Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Festa de Sant’Ana é aberta com grande participação popular


A Festa de Sant’Ana de Caicó foi aberta nesta quinta-feira (17), com a tradicional passeata de abertura e reunindo centenas de fiéis católicos.

A procissão de abertura seguiu pela Avenida Seridó, Rua Renato Dantas, Avenida Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano e voltando até a Catedral. O trajeto contou com a participação do bispo diocesano, dom Antônio Carlos Cruz Santos, clero diocesano e autoridades, dentre elas a governadora Rosalba Ciarlini, a ex-governadora Wilma de Faria, o deputado Vivaldo Costa e o prefeito Roberto Germano.
O prefeito de Caicó, Roberto Germano fez uso da palavra durante a cerimônia de abertura da Festa de Sant’Ana e destacou que a festa é um sagrado momento de homenagem a Padroeira. 

“A nossa alegria é maior ainda quando unimos a esse sentimento, a gratidão e o reconhecimento do valor simbólico que representa a nossa Padroeira, na figura da mãe de todas as mães. O nosso compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de nossa promissora cidade é inspirado pelo sentimento de fé e religiosidade tão presente e constante nos lares e no espírito dos nossos conterrâneos. Rendemos graças a nossa santa protetora nesses 75 anos de existência de nossa Diocese, rogando que ela continue derramando suas bênçãos sobre todos os lares caicoenses nesses 266 anos de celebração da festa. Saúdo todo o clero diocesano representado na pessoa do Bispo Dom Antônio Carlos que vive sua primeira Festa de Sant’Ana.  Aos demais irmãos, religiosos e religiosas e colaboradores que o ajuda no seu ministério por meio das associações, das pastorais e leigos que compartilham com o seu trabalho dedicado, com suas inteligências fortalecendo a missão de nossa santa Igreja. Uma palavra especial de incentivo ao nosso pároco de Sant’Ana, o Padre Edson que tão bem vem conduzindo a sua ação evangelizadora. Saúdo os irmãos visitantes e peregrinos, vindos dos mais diferentes destinos e que se sintam acolhidos e compartilhem com viva alegria a Festa que é de todos. Que sejam dias de permanente ação de graça e louvor. Vamos celebrar com paz, tolerância, gratidão e com alegria a nossa Padroeira Sant’Ana, todos, sem distinção, imbuídos de bons propósitos e que Sant’Ana interceda sempre por nós a irradiar os caminhos da perseverança e da fé. Muito obrigado e boa festa de Sant’Ana para todos”, enfatizou Roberto Germano em seus discurso. 

Por Paulo Júnior 
Jornal Correio do Seridó 
10 anos de comunicação

Vivaldo Costa encaminha moção de congratulação pelo centenário do caicoense João Horácio

O deputado Vivaldo Costa encaminhou, na assembleia legislativa, voto de congratulações à família do caicoense João Florentino de Góis. Se vivo fosse João Horácio, como era conhecido, haveria completado 100 anos de vida no dia 12 de julho. Os familiares fizeram um grande encontro para celebrar a data.

Horácio foi pai de 12 filhos e teve 54 netos. Um dos seus netos é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Elson Luiz de Góis, que atualmente ocupa a função de comandante geral de paz no Haiti. “É uma homenagem justa é este grande patriarca de uma das famílias mais tradicionais do Seridó. João Horácio foi um homem de caráter, respeitado por todos”, disse Vivaldo.

Assessoria de Comunicação do Deputado Vivaldo Costa
Ismael Medeiros

Vai começar edição 2014 do Sonora Brasil Sesc


Projeto, que pretende formar ouvintes musicais, leva 1º grupo deste ano no RN, o Duo Cancionâncias (RJ), a Natal, Mossoró e Caicó. Entrada é gratuita

Vai começar a temporada 2014 no Rio Grande do Norte do Sonora Brasil, projeto do Sesc que pretende estimular o gosto pela música acústica. Em sua 16ª edição, o Sonora traz ao estado, nos meses de julho e agosto, o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, com uma novidade: desta vez, o projeto circulará pelo interior. 

O primeiro de três grupos a se apresentar aqui é o Duo Cancionâncias (RJ), que passará por Natal (21/07), Mossoró (22/07) e Caicó (23/07), com sessões às 20h. A entrada é gratuita.
Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba e a praia de Pipa receberão as apresentações em julho e agosto. Em solo potiguar, além do Duo Cancionâncias, apresentam-se o Quarteto Belmonte (RJ) e o Quinteto Brasília.

O tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea traz à tona a força deste compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

Em 2013, a 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste Brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Sobre o Sonora Brasil

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem, e coloca-os em contato com outros grupos musicais.

Sobre o Duo Cancionâncias

O Duo Cancionâncias tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latinoamericana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos. Formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ).

Entre suas apresentações, destacam-se séries que abarcam diversos gêneros da canção brasileira, além de recitais em programas de rádios pelo Brasil e México. A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Serviço:
O quê? Vai começar temporada 2014 do projeto Sonora Brasil Sesc
Atração? Duo Cancionâncias (RJ)
Quando e onde?
NATAL
21/07, às 20h, no auditório do Sesc Centro (Rua Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta)
MOSSORÓ
22/07, às 20h, no auditório Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia)
CAICÓ
23/07, às 20h, na Casa de Cultura
ENTRADA GRATUITA
Site do projeto: www.sesc.com.br/sonorabrasil 

Por Lorena Gurgel 
e Kelly Maia 

Rotaract Caicó promove ação social com distribuição de lentes corretivas a pessoas carentes

Na noite desta quarta-feira (16) o Rotaract Club de Caicó, em parceria com a óticas Brilhante, ofereceram de forma gratuita 6 lentes corretivas (óculos) para pessoas carentes da comunidade. A parceria propiciará mais ações beneficentes em Caicó.

Segundo o secretário do Rotaract Caicó, Rafael Medeiros, a instituição tem vários projetos que estão em prática durante todo o ano. “Temos este trabalho social e totalmente voluntário. Firmamos parcerias para promover ações que visam o bem estar. Na cidade de Caicó, o movimento tem 36 anos”, destacou.

Suébster Neri
Rádio Seridó AM e Site Sem Opção

Roberto Germano: “Fizemos de tudo para que todos se sintam em casa durante esta Festa de Sant’Ana”

DSC_0404
Ao participar da abertura oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó, o prefeito Roberto Germano saudou os caicoenses e visitantes com uma rápida, mas objetiva mensagem de boas-vindas. Ao lado da primeira-dama Denise, o prefeito dividiu o palco principal com a governadora Rosalba Ciarlini, o bispo Dom Antônio Carlos, o padre Edson Medeiros, dentre outros religiosos. “É um momento de muita emoção, confraternização e religiosidade, onde damos o pontapé oficial da Festa de Sant’Ana. Estamos todos felizes em receber os amigos e familiares, os caicoenses ausentes que já estão chegando”, disse o prefeito.
Em entrevista à imprensa falou dos esforços que a Prefeitura vem fazendo junto a Paróquia de Sant’Ana, para a realização da festa. “Ninguém faz a festa sozinho. O momento é de darmos as mãos colocando a estrutura da Prefeitura a disposição da Paróquia, obedecendo a legislação, dando condições das pessoas se sentirem bem em Caicó. Fizemos questão de organizar a cidade para receber todos”, finalizou. Por Assessoria de imprensa - Foto: Ilmo Gomes 

Encontro Nacional de Dança Contemporânea acontece em agosto no RN

No período de 01 a 17 de agosto o Estado do Rio Grande do Norte sediará o Encontro Nacional de Dança Contemporânea que está na sua sexta edição. Além da capital, os municípios de Caicó, Mossoró, Tibau do Sul (Pipa) e São Gonçalo do Amarante farão parte da programação do evento com oficinas e espetáculos gratuitos realizados em praças, ruas das cidades, escolas, espaços cênicos e culturais.

Caicó receberá o Encontro de 01 a 03 de agosto, com intervenções urbanas, palestra e espetáculos de dança, no Centro Cultural Adjunto Dias. Já a partir do dia 04, o evento acontece em Mossoró com oficinas, intervenções e espetáculos, seguindo até o dia 09 de agosto. Paralelamente, o festival acontecerá em Pipa, Natal e São Gonçalo do Amarante com programações diversas.
Dentre as atrações nacionais e expoentes da dança, estão a Quasar Cia. De Dança (GO), Rosa Antuña (MG), Camaleão Grupo de Dança (MG), Ivaldo Mendonça (PE), Mimulus Cia. De Dança (MG), Viladança (BA), Lamira (TO), Meia Ponta Cia. De Dança (MG), Paulo Azevedo (RJ), além de companhias locais e, as bailarinas potiguares Erika Rosendo e Ana Elisa, em carreira independente fora do estado, convidadas para apresentação novamente em solo norte-rio-grandense.

“Capacitar o cenário para a difusão cultural, popularizando a dança como expressão artística e tornando-a tradicional é o intuito do 6º Encontro Nacional de Dança Contemporânea que pretende criar uma intimidade desse segmento artístico para aproximar não apenas os praticantes da dança, mas fundamentalmente à plateia, nossos maiores parceiros na construção desse pensamento”, explica a coordenadora geral, Diana Fontes.

A união de três festivais importantes nos meses de julho e agosto de 2014 tecem a RENDA – Rede Nordeste de Dança, que unem o estado de Pernambuco, a Paraíba  e o Rio Grande do Norte, com o incentivo do Ministério da Cultura e o patrocínio do Boticário na Dança. A ação coletiva reúne a Mostra Brasileira de Dança, promovendo um corredor cultural e integrando artistas, programadores e produtores de âmbito local e nacional. Sob o patrocínio da COSERN/Grupo Neoenergia e Unimed Natal, além do Governo do Estado e a Prefeitura do Natal, através do incentivo da Lei Câmara Cascudo e do Programa Djalma Maranhão.

Informações:

Oficinas e espetáculos gratuitos ou com doações de alimentos não perecíveis.
(A arrecadação será destinada ao projeto Mesa Brasil SESC);

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro duas horas antes das apresentações;

Para as oficinas, é necessário realizar a inscrição gratuita. Informações disponíveis no site www.encontrodedanca.com

Senadora Ivonete recebe visita do deputado João Maia

O deputado federal João Maia (PR) e a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, visitaram, nesta quarta-feira (16), a senadora Ivonete Dantas (PMDB), em Brasília. Ivanildinho, filho da parlamentar, também estava presente no encontro.

Além das tradicionais discussões políticas, João Maia e Shirley Targino saudaram Ivonete pelo restabelecimento de sua saúde e alta hospitalar, do Sírio Libanês. “Fiquei muito feliz com a visita de Shirley e de João, que também me deram muita força durante o período em que fiquei tratando da minha saúde”, destacou a senadora do PMDB.

Amaro Sales: Mais RN vai tirar Estado da "era do achismo e entrar na história do planejamento"


O projeto Mais RN pretende incluir na cultura administrativa potiguar a importância do planejamento. É este o objetivo do programa que será lançado nesta sexta-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), a partir das 9 horas.

Em entrevista a 96 FM na manhã desta quinta-feira (17), o presidente da instituição, o empresário Amaro Sales, abordou alguns dos temas que estarão no levantamento. “Vamos sair da era do achismo e entrar na história do planejamento”, disse.

Em linhas gerais, o Mais RN deverá se transformar no maior banco de dados da economia potiguar. Todo o estudo ficará disponível aos interessados em um portal online e os números serão atualizados permanentemente pela própria Fiern.

Idealizador do projeto, o ex-secretário Rogério Marinho também destacou a importância de se investir em planejamento. “Sem pensar previamente no futuro, nosso Estado jamais atingirá todo o seu potencial. Precisamos tomar o Mais RN como um ponto de partida, para que possamos transformar a economia do RN.

Amaro Sales, que agradeceu a Rogério Marinho por seu empenho na entrevista concedida a 96 FM, enfatizou que o projeto não pode ser tratado como uma “fórmula salvadora”, mas deverá “trazer um rumo, uma bússola para o destino do Estado” pelos próximos 20 anos.

Segundo o empresário, o Mais RN incluirá estudos sobre o turismo, mineração e energia eólica. Também estará presente dados demonstrando a importância do incentivo fiscal para a atração de novos voos no Aeroporto Aluizio Alves. 

Assessoria de imprensa - Rogério Marinho
Danilo Sá
Carolina Souza 

Vivaldo Costa prestigiou abertura da Festa de Santana de Caicó ao lado da senadorável Wilma de Faria

Teve inicio nesta quinta-feira (17) a abertura oficial de mais uma Festa de Santana de Caicó. O deputado Vivaldo Costa (PROS), como faz tradicionalmente, participou da procissão que percorreu as principais ruas da cidade e marcou o inicio dos festejos. 
O parlamentar estava acompanhado da senadorável Wilma de Faria, dos vereadores Alisson Jackson, Alex Dantas e do ex-prefeito Bibi Costa.

“Estamos aqui para agradecer a Deus e a Santana Gloriosa, pelo dom da vida. Através desta unidade estamos vivos e com saúde em mais uma festa. Quero saudar meus conterrâneos de Caicó e do Seridó, que se irmanam para celebrar a festa da nossa Mãe Santana”, disse Vivaldo.

Durante a cerimônia que aconteceu no largo da catedral, Vivaldo também encontrou a governadora Rosalba Ciarlini, deputada federal Zenaide Maia e o prefeito de Ipueira Paulo Brito.



Assessoria de Comunicação do Deputado Vivaldo Costa
Ismael Medeiros

Campo Redondo é destaque na 8ª edição dos Jogos Escolares do RN

A cidade de Campo Redondo está participando da 8ª edição regional dos Jogos Escolares do Rio Grand do Norte (JERN’S), em Santa Cruz. 

São muitas as medalhas já conquistadas. Os JERNS é considerado o maior evento esportivo estudantil do país e vai ate o dia 22 de julho. Os campeões participarão da fase final que acontecerá em Natal no mês de outubro.
Alunos de várias escolas da rede municipal de Campo Redondo estão se destacando em todas as categorias. Dentro do evento esportivo a administração tem dado total apoio aos jovens desportistas. 

Nossos atletas estão mostrando que são mais que meros participantes, são ouro, prata e bronze! Estamos orgulhosos da participação de todos”, contou a secretária de educação Simone Cortez. Por Assessoria de imprensa 

Vitória perde para o Cruzeiro e permanece na zona de rebaixamento

   

Ricardo Goulart e Moreno - Cruzeiro -  (Foto: Troy Taormina/Light Press)

O Vitória até tentou, depois da intertemporada, mostrar uma postura diferente dentro de campo. No entanto, não conseguiu superar o Cruzeiro em pleno Mineirão e foi derrotado por 3 a 1 na primeira partida do retorno do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (17). 
Enquanto o Leão se mantém na zona de rebaixamento com 7 pontos ganhos em 10 jogos, o Cruzeiro se distancia do São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro.