Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

Adese firma parceria com Associação dos homens pretos de Caicó

O Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Adese, Petrúcio Ferreira, recebeu nesta quinta-feira (06/03) membros da Associação Comunitária e Cultural dos Amigos da Irmandade dos Homens Pretos de Caicó. Estiveram presentes Pedro Chambaril, Presidente, e João Braz, Assessor Jurídico da Associação. O objetivo da reunião foi elaborar um projeto de desenvolvimento da instituição.

“Criamos essa Associação que visa dar sustentabilidade a Irmandade do Rosário aqui na cidade de Caicó. Então, queremos, com esse projeto, buscar recursos federais, estaduais e municipais para desenvolver a nossa Irmandade. Por isso, estamos na Adese, que um órgão competente para o cumprimento desse nosso objetivo”, disse Pedro Chambaril.

Na próxima quinta-feira (13/03) está marcada uma próxima reunião na qual vai traçar rumos do projeto. Além disso, acontecerá uma visita a sede da Irmandade dos Negros do Rosário do Município, que fica localizada no bairro João XXIII.

“Já nessa primeira reunião, conseguimos avançar bastante. De acordo com as necessidades, foram dadas sugestões e encaminhamentos a serem realizados. Além disso, marcamos uma reunião para a próxima semana, período em que vamos estar tomando algumas providências para definir o funcionamento desta parceria da Adese com a Irmandade e deste projeto”, afirmou Petrúcio Ferreira. Por Assessoria de imprensa 

Corintians é goleado em casa pelo Baraúnas

Jogando em pleno Marizão, nesta quinta-feira (06), o Corintians de Caicó foi goleado pelo Baraúnas por 4 a 1. Paulão abriu o placar para o Galo aos dezesseis minutos, mas logo os mossoroenses chegaram à virada na partida válida pela sexta rodada da Copa RN, equivalente ao 1º turno do Estadual. Aos 25 minutos, Lima empatou, aos 27 Glaubinho marcou o segundo dos visitantes e aos 45 minutos, Lima fez o terceiro.

Renatinho Carioca fechou o placar para o Baraúnas na segunda etapa. Com o resultado, o Corintians mantém os oito pontos e desceu para a sexta colocação. No próximo domingo, o Corintians enfrenta o América, na Arena das Dunas.

O Presidente do Corintians, Lobão Filho em entrevista ao repórter Jota Alves, da equipe de esportes da Rádio Seridó AM, criticou a forma como o técnico Bira Lopes escalou a equipe, colocando apenas um atacante na parte ofensiva do time.

ABC vence o Globo FC, mas é eliminado

No outro jogo da rodada, o ABC venceu o Globo, por 3x2, no seu retorno ao estádio Frasqueirão, na noite dessa quinta-feira e subiu uma posição na tabela de classificação. 

Agora é o quinto colocado, com oito pontos. Mesmo com a vitória, o time acabou sendo eliminado da disputa do título do primeiro turno do Estadual. 

Os gols foram marcados por Lúcio Flávio, duas vezes e Mersinho, contra, para o ABC, enquanto Ricardo Lopes, por duas oportunidades, descontou para o time de Ceará-Mirim.O próximo compromisso abecedista é domingo, contra o Santa Cruz, no Iberezão.

Chuvas de até 130 milímetros no Seridó

Várias áreas do Seridó registram chuvas na noite desta quinta-feira (07), destacando precipitações de até 130 mm.

Em Caicó,  de acordo com o funcionário do Dnocs, Cícero Romão, que faz medição diária, o açude Itans aumentou em 6 centímetros seu volume de água.

Confira os registros:

130 mm: Pedra do Sino (Caicó) e sítio Oiticicas

110 mm: Sítio Pau D’Arco (São João do Sabugi)

90 mm: Sítio Riacho da Roça (Caicó)

89 mm: Sítio Cordeiro (São João do Sabugi)

85 mm: Barra da Espingarda (Gonzaga) e sítio Volta do Rio

80 mm: Lagoa do Meio e Riacho do Cipó (São João do Sabugi)

78 mm: Sítio Mossoró (São João do Sabugi)

70 mm: Sítio Brejinho (São João do Sabugi) e sítio Matinha

65 mm: Sítio Caieira (São João do Sabugi), Casa Nova de Brejinho, sítio Sacramento

62 mm: Sítio Seridozinho

60 mm: Sítio Cachoeirinha, sítio Riacho do Cipó, Riacho do Salgado

58 mm: Distrito da Palma

53 mm: Sítio Toco (Timbaúba dos Batistas)

50 mm: Vila II do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, sítio Maravilha (Caicó)

47 mm: Várzea Alegre

35 mm: Sítio Três Riachos (Jardim de Piranhas), Barra da Maniçoba

32 mm: Sítio Umbuzeiro (Caicó) 30 mm: Florânia (zona urbana) e sítio Patacoroa (Florânia), sítio Manhoso (Caicó)

28 mm: Sítio Colorau

27 mm: Ipueira (zona urbana)

26 mm: Brasilgás (Caicó)

25 mm: Sítio Alecrim (Serra Negra do Norte)

Fonte: Alexandre Costa
Rádio Rural AM de Caicó 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Ana Amélia cobra soluções para problemas enfrentados por aposentados e pensionistas

Da Redação
O caso de um senhor de 84 anos que recorreu a uma ‘autocirurgia’ após esperar meses na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) foi citado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) como exemplo emblemático do descaso do setor público em relação aos aposentados e pensionistas do país. Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), a parlamentar cobrou não apenas soluções para a demora no atendimento médico na rede pública, mas pediu uma saída definitiva para o caso Fundo Aerus, dos aposentados e pensionistas da Varig e Transbrasil.
O aposentado citado pela senadora é Orlando Vaz, morador do município de Cascavel (PR), que em 2008 havia passado por um procedimento para retirar uma hérnia. Alguns meses depois, o aposentado voltou a sentir dores. Sem previsão de quando conseguiria vaga pelo SUS, o paciente tomou uma decisão arriscada e decidiu, em fevereiro, retirar a hérnia por conta própria.
– Trago hoje esse exemplo para ilustrar até que ponto chega o desespero sentido por muitos aposentados deste país – afirmou a senadora.
A angústia de Orlando Vaz, segundo Ana Amélia, é a mesma sentida por muitos aposentados, inclusive por aqueles que contribuíram para o falido fundo de pensão Aerus. Os aposentados e pensionistas aguardam  julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do Recurso Extraordinário RE nº 571.969 sobre a indenização à Varig, pela União, por danos sofridos pela empresa em consequência da política de congelamento de tarifas vigente entre outubro de 1985 e janeiro de 1992.
– São mais de sete anos e 11 meses sem respostas. Não há, até o momento, por parte do setor público ou das instâncias judiciárias superiores novos desdobramentos sobre esta verdadeira tragédia social – disse a parlamentar.
INSS
Apesar de reconhecer que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, tem se empenhado em modernizar a gestão do INSS, Ana Amélia disse que recebe diariamente reclamações de aposentados e pensionistas sobre problemas no pagamento de benefícios.
A senadora avalia que o projeto de lei do Senado (PLS) 76/2011 é um caminho para melhorar a situação dos aposentados. A proposta, que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), tem por objetivo isentar do Imposto de Renda os rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão pagos pelo Regime Geral da Previdência Social, a partir do mês em que o contribuinte completar 60 anos.
– Pode ser pouca coisa, mas esse pouco na mão de um aposentado, faz diferença – disse.
Agência Senado

CCJ discutirá unificação das eleições e fim da reeleição

Você está aqui: Portal de notícias
Comissões

Comissão de Esporte ouvirá servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da situação das obras para a Copa do Mundo. Os cidadãos podem enviar perguntas, críticas e sugestões.
Foto: Cadu Gomes / Arquivo Senado
Institucional
Durante o Carnaval, 3.891 pessoas participaram das visitas guiadas ao Congresso. O número representa um aumento de 9% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado - 3.536 visitantes. Visitas diárias ocorrem de 9h30 às 17h.

Destaques do Vasco, Douglas e Pedro Ken comemoram vitória sobre o Resende


Destaques do Vasco, Douglas e Pedro Ken comemoram vitória sobre o Resende

Edmílson foi um dos destaques do jogo e autor de um dos gols da vitória Cruzmaltina (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

A vitória do Vasco sobre o Resende, por 2 a 0, deixou o time com um pé nas semifinais. E dependendo do resultado do Audax-RJ x Botafogo nesta quinta-feira (6), o Cruzmaltino ficará a uma vitória para ratificar sua classificação. Os jogadores comemoraram o importante passo dado nesta quarta-feira (5) e mostram ansiedade para ser um dos quatros times a jogar a fase decisiva do Campeonato Carioca.

"Foi importante vencer aqui em São Januário. Criamos as melhores oportunidades, controlamos e merecemos a vitória. Fica uma boa impressão para os torcedores, mas queremos buscar logo essa classificação. Vamos buscar manter e repetir essa atuação no sábado (8)", falou Pedro Ken.

CAMPEONATO CARIOCA 2014

12ª RODADA
05/03 - 16h00Nova Iguaçu2 x 2Madureira
05/03 - 16h00Bangu2 x 1Duque de Caxias
05/03 - 19h30Vasco da Gama2 x 0Resende
05/03 - 19h30Macaé0 x 0Boavista
05/03 - 19h30Fluminense5 x 1Friburguense
05/03 - 22h00Bonsucesso0 x 2Flamengo
06/03 - 16h00Audax2 x 2Botafogo
06/03 - 19h30Volta Redonda1 x 1Cabofriense


Com time titular, Botafogo empata com o Audax e fica mais longe da classificação
Na tarde desta quinta-feira (06), em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Carioca, em Moça Bonita, Audax e Botafogo se enfrentavam precisando muito da vitória e acabaram falhando nesta missão com o empate por 2 a 2.

Com gols de Ferreyra e Marcelo Mattos, o Alvinegro empatou com o Audax, lanterna do campeonato. Os gols da equipe mandante foram marcados por Willian e Washington. Jogo bem disputado, algo fora do esperado, já que o Botafogo entrava com sua equipe titular e enfrentava apenas o lanterna da competição.

Prefeito de Campo Redondo diz que cidade viveu um dos melhores e maiores carnavais de toda sua história

O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves, avaliou positivamente a programação organizada durante o período carnavalesco. 

Vivaldo cobra execução de "Plano B" para combater seca


O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) demonstrou preocupação com a possibilidade de seca no ano de 2014. “Mesmo com a perspectiva de chuva devemos nos comportar como se estivéssemos esperando uma seca. Precisamos nos preparar para isso”, sugeriu. 

O parlamentar cobrou do governo do estado a aceleração das obras das adutoras e da perfuração de poços. Vivaldo defende a continuidade de ações previstas para minimizar os efeitos de secas anteriores, independente das previsões meteorológicas. 

“Vamos acreditar que vai chover, mas precisamos estar com o plano B preparado e já sendo executado. É preciso que isso seja feito para que o povo de todo o Rio Grande do Norte não sofra com a seca”, finalizou. 

Assessoria de Comunicação do Deputado Vivaldo Costa Ismael Medeiros 
Fonte: Assembleia Legislativa

Ezequiel propõe perfuração de poços no leito do Açude Gargalheiras para manter abastecimento via Adutora Seridó

13258
Na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) solicitou um estudo de viabilidade técnica, junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). No foco, perfuração de poços no leito do Açude Gargalheiras, em Acari. 
“A ação emergencial provisória serviria como solução para manter a Adutora Seridó, abastecendo Currais Novos e Acari, até a viabilidade da Adutora de Engate rápido”, argumenta Ezequiel. O deputado mostrou ainda um ponto a ser analisado. “A situação de um possível colapso no abastecimento de Currais Novos preocupa, já que não tem a menor condição dos carros pipas atenderem a demanda da Zona Urbana”, disse Ezequiel, lembrando que há 38 mil habitantes só na cidade de Currais Novos. Por Assessoria de imprensa 

João Maia acompanhará Garibaldi Filho em eventos no Seridó

O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia atendeu convite do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB) e estará lhe acompanhando nesta segunda-feira (10) em inaugurações e eventos nas cidades de Caicó e Currais Novos.

Pela manhã em Caicó, Garibaldi entrega uma unidade da Junta de Recursos, e a tarde em Currais Novos, o ministro assinará termo de aluguel de um prédio do INSS, junto a Prefeitura local. Antes, no domingo (09) João Maia estará reunindo todos os integrantes da Comissão Provisória do PR de Caicó. Na pauta, articulações para as eleições deste ano. Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa 

Deputado Nelter pede ao Ministério Público que ingresse com ação contra DER por falta de manutenção nas estradas

13259
E na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) cobrou do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN), a recuperação de várias estradas que estão em estado precário.
Nelter fez um apelo ao Ministério Público Estadual, para que entre com uma ação pública, cobrando do Governo do Estado, a conclusão de obras nas estradas que estão sem condição de tráfego. Segundo Nelter, estão precárias estradas nos municípios de São José, Caicó, Jucurutu, entre outras. Foto: Eduardo Maia.

Câmara de Vereadores de Caicó convoca mais quatro aprovados no concurso

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Lobão Filho (PMDB), convocou esta semana mais quatro aprovados no concurso público realizado para o preenchimento de vagas no Legislativo em 2012. 
A convocação foi feita através do Ato publicado nesta quinta-feira, (06), pela Mesa Diretora da Câmara. Todos devem comparecer na Secretaria Geral da Câmara Municipal de Caicó no prazo de 05 (cinco) dias contados a partir desta convocação para que possam receber as orientações quanto a documentação e exames necessários a posse. Os chamados são:
Vigias:
CILAS FERNANDO DA SILVA
THIAGO ESTEVÃO DOS SANTOS
Auxiliar de Serviços Gerais:
FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA
FELlPE PEREIRA DE MEDEIROS
Por Assessoria de imprensa

Ampliação do Samu melhora assistência durante o Carnaval

Assessoria Sesap

Com o crescimento da cobertura populacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o estado do Rio Grande do Norte tem uma melhoria na assistência, em especial nos períodos festivos de grandes aglomerações, como o Carnaval. 

No período de 1º a 5 de março o SAMU realizou um total de 654 atendimentos em todo o estado, sendo 444 ocorrências atendidas com viaturas  e  210 através de orientações médicas prestadas por telefone. 

Walfredo Gurgel divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval

Assessoria Sesap

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) registrou 1089 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval deste ano. Foram 107 a mais que no ano passado. Com relação a 2012, porém, a estatística se manteve praticamente a mesma. Naquele ano, durante os quatro dias de folia, foram atendidos 1088 norte-riograndenses. 

Em contrapartida, os acidentes de trânsito sofreram uma redução. Foram 146 entradas no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), contra 190 em 2013.   Outro aumento significativo ocorreu no número de internamentos. Até as 12h desta quarta-feira, 147 pacientes tiveram que permanecer sob os cuidados das equipes de plantão do hospital. No ano passado, 77 foram submetidos ao processo de internamento. 

Instalação de hidrômetros diminui consumo no Açude Gargalheiras

Assessoria Caern

A instalação de hidrômetros nas cidades de Acari e Currais Novos, que vem sendo feita desde 2012, está apresentando resultados significativos na economia do uso da água do Açude Gargalheiras, em Acari. 

A região vem sofrendo com os efeitos da seca e, sem esta economia, poderia haver uma diminuição mais rápida no volume atual do Gargalheiras. Segundo Adelson Sebastião dos Santos, chefe do escritório da Companhia de Águas e Esgotos do RN na cidade, em fevereiro, o bombeamento da adutora passou a ser desligado por oito horas, diariamente. 

Notícias de Última Hora


SÃO JOÃO DO SABUGI VAI GANHAR RÁDIO COMUNITÁRIA

Anibal Pereira
O prefeito de São João do Sabugi, Anibal Pereira (PMDB), aproveitou a sua página pessoal no facebook para anunciar nesta quinta-feira (06), que foi outorgado e publicado no Diário Oficial da União do dia 26 de fevereiro, a portaria que concede a Associação Cultura e Educativa Sabujiense a autorização de outorga da rádio comunitária por 10 anos.

Anibal disse que este era um sonho antigo de toda a população e que agora se concretiza. Os próximos passos ficarão por conta do planejamento da instalação da rádio e também a denominação da mesma. 

Não está afastada a hipótese, da nova rádio ser denominada de  Rádio Comunitária Mulungu. Por Luciano Vale 

CAMPEONATO CARIOCA 2014

12ª RODADA
05/03 - 16h00Nova Iguaçu2 x 2Madureira
05/03 - 16h00Bangu2 x 1Duque de Caxias
05/03 - 19h30Fluminense5 x 1Friburguense
05/03 - 19h30Vasco da Gama2 x 0Resende
05/03 - 19h30Macaé0 x 0Boavista
05/03 - 22h00Bonsucesso0 x 2Flamengo
06/03 - 16h00AudaxxBotafogo
06/03 - 19h30Volta RedondaxCabofriense

Rafael Motta prestigia Carnavais do Estado‏

Mais de 1.300 quilômetros e oito municípios. O presidente do PROS-RN, vereador Rafael Motta, percorreu diversos pólos carnavalescos do Rio Grande do Norte durante os dias de folia.

Equador e Parelhas serão as primeiras cidades visitadas pelo novo bispo de Caicó neste final de semana

13256
O Blog do Marcos Dantas destaca mais alguns compromissos da primeira visita do padre Antônio Carlos Cruz, que em maio tomará posse como novo bispo da Diocese de Caicó. O religioso participa do encontro do Regional Nordeste 2, em Recife (PE), e fez questão de vir no final de semana ao Seridó, para conhecer a estrutura da diocese, e ter seu primeiro contato com os fieis da diocese.
Padre Antônio chega ao Seridó no sábado (08), acompanhado do administrador diocesano, Padre Ivanoff da Costa Pereira, que também participa do encontro do Regional, e celebrará em Currais Novos, mas antes passará por Equador e Parelhas, visitando os padres e religiosos das duas cidades.

Nenhum comentário: