Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

Cássio tem 50% e Ricardo, 45% na Paraíba, segundo pesquisa

A disputal pelo governo do Estado está acirrada na Paraíba. Pesquisa Ipespe divulgada neste sábado (4) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba:
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 50%
Ricardo Coutinho (PSB) – 45%
Vital (PMDB) – 4%
Major Fábio (PROS) – 1%
Antônio Radical (PSTU) - não pontuou
Tárcio Teixeira (PSOL) – não pontuou
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. A pesquisa foi encomendada pelo Jornal da Paraíba.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 43%
Ricardo Coutinho (PSB) – 39%
Vital (PMDB) – 3%
Major Fábio (PROS) – 1%
Antônio Radical (PSTU) – não pontuou
Tárcio Teixeira (PSOL) – não pontuou
Branco/nulo – 7%
Não sabe/não respondeu – 7%
O Ipespe fez a pesquisa entre os dias 2 e 3 de outubro. O instituto ouviu 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,6 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 2,6 pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00038/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01029/2014.

Wilma e Henrique confirmam apoio do natalense em grande carreata

Sorrisos, acenos positivos, gestos de carinho, demonstração de alegria e confiança na vitória. Assim foi a receptividade dos natalenses com os candidatos ao Senado, Wilma de Faria, e ao Governo, Henrique Alves, na passagem da última ‘Carreata da Mudança’ pelas ruas de Natal, neste sábado (04), véspera da eleição.
Os candidatos da coligação “União pela Mudança” percorreram as principais ruas das zonas Leste, Norte e Oeste da Capital Potiguar. Também participaram da mobilização o ministro Garibaldi Filho, a deputada estadual e candidata à reeleição, Márcia Maia, e os vereadores Júlia Arruda, Felipe Alves, Dickson Júnior e Eudiane Macedo.

“Onda Henrique” toma conta de Natal na véspera da eleição

Depois de seis horas de carreata, neste sábado (04), o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, encerrou sua campanha de rua, em Natal, onde percorreu bairros das zonas Leste, Norte e Oeste. 

Henrique começou a “Carreata da Vitória” em Petrópolis, às 14h. Seguiu pela Praia do Meio, passou pela ponte Newton Navarro, percorreu bairros da Zona Norte, atravessou a ponte de Igapó e encerrou no Alecrim. Em carro aberto, na companhia da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) e do ministro Garibaldi Filho, Henrique foi recebido com carinho pelos moradores do bairros onde passou. Neste domingo, ele vota às 11h, na Fundação José Augusto, em Natal.

Mais de 300 candidatos disputam o voto dos potiguares


TRE-BA-urna-eleicoes-2012De acordo com dados do TRE, são 2.302.448 de eleitores aptos a votar no Rio Grande do Norte, sendo 500.705 somente em Natal. Cinco candidatos disputam o cargo de governadorquatro a única vaga para o Senado em 2014, 82 pessoas uma das oito cadeiras dedeputado federal e 244 candidatos para deputado estadual. A Assembleia Legislativa potiguar possui 24 cadeiras.

Rogério encerra campanha em Natal e convoca militância para eleger Aécio Neves presidente




O candidato a deputado federal, Rogério Marinho, finalizou sua campanha neste sábado (4) com uma grande carreata na zona Norte de Natal. A Onda Azul 4545 saiu do bairro das Rocas e passou por Brasília Teimosa antes de seguir para a ZN, visitando Brasil Novo, Dom Pedro, Pajuçara, Gramoré, Nova Natal, Jardim Progresso, Santa Catarina e Paraíso. Ao todo foram cerca de 35 km percorridos durante mais de 4 horas de mobilização.

A Onda Azul foi marcada pelo clima de otimismo, após a divulgação das últimas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial. O líder do PSDB no Rio Grande do Norte convocou a militância do partido para erguer a bandeira do presidenciável Aécio Neves durante o segundo turno.

“A onda da razão chegou e está conquistando todo o Brasil. A população quer mudança com responsabilidade e está bastante claro que apenas Aécio Neves tem condições de fazer nosso país voltar a crescer. Que venha o segundo turno”, disse Rogério Marinho.

Três dos principais institutos de pesquisa do país confirmaram neste sábado que Aécio Neves está à frente de Marina Silva e deverá enfrentar a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. A CNT/MDA mostrou o tucano com 24% enquanto a candidata do PSB teve 21,4%

Já o Datafolha coloca Aécio com 26%, seguido por Marina com 24%. No Ibope, os números são 27% contra 24%, respectivamente. “O brasileiro não aguenta mais ligar a TV e assistir a um novo escândalo por dia. Não dá mais para aceitar tanto descaso com dinheiro público, obras paradas, promessas nunca cumpridas. Já deu. É hora de mudar, e a mudança é Aécio Neves”, completou Rogério.

Decisão dos juízes eleitorais mantém lei seca no RN

A medida se sobrepõe à decisão do Tribunal de Justiça que invalidou, para alguns supermercados, a portaria da Lei Seca no Estado

O Procurador Regional Eleitoral Gilberto Barroso participou na manhã de sábado, 4 de outubro, de reunião com a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral no RN que resultou em recomendação para que os juízes eleitorais, no exercício do poder de polícia, editem portarias proibindo a venda e o consumo de quaisquer espécies de bebidas alcoólicas em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, no período compreendido entre 6h e 18h do dia 5 de outubro.

Aqui em Natal, os juízes eleitorais das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª Zonas Eleitorais já editaram a Portaria Conjunta nº 01/2014 que suspende a venda e consumo de bebidas alcóolicas. Do mesmo modo, no interior do estado, portarias idênticas devem ser expedidas.

A recomendação, expedida pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-RN tem o objetivo de manter a chamada “Lei Seca” no Rio Grande do Norte, já que uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado invalidou, para alguns supermercados, a portaria publicada na segunda-feira, 2 de outubro, pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), definindo os horários da proibição.

Para o procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso, trata-se de uma importante medida preventiva para que as eleições ocorram com tranquilidade. A decisão deverá valer também se houver segundo turno das eleições, no próximo dia 26. 

Assessoria de Comunicação 
Procuradoria da República no RN

Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2014


Foto: Divulgação
 
Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral apresenta uma novidade: o acompanhamento em tempo real da contagem dos votos por meio do aplicativo “Apuração 2014”, que poderá ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis (tablets e smartphones). A inovação se soma às outras duas plataformas já utilizadas anteriormente: o sistema “Divulga”, na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados; e o “DivulgaWeb”, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em virtude da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) do próximo domingo (5), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional. Já para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando-se o horário local. 
Aplicativo Apuração 2014
O aplicativo Apuração 2014 já pode ser baixado sem custo em tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar os dados de todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso da disputa de governador e presidente). Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.
O eleitor pode, ainda, selecionar a abrangência que deseja acompanhar a apuração. Por exemplo, pode-se escolher “Brasil” para acompanhar a votação de presidente da República e “Estados” para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital por Unidade da Federação. Também é possível acompanhar o desempenho nas urnas do candidato a presidente em cada Estado. Além de visualizar o número de votos, é possível acompanhar o percentual de apuração das seções e ainda compartilhar essas informações nas redes sociais.
Os resultados são atualizados automaticamente e, ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. O candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. Os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A). O aplicativo não apresenta resultados da votação em trânsito nem da votação no exterior para o cargo de presidente da República. Para baixar o aplicativo Apuração 2014, acesse as lojas Google Play e iOS App Store.
DivulgaWeb
DivulgaWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo Apuração 2014, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador. 
O sistema possibilita a visualização dos dados por meio da consulta de votação nominal, apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para segundo turno. O DivulgaWeb não fornece dados de votação em trânsito, de votação no exterior para o cargo de presidente, nem de votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso.
Divulga (versão desktop)
Sistema produzido pela Justiça Eleitoral para possibilitar o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições, o Divulga permite a visualização dos dados por meio de várias consultas, bem como a exportação desses dados em formatos PDF e CSV. Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todo País, bem como a votação no exterior e a votação em trânsito para o cargo de presidente.
Para utilizar o Divulga em seu desktop (computador de mesa), basta fazer o download do programa a partir do site do TSE (www.tse.jus.br). No material baixado, constará um manual de instruções de como utilizar a ferramenta. (Ascom TRE)

sábado, 4 de outubro de 2014

Francielle conclui agenda de campanha com carreata e visitas

A candidata a deputada estadual pelo PPS, Francielle Lopes, concluiu sua agenda de campanha realizando carreata na noite desta sexta-feira (03). Visitando os municípios de Currais Novos, Jucurutu e Caicó, ao lado do candidato a governador Robinson Faria (PSD), a caicoense reafirmou seu compromisso de defender uma política transparente e participativa.

“Concluímos nossa campanha com uma grande alegria. Sou grata à recepção de todos os potiguares com quem tivemos oportunidade de conversar e levar o nosso compromisso de uma nova política, sem falsas promessas, trabalhando junto ao povo”, enfatizou Francielle.

A fisioterapeuta também dedicou sua agenda nas manhãs e tardes dessa sexta e sábado para visitar amigos e apoiadores em Caicó. A candidata votará na manhã deste domingo, às 09 horas. Sua seção está localizada no Colégio Diocesano Seridoense, em Caicó.

Vivaldo Costa envia mensagem de agradecimento e pede voto dos internautas indecisos

Quem gravou mensagem dirigida aos internautas, foi o deputado Vivaldo Costa que disputa, mais uma vez, renovar seu mandato na assembleia estadual. O Papa Jerimum agradeceu o eleitor que já decidiu depositar sua confiança no seu nome e pediu aos indecisos uma oportunidade de continuar seu trabalho em defesa do Rio Grande do Norte.

A mensagem pode ser vista na página de Vivaldo Costa no facebook e está sendo compartilhada nos grupos de watasapp.

Assessoria de Comunicação do Deputado Vivaldo Costa
Ismael Medeiros

Comperve registra mais de 9 mil inscritos para processo seletivo do Metrópole Digital

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou recentemente o número de inscritos para o processo seletivo 2015 dos cursos técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD). Ao todo, 9.337 candidatos disputarão as 1680 vagas disponíveis.

No próximo dia 8 de outubro deverá ser divulgada a lista dos alunos que tiveram sua inscrição homologada para o concurso. De acordo com essa demanda parcial, foram inscritos 955 candidatos no polo de Angicos; 988 em Caicó; 1.361 em Mossoró; e 6.033 em Natal.

O Metrópole Digital foi criado por Rogério Marinho durante seu mandato como deputado federal. No tempo que permaneceu em Brasília, o presidente de honra do PSDB destinou cerca de R$ 45 milhões para o projeto a partir das emendas parlamentares.

“Estamos aos poucos colocando o RN de forma definitiva no mapa da tecnologia da informação do país. Um dos mercados de trabalho que mais cresce no mundo. Em breve, teremos um verdadeiro polo tecnológico em Natal que servirá de referência para o país”, disse Rogério.

No dia 19 de outubro será aplicada a prova nos municípios-polos, no horário das 8h às 11h30, em locais que serão divulgados a partir do dia 14, no site da Comperve. Estão sendo ofertadas 1.680 vagas, das quais 1.200 são para o Campus de Natal; 120 para o Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES/Caicó); 200 para o polo de Mossoró e 160 para Angicos, ambos funcionando na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Desse total de vagas 70% serão reservadas para os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas.

O curso técnico em Tecnologia da Informação oferece cinco ênfases: Informática para Internet, Automação Industrial, Eletrônica, Rede de Computadores e Programação para Jogos Digitais.

Sob comando de Rogério Marinho, Onda Azul percorre 32 Km e 8 bairros de Natal

O feriado dos Mártires em Natal também foi dia da primeira carreata Onda Azul – Rumo à Vitória. Na tarde e noite desta sexta-feira (03), sob o comando do candidato a deputado federal Rogério Marinho (PSDB), foram percorridos 32 km por oito diferentes bairros de Natal. Neste sábado, encerrando a campanha do tucano, o movimento passará pela zona Norte a partir das 14 horas.

A Onda Azul saiu do Alecrim por volta das 16h e passou por Bom Pastor, Quintas, Cidade Nova, Bairro Nordeste, Felipe Camarão, Nazaré e encerrou o trajeto na Cidade da Esperança. Ao todo, a carreata durou cerca de quatro horas, sendo encerra por volta das 20h.

“Estamos tentando, de certa forma, agradecer a forma como fomos recepcionados em cada canto de Natal durante a atual campanha eleitoral. Sentimento que se repetiu também nas cidades pelas quais passamos nos últimos 90 dias. A sensação de acolhimento e de apoio foram constantes. Estamos encerrando um trabalho com ânimo renovado e com otimismo, para contribuir ainda mais com o RN a partir de 2015, na Câmara Federal”, disse Rogério.

Nestes últimos dias de campanha, Rogério tem dedicado sua campanha principalmente a Natal. Além da carreata na tarde deste sábado, pela manhã, o líder do PSDB potiguar vai caminhar pelas ruas do bairro do Alecrim, a partir das 9 horas.

Ministério Público Federal funciona em sistema de plantã

Servidores estão prontos para receber denúncias de irregularidades

Durante todo o fim de semana das eleições os servidores da Procuradoria Regional Eleitoral no RN estão em regime de plantão, das 8h às 19h para atender denúncias de irregularidades nas Eleições 2014. 

As denúncias podem ser enviadas pela página da Procuradoria da República, no endereço www.prrn.mpf.mp.br, clicando no banner "Para o Cidadão", ou ainda pelo telefone 3232-3900.

A Procuradoria Regional Eleitoral lembra que no dia da eleição, 5 de outubro, não é permitida qualquer atividade que busque atrapalhar, impedir ou fraudar o exercício do voto, além de fazer uso de alto-falante, fazer comícios e carreatas, realizar a distribuição de materiais de propaganda do candidato e fazer boca de urna. 

Todas as denúncias recebidas serão analisadas pelo procurador regional eleitoral ou pelos procuradores eleitorais auxiliares, cada um em sua área de atuação, com o encaminhamento necessário para cessar a irregularidade ou ainda punir os envolvidos.

Outros crimes eleitorais:
- Corrupção eleitoral ativa: é o ato de oferecer dinheiro ou alguma vantagem para o eleitor em troca de voto;

- Corrupção eleitoral passiva: pedir ou receber dinheiro, em troca de voto;

- Coagir uma pessoa utilizando violência e ameaças para que ela vote ou não em algum candidato ou partido, mesmo que o objetivo não seja conquistado;
- Dar aos eleitores meios de transporte e alimentação no dia anterior ou posterior à eleição. Somente a Justiça Eleitoral pode fornecer transporte aos eleitores para os locais de votação;

- Tentar votar no lugar de uma outra pessoa;

- Fraudar ou tentar violar uma urna eletrônica;

- Fazer uso de prédios e automóveis públicos para promover a campanha de determinados candidatos;

- Reter o título eleitoral de qualquer pessoa de forma indevida.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

NELTER TERMINA CAMPANHA E AGRADECE AO RN


Obrigado Rio Grande do Norte.

Só posso começar assim. Agradecendo.

Foi uma campanha ímpar, onde chegamos de forma presencial no máximo de cidades e comunidades que pudemos e foram multidões onde passamos. Aonde não foi possível ir pessoalmente, procuramos mandar nossas propostas através da TV, radio e internet, usando principalmente nossas mídias sociais: Twitter, Instagram e Facebook. E o retorno foi excepcional. Mostrou que nossas idéias foram mais uma vez assimiladas e aceitas.

É uma honra representar cada potiguar na Assembléia Legislativa e estar caminhando para o sétimo mandato. 

Obrigado pela confiança e pelo voto dado de forma espontânea e consciente.

Quero pedir o seu voto.

Para mim, Nelter 15222 deputado estadual.
Para Henrique governador 15 e para Wilma Senadora 400.

Um abraço e até a vitória se Deus quiser!

Nelter Queiroz 

Amazan dedicará seu último dia de campanha a carreatas por 11 cidades

A Caravana 55.000 do candidato a Deputado Estadual Amazan (PSD), dedica o sábado a uma extensa carreata nos municipios seridoense.

Com saída às 9h da rodoviária de Jardim do Seridó, no roteiro constam as cidades de Ouro Branco, Palma, Ipueira, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, São Fernando, Caicó, São José, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e retorna à cidade de Jardim do Seridó, onde será finaliza com grande recepção.

Assessoria de Comunicação
Amazan - Deputado Estadual 55000

Lideranças reforçam pedido de um “Voto Novo” para Laura Helena




Faltando menos de 24 horas para o pleito de 5 de Outubro, a candidata continua reforçando a sua base de apoios no interior e na capital. Líderes políticos dos municípios de Caiçara do Rio do Vento e de Lagoa dos Velhos confirmaram que nas horas que antecedem as eleições estaduais vão reforçar o trabalho em favor do “Voto Novo”, representando pela candidata do PPS. Ontem, Laura Helena esteve em Caiçara em companhia do vereador Arnor Ambrosio e da liderança política, Domingos Souza, de Lagoa de Velhos.
Em Caiçara, Laura caminhou pela comunidade da Serra da Gameleira, onde ouviu reclamações dos moradores com relação a falta de opções de lazer para os jovens. “Sem atividades eles ficam ociosos e acabam se deixando levar pelas drogas”, afirmou a candidata a deputada.
O vereador Arnor destacou o diferencial da candidata de procurar ouvir os problemas da comunidade e disse que, geralmente, os políticos não sobem a serra nem durante a campanha eleitoral. “Essa é a primeira vez que um candidato visita o local para saber dos problemas locais e ajudar na busca de soluções. Por isso, tenho certeza de que Caiçara do Rio do Vento e a Serra da Gameleira vão ter voz na Assembleia”, disse o vereador.
De volta a Natal, a candidata visitou durante a noite amigos nos bairros de Neópolis e da Redinha. 

Gisele de Oliveira Mourão Holanda
DRT-1537/RN

Nenhum comentário: