu a liturgia deste domingo ano lado de quase 150 cardeais, reunidos no Vaticano para participar em consistório extraordinário de dois dias sobre família.
- Um cardeal entra na Igreja de Roma, não entra em uma corte - advertiu Francisco em uma missa celebrada na basílica de São Pedro, ao lado dos novos cardeais, os primeiros nomeados em seu pontificado, incluindo o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. - Amemos aqueles que nos são hostis, abençoemos os que falam mal de nós, saudemos com um sorriso a quem talvez não o mereça, não aspiremos nos fazer valer, respondamos com doçura à tirania, esqueçamos as humilhações sofridas.
Francisco acrescentou que os cardeais devem ajudar uns aos outros e evitar "costumes e comportamentos próprios de uma corte, como as intrigas, a fofoca, os círculos, os favoritismos, as preferências". Francisco insistiu que Jesus não veio ao mundo "para ensinar boas maneiras, maneiras de salão".
- Ser santo não é um luxo, é necessário para a salvação do mundo.
Dos cardeais nomeados no sábado, seis procedem da América Latina e outros de Burkina Faso, Costa do Marfim ou Filipinas, "a periferia", segundo os termos utilizados pelo Papa argentino. As nomeações incluem 16 novos eleitores, com menos de 80 anos, em um eventual conclave para escolher um novo Pontífice. Os outros três, eméritos, têm mais de 80 anos e não têm direito de voto no conclave. O colégio de cardeais tem agora 218 membros, incluindo 122 eleitores.

Nenhum comentário: