Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Cunha diz que nem mais 10 ministérios resolveriam os problemas com o PMDB

CUNHA 77777
Num instante em que Dilma Rousseff afirma que não cogita fazer uma reforma ministerial, o peemedebista Eduardo Cunha desdenha: “Se der mais dez ministérios para o PMDB, o problema vai continuar igual”. Segundo o presidente da Câmara, a dificuldade de relacionamento do seu partido com o PT e o governo não decorre da distribuição de cargos, mas da ausência de compartilhamento das decisões.
“O partido gostaria de participar mais, discutindo tudo aquilo que precisa acontecer previamente”, afirmou. “O PMDB nunca participou disso. Ainda por cima teve que acompanhar um processo em que o governo ajudou a patrocinar um partido fictício [O PL, organizado por Gilberto Kassab] com o objetivo de nos enfraquecer.”
Eduardo Cunha fez essas declarações numa entrevista que concedeu ao diário paranaense ‘Gazeta do Povo’. Falou para um jornal do Paraná porque amanhecerá nesta sexta-feira em Curitiba, capital do Estado. Vai inaugurar na cidade um programa de viagens que o levará às 27 unidades da federação até 2016. Chama-se ‘Câmara Itinerante’.

Inadmissível, diz papa sobre a pena de morte

Papa Francisco condena também a pena de morte / OSSERVATORE ROMANO / AFP
Papa Francisco condena também a pena de morte / OSSERVATORE ROMANO / AFP
O papa Francisco afirmou que a pena de morte é “inadmissível” e que representa uma “falência” do Estado de Direito. A declaração foi feita à Comissão Internacional Contra a Pena de Morte, recebida no Vaticano nesta sexta-feira.  “Representa a falência porque obriga a morte em nome da justiça”, criticou o líder da Igreja Católica, ressaltando que a “justiça humana é, entre outras coisas, imperfeita e pode errar”.
E prosseguiu: “em toda a história, houve debates sobre os mecanismos para matar que reduzem a agonia e o sofrimento do condenado, mas a verdade é que não existe um modo humano para matar alguém”. De acordo com Francisco, as condenações à prisão perpétua também podem ser consideradas um tipo de pena de morte, já que “impedem a projeção de um futuro”.  “Pode ser considerada uma pena de morte escondida, pois não priva a pessoa apenas de sua liberdade, e sim, da esperança também”, disse o papa.

Estudante que estava desaparecido em JP é encontrado morto em pousada

Divulgação
Philippe Luiz é concluinte do curso de Letras
O estudante Philippe Luiz Barbosa Magalhães Cavalcante, de 24 anos, concluinte do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal da Paraíba, após ficar desaparecido desde o fim da tarde dessa quarta-feira (18), foi encontrado morto em uma pousada da Capital. As causas da morte ainda eram desconhecidas.

Segundo Marcello Magalhães, primo do jovem, o desaparecido passou a tarde da quarta em casa. “Ele conversou comigo pela internet e saiu para buscar os pais, que trabalham na UFPB”, contou.

De acordo com o parente, ao retornar para casa com os pais, no bairro do Cristo Redentor, Zona Oeste da Capital, o jovem lembrou, a partir de conversa com a mãe, que tinha questões relativas à monografia para resolver na UFPB. Ele deixou os pais e seguiu para a instituição. Essa foi a última vez que os parentes o viram com vida. O caso foi registrado pela polícia nesta quinta-feira (19).

O Portal Correio informou que na universidade, ninguém afirmou ter visto o jovem. Ele dirigia um carro EcoSport de cor preta e o celular dele só dava sinal de desligado desde que desapareceu.

Grupo suspeito de tráfico de drogas é preso no Agreste do estado

Divulgação
Material apreendido pela Polícia Civil de Ingá
Três pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (20) suspeitas de atuar no tráfico de drogas na cidade de Ingá (Agreste do estado, a 95 km de João Pessoa). Todos os suspeitos são homens e maiores de idade. A operação, intitulada Fora da Linha, foi deflagrada pela Polícia Civil nas primeiras horas desta sexta e contou com a participação de cerca de 50 policiais. A ação foi coordenada pelo delegado Valdélio Lobo.
De acordo com o delegado seccional Hugo Helder, a operação teve como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão. Durante os trabalhos, três pessoas foram pegas em flagrante. Junto com o grupo, foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma espingarda e um revólver, maconha, crack e uma grande quantidade de material usado para embalar drogas.
A suspeita é de que um dos suspeitos também esteja envolvido em homicídios registrados na cidade de Ingá. 

Jovem é preso suspeito de praticar pelo menos 12 homicídios na PB e PE

Divulgação
Delegacia de Alhandra
Um jovem de 24 anos foi preso na noite dessa quinta-feira (19) suspeito de praticar pelo menos 12 homicídios no Litoral Sul da Paraíba e no estado de Pernambuco. A prisão aconteceu por volta das 23h, no município de Abreu e Lima, em Pernambuco.
De acordo com informações da Polícia Militar ao Portal Correio, a prisão aconteceu por força de mandado de prisão expedido pela comarca de Pedras de Fogo (Litoral Sul do estado, a 42 km de João Pessoa). Participaram da operação de prisão policiais militares paraibanos, do serviço de Inteligência e policiais civis da Delegacia Seccional de Alhandra, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco.
O delegado seccional de Alhandra, Aneilton Castro, e o comandante de Polícia Militar da área, capitão Kelton Pontes, concedem entrevista coletiva às 10h desta sexta-feira (20) para dar detalhes das investigações e do trabalho integrado que levaram à prisão do suspeito. 

quinta-feira, 19 de março de 2015

TV Cidade Interativa dará cobertura a festa de lançamento do DVD do Forró do Amasso e festa de reabertura do Campal da Barra


A TV Cidade Interativa estará iniciando sua cobertura nos eventos sociais e baladas em Caicó, na sexta-feira, dia 27 de março.

No Clube Corintians, haverá a festa de lançamento do DVD da banda Forró do Amasso com a participação da banda Circuito Musical e Guga Playboy

A cobertura dos agitos sociais terá a participação do repórter Luciélio Henrique, imagens de Francisco Morais, produção e supervisão de Paulo Júnior.

Já no sábado, dia 28, a TV Cidade Interativa, a TV mais popular do RN estará cobrindo a volta do Forró no Campal da Barra, com o FORRÓ NO SÍTIO. A festa começa às 21 horas e promete reunir um grande público e já está bastante badalada nas redes sociais, nas comunidades rurais e em todo o Seridó.


A animação será da banda Ferro na Boneca e ainda Roberto Vaneirão, Robson Carneiro e Forró É Bom Demais com as cantoras Suênia Monteiro e Thaisinha.


Acidente em local conhecido como 'Curva da Morte' termina com mulher degolada, na PB

Reprodução/ Diamante on line
Acidente deixou mulher morta
Uma mulher morreu degolada em um acidente no local conhecido 'Curva da Morte', na rodovia PB-386, no município de Diamante, no Vale do Piancó, a 450 quilômetros de João Pessoa. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (19).

A chamada 'Curva da Morte' fica a 2 km do município de Diamante. O motorista do Fiat Uno teria perdido o controle do veículo ao passar pela curva e capotou diversas vezes até cair no açude Queiroz, às margens da estrada. A vítima, identificada como Luisa Leite Sampaio, de 60 anos, teria morrido ao tentar sair. Ela teria colocado a cabeça para fora do carro, que afundou rapidamente e acabou degolando-a.

De acordo com informações da Companhia de Polícia do município de Conceição, além da mulher, viajavam o marido dela, Antônio Guimarães Leite, e o filho do casal de 12 anos. Os dois não tiveram ferimentos graves e foram levados para o Hospital de Itaporanga. 

O Portal Correio informou o corpo da mulher foi levado para a Gerência de Odontologia e Medicina Legal (Gemol), no município de Patos, também no Sertão.

Sargento da PM morre após bater moto em táxi e sofrer pancada na cabeça, em Campina

Reprodução/Instagram/MofiCorreio
Sargento Raley, morto no acidente
O terceiro sargento Raley Ferreira da Silva, da Polícia Militar em Campina Grande, morreu no início da tarde desta quinta-feira (19), depois de bater na lateral de um táxi, perder o controle da moto em que estava e sofrer uma forte pancada na cabeça em um poste. O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Nilo Peçanha e Getúlio Vargas, no bairro da Prata.

O sargento teria saído do setor administrativo do 10º Batalhão da Polícia Militar, onde trabalhava, para almoçar.
As primeiras informações da perícia são de que os veículos envolvidos no acidente estariam na mesma mão de condução, quando o taxista teria feito uma manobra para entrar em uma rua e a vítima acabou batendo na lateral do táxi. O sargento teria perdido o controle da moto e batido com a cabeça em um poste.

Uma equipe do Samu foi deslocada ao local para socorrer o sargento, mas a vítima já havia morrido.

O Portal Correio informou que o taxista foi levado para prestar depoimento na Central de Polícia. De acordo com o major Gilberto Felipe da Silva, da assessoria de comunicação da PM, a suspeita é de que o sargento tenha quebrado o pescoço ao bater no poste, mas a confirmação só pode ser feita pelo Instituto Médico Legal (IML) de Campina Grande.

Mulher é assassinada a tiros na orla do Cabo Branco, em João Pessoa; ninguém foi preso

Reprodução/Instagram/Emerson Machado
Vítima morreu a caminho do hospital
Uma mulher de 23 anos foi assassinada a tiros nas imediações da Barreira do Cabo Branco, na tarde desta quinta-feira (19), em João Pessoa. Até o começo da noite, ninguém havia sido preso.

De acordo com a polícia, a vítima teria sido abordada por uma dupla em uma moto que efetuou três tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado por pessoas que estava próximas ao local, mas ela morreu a caminho do Hospital de Trauma da Capital.

O Portal Correio informou que a PM está fazendo buscas para tentar localizar os suspeitos e descobrir a motivação do crime, mas até o começo da noite desta quinta (19), ninguém havia sido preso.

Este é segundo homicídio no Cabo Branco em menos de uma semana. Na sexta-feira (13), um jovem de 18 anos foi assassinado na praia daquele bairro, considerado área nobre da Capital.

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte e SENAR/RN entregam certificados de conclusão do curso de Produtor(a) de Derivados do Leite‏

ImageProxyNa noite de ontem (18), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte e o SENAR/RN promoveram a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Produtor(a) de Derivados do Leite a 29 alunos do município. Além dos concluintes e da equipe técnica do Programa Acessuas Trabalho, a solenidade contou com a participação de secretários municipais e de representantes do SENAR/RN.
O curso, oferecido gratuitamente através do Pronatec, tem o objetivo de formar profissionais com capacidade técnica de receber a matéria-prima, entender os benefícios do leite e executar processos de industrialização dos derivados em suas diversas etapas, respeitando procedimentos e normas de conservação e controle de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

Rogério assume coordenação da bancada do PSDB na Comissão de Educação

Foto: Alexssandro Loyola
Foto: Alexssandro Loyola
O PSDB oficializou a indicação do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido no Rio Grande do Norte, como coordenador da bancada tucana na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Com isso, o parlamentar potiguar terá o dever de ser um dos líderes da oposição neste setor. Ao todo, são nove tucanos nesta comissão.
Esta não é a primeira vez que Rogério ocupa a função, também desempenhada por ele entre 2010 e 2012. Agora, o deputado espera atender aos anseios da população brasileira, fiscalizando os atos e equívocos do governo do PT em relação ao sistema púbico de ensino do país.

Casa do Empresário buscará da Cosern informações sobre condições da subestação de Caicó‏

IMG_4379Em reunião na noite desta quarta-feira (18), a advogada Marliete Dantas, assessora jurídica da Casa do Empresário, prestou esclarecimentos sobre quais ações judiciais podem ser promovidas por aquelas empresas que se sentiram prejudicadas com o apagão ocorrido em Caicó no último dia 10 de março.
A interrupção do fornecimento de energia por 17 horas trouxe inúmeros prejuízos para as empresas caicoenses, desde a impossibilidade de funcionamento dos estabelecimentos e de emitir notas fiscais eletrônicas, até o dano a mercadorias.
“Orientamos os empresários sobre como proceder com a ação judicial, destacando principalmente a necessidade de produzir provas para embasar a demanda”, destacou Marliete. Segundo a advogada, o empresário pode, por exemplo, mostrar quanto deixou de faturar no dia do apagão, apresentando comparativos com dias anteriores.
“Foi um dia de trabalho perdido, onde o funcionário ficou a disposição das nossas empresas, pois não se sabia que horas a energia voltaria”, criticou Dênio Alves, presidente da ACISC – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó.
A reunião na Casa do Empresário também definiu que as entidades empresariais solicitarão da COSERN informações concretas sobre o acontecimento. “Queremos saber quais as condições técnicas da subestação de Caicó e se estamos suscetível a um novo apagão”, ressaltou Dênio.

Deputada Zenaide Maia é eleita primeiro vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Benito Gama e a Deputada Zenaide MaiaA deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) assumiu mais uma importante missão na Câmara Federal, na tarde desta quarta-feira (18). A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência escolheu a deputada Zenaide Maia para o cargo de Primeiro Vice-presidente. O nome da deputada foi eleito através de votação, com 15 votos.
Para Zenaide Maia, a escolha do seu nome para uma comissão tão importante aumenta seu compromisso como parlamentar. “Fico muito contente com o reconhecimento do meu nome pelos colegas deputadas e deputados. O cargo aumenta ainda mais a minha responsabilidade, uma vez que sou titular da Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão esta de muita importância para o Brasil e, em especial, para a sociedade brasileira. Também foi indicada para compor, como suplente, a Comissão de Educação e, recentemente, fui indicada pelo meu partido para compor a Comissão Especial que vai tratar do PACTO FEDERATIVO”, concluiu a deputada Zenaide Maia.

Rogério Marinho: “Nada é mais falso do que lema ‘Brasil, uma Pátria Educadora'”

Rogério na Comissão de EducaçãoA crise do sistema de ensino brasileiro é o tema do novo artigo assinado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB). Dessa vez, o parlamentar critica o slogan escolhido por Dilma Rousseff para o seu novo mandato. “Nada é mais falso do que o lema proposta pela Presidente da República para o seu segundo governo. Infelizmente, o Brasil não é uma pátria educadora”. Confira abaixo, na íntegra:

Mãe de 12 filhos aflita com a falta de comida para alimentar os menores em São Fernando

F.ESTA-DO-PEAO...................................................................................2-620x349Com 12 filhos para criar e separada do marido, uma mãe da cidade de Família de São Fernando, próximo de Caicó, pede ajuda para não ver os filhos passando fome.
Nas redes sociais ha uma campanha solidária do GRUPO SOS SERIDÓ, idealizado pela pessoa de Cleiton Leiteo qual fez um vídeo explicando a situação pela qual se encontra a família, e para quem quiser assistir, é só clicar aqui… (Fabebook).
Número de calçados: Das meninas! 7 anos número 29-30 – 6 anos! 29-30 – 2 anos número 20- Três anos Número 22 – 12 anos- Numero 32! 9 anos número 29 -30- 14 anos número 33 34- 15 anos número 33 34- 17 anos! 29 30- Agora os dos meninos 10 anos 31-32- 11- anos número 33-34 cinco anos 26.
Fonte: Blog Jair Sampaio

Fátima Bezerra defende reforma política com ampla participação da sociedade

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A senadora Fátima Bezerra (PT- RN) defendeu, em Plenário, nesta quarta-feira (18), uma reforma política democrática, que atenda aos anseios dos principais movimentos sociais da sociedade. 

Fátima destacou campanha encabeçada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Ordem dos Advogados do Brasil , em conjunto com diversas entidades da sociedade civil, que já recolheu meio milhão de assinaturas em defesa de um projeto de lei de iniciativa popular para efetivar uma reforma política de qualidade no país.

Felipe Maia diz que Comissão de Segurança Pública se reunirá em Natal‏

Felipe Maia por Sidney Lins JrA Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados vai promover encontros regionais em todo o país para traçar o perfil da violência e apresentar soluções ao problema crescente em todo o país.
Seguindo sugestão do deputado federal Felipe Maia (DEM), diante dos acontecimentos recentes no Rio Grande do Norte, com rebeliões em presídios do estado, a primeira reunião será realizada na capital potiguar. De acordo com o parlamentar, a intenção é reunir as assembleias legislativas e os secretários de segurança pública de todo o Nordeste, para conhecer os projetos e as particularidades de cada estado e elaborar uma pauta de providências que envolva governo federal, Congresso Nacional e governos estaduais.
“A comissão realizará encontros regionalizados com secretários de segurança pública para tirar uma radiografia da violência na região, buscando as peculiaridades de cada estado e apresentar alternativas ao problema da criminalidade. E diante das rebeliões e dos momentos de tensão vividos pelos norte-riograndenses apresentei a sugestão de iniciarmos essas visitas pelo RN. Com o diagnóstico dos estados vamos elaborar propostas envolvendo os Poderes federais e estaduais para garantir a segurança do povo do RN e do Brasil”, disse o deputado.

Arquivo da TV Assembleia será disponibilizado em ‘nuvem’

0547b8c1-afa0-4af3-b367-892687525779
Crédito da foto: Assessoria de imprensa 
Todo o arquivo da TV Assembleia, a primeira emissora legislativa estadual do Norte/Nordeste, será transferido para o sistema de computação em nuvem, considerado mais seguro e que permitirá, em breve, o acesso do público para pesquisas e downloads. O arquivo, com cerca de dez mil horas, reúne toda a produção da emissora desde sua fundação em 2003 e, por extensão, todo o histórico de atividades da Assembleia Legislativa durante esse período.
A transferência de todo o arquivo, reunido em DVDs, terá início até o final de março e será precedido de adequação física e integração das redes de computadores da Assembleia Legislativa e da TV Assembleia.

Campo Redondo irá celebrar 52 anos de Emancipação com Programação Cultural‏

53 anos Campo Redondo[4]A cidade de Campo Redondo irá celebrar seus 52 anos de Emancipação Política. Com muitas comemorações a administração anunciou a programação que vai desde missa, culto, apresentações cultural, até torneios esportivos e Ação de Cidadania.

Nomeados membros das comissões permanentes

_DSC0493
Crédito da foto: Eduardo Maia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) leu em plenário, na sessão plenária desta quarta-feira (18), o ato de nomeação dos integrantes titulares e suplentes das oito comissões temáticas da Casa para o exercício de 2015.

De acordo com o ato, na próxima terça feira (24), as comissões vão se reunir eleger presidentes e vice-presidentes de cada uma delas. As comissões ficaram assim constituídas.

Projeto de Souza obriga unidades de saúde a fixarem escala de médicos

bd62a7ab-f2de-40eb-923d-aa97bc4151c7
População verá escala de plantonistas na recepção
Por conta das constantes reclamações sobre o mau atendimento na rede pública de saúde, o deputado Souza Neto (PHS) apresentou Projeto de Lei que obriga as unidades de saúde a fixarem diariamente a escala de plantão contendo os nomes dos médicos identificados pela especialidade.
“A falta de médicos, o acúmulo de plantões nos hospitais e a impunidade por falta de fiscalização agravam o problema na rede de saúde pública. Precisamos moralizar essa questão, pois quando tornamos pública a escala do plantão, automaticamente está criado um importante mecanismo de fiscalização e cobrança por parte dos usuários”, afirmou Souza na sessão plenária desta quarta-feira (18).
De acordo com o projeto do deputado, a escala deverá ser fixada em local de fácil visualização, preferencialmente na recepção.

Ezequiel propõe a instalação de bloqueadores de sinal de celular nos presídios

_DSC0493Preocupado com a crise no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) apresentou nesta quarta-feira (18) um Projeto de Lei que propõe às empresas operadoras do Serviço Móvel que instalem equipamentos tecnológicos para identificar e bloquear sinais de telecomunicações nos estabelecimentos penais do Estado.

Objetivo é impedir a comunicação por telefones móveis nos presídios, evitando a articulação criminosa dos detentos. “O uso proibido de telefones celulares por detentos dentro dos presídios facilita a articulação criminosas que ocorre dentro das unidades, colocando a sociedade em risco”, disse Ezequiel Ferreira.

O presidente da Casa lembra as rebeliões que têm acontecido no estado, com ações criminosas nas ruas da cidade, registro de incêndio a ônibus, atentados a autoridades, além de assaltos e homicídios. “Com a aprovação desta lei, haverá uma importante colaboração para a Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, visto que acabará com as articulações existentes entre as quadrilhas que agem no cometimento de crimes, com a participação de integrantes que estão encarcerados no Sistema Penitenciário, utilizando aparelhos celulares para tais articulações”, destacou o parlamentar.

Jornalismo tendencioso ameaça sobrevivência do sistema Globo

Globo caminha para a quebra. Se isso acontecer será culpa quase exclusiva de seu Departamento de Jornalismo. É que se alguém quiser se aproveitar da situação para comprar aGlobo encontrará a seu favor o mais arrogante, mais pretensioso, mais insolente grupo de “formadores de opinião” como nunca se viu antes na história deste país, e com poderes ilimitados. Isso porque os donos são ausentes ou incompetentes, e nada trava a libertinagem televisiva e jornalística que se enfia goela baixo do cidadão daqui e do exterior, todos os dias, num exercício jamais observado de manipulação política pela via da emoção.

Sonia Abrão negocia renovação de contrato com a RedeTV!

Sonia Abrão comanda o "A Tarde é Sua"
Sonia Abrão comanda o “A Tarde é Sua”

Desde 2006 no comando do “A Tarde é Sua”, Sonia Abrão é uma das campeãs de audiência daRedeTV! e vê seu atual contrato com a emissora se aproximar do fim. De acordo, porém, com a colunista Keila Jimenez, o canal paulista manifestou o interesse de renovar o vínculo da jornalista e as partes já estão negociando acerca do assunto. 

Atualmente, o programa de Sonia é produzido de forma independente, em estúdios próprios. A atração costuma herdar índices próximos a zero do “teleculto” que a antecede e chega a alcançar picos de 4 pontos ao longo de sua exibição.

6ª Fórum de Turismo do RN conta com participação do Probec

Cidinha, Ligia Limeira, Gisele Moura e Edu
O Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec está presente na Feira dos Municípios e no 6ª Fórum de Turismo do RN, que acontece nesta quinta e sexta, no Centro de Convenções de Natal. Através do estande do Probec, as ações do programa estão expostas, com a participação dos mascotes Edu e Cidinha. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer como Probec funciona, as cartilhas e todo o material educativo.
O Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, idealizadores do Probec, entendem que o segmento do turismo é um dos mais importantes para o Estado e para conscientização da educação cidadã. Na manhã desta quinta-feira, Ligia Limeira esteve no estande e conversou com muitos visitantes interessados. A secretária de Turismo, de São Gonçalo do Amarante, Gisele Moura, esteve visitando o estande. São Gonçalo, juntamente com Parnamirim, Galinhos e Assú, são municípios que já aderiram ao Probec.
O Probec é um programa pioneiro em todo Brasil. Para ter mais informações acesse:www.setembrocidadão.com.br

Ministros do Trabalho e da Previdência admitem mudanças em MPs do ajuste fiscal

MINISTROS 555555
Diante da reação negativa de centrais sindicais e de parlamentares, o governo admite acatar mudanças nas duas medidas provisórias (MPs) de ajuste fiscal para vê-las aprovadas no Congresso. Editadas no final do ano passado, as MPs 664/2014 e665/2014 restringem benefícios trabalhistas e previdenciários.
Em audiência nesta quinta-feira (19) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa  do Senado (CDH), os ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas reiteraram que as MPs664/2014 e 665/2014 não subtraem o direito dos trabalhadores, mas adequam as regras trabalhistas e previdenciárias a uma nova realidade do país.
A Agência Senado informou que essa realidade inclui uma população em processo de envelhecimento, o que representa um desafio para o governo preservar a sustentabilidade da Previdência social no futuro. Foi o que apontou o ministro Carlos Eduardo Gabas. Ele observou, por exemplo, que só nos últimos 10 anos a expectativa de vida média do brasileiro cresceu mais de 4 anos.

Prefeitura de Caicó esclarece atraso na entrega dos carnês de IPTU 2015

A Prefeitura de Caicó, por maio da Secretaria de Tributação e Finanças, esclarece a todos os contribuintes os motivos pelo atraso na entrega dos carnês referente ao Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
De acordo com a Secretária Marleide Carvalho, o atraso aconteceu porque a empresa vencedora da licitação alegou problemas técnicos e assinou a desistência quase 30 dias depois que foi qualificada para a realização do serviço. Após a confirmação da desistência da primeira empresa, a Prefeitura convocou os outros participantes da licitação onde apenas um deles compareceu e precisou de tempo para realizar a confecção dos carnês.
Marleide recebeu a confirmação da empresa que segunda-feira(23) todos os carnês estarão confeccionados e já na próxima semana começarão a ser entregues nas residências. Para evitar constrangimento aos contribuintes a Prefeitura prorrogou até o dia 30 de Abril a data de pagamento da primeira parcela ou parcela única.  As demais cotas deverão ser pagas nos dias; 2ª Cota: 29/05, 3ª Cota: 30/06, 4ª Cota: 31/07. Os boletos do IPTU também estão disponíveis no site da Prefeitura de Caicó http://caico.rn.gov.br/ e já com as datas alteradas.

Não tem reforma ministerial, diz Dilma após saída de Cid Gomes

DILMA 1010A presidente Dilma Rousseff (PT) negou que esteja fazendo uma reforma ministerial e declarou que a saída de Cid Gomes do Ministério da Educação é uma alteração pontual.  “Não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você a alterar, como foi o caso da Educação”, disse em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Ela afirmou ainda que trocar ministros não resolve os problemas. Segundo a presidente, a solução é adotar medidas como o diálogo com todos. Sobre o sucessor de Cid Gomes, a presidente da República afirmou que vai escolher o substituto o mais rápido possível. Ela disse que será uma pessoa “boa” para a área, independentemente de partido político.
As declarações de Dilma foram feitas um dia depois da saída de Cid Gomes do cargo. O ex-ministro teve um bate-boca no plenário do Congresso Nacional, o que provocou um mal-estar com parlamentares da base governista.

Renato Duque mantém silêncio na CPI da Petrobras

Duque disse que seguiria instruções de seus advogados / Pedro Ladeira/Folhapress
Duque disse que seguiria instruções de seus advogados / Pedro Ladeira/Folhapress
Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, chegou com uma hora de atraso à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o esquema de corrupção na estatal e afirmou que “seguindo instruções técnicas” se manterá em silêncio durante a sessão.
“Tenho certeza que existe uma hora de falar e uma hora de calar e está é a hora de calar. Eu estou sendo acusado e preso e por este motivo estou usando o meu direito constitucional”, disse Renato Duque.
O ex-diretor informou que não responderá a nenhuma pergunta. Ainda assim, os deputados que fazem parte da comissão, decidiram manter os questionamentos para que conste em ata.

Flamengo terá arena própria para 40 mil torcedores

 Atualmente o estádio da Gávea é utilizado pelos profissionais para treinamento
Atualmente o estádio da Gávea é utilizado pelos profissionais para treinamento
O Flamengo vai ter uma nova casa. A diretoria rubro-negra pretende construir um novo estádio com capacidade para 40 mil torcedores. 
A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, nesta quarta-feira. A ideia é ambiciosa e prevê que fique pronta antes do fechamento do Maracanã e do Engenhão para as obras do Rio 2016, ou seja, um pouco mais de um ano.
O  clube carioca, inclusive, já teria informado o governo desse projeto e destacou que lembra o novo estádio do Palmeiras construído também em uma pequena área.

quarta-feira, 18 de março de 2015

PT vai ao CNJ contra Gilmar pelo fim do financiamento empresarial

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) informou que vai ingressar nesta quarta-feira (18) com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por, 'sem explicação razoável', descumprir os prazos jurisdicionais.


Agência Câmara
Representação será feita nesta quarta (18) pelo deputado baiano Jorge SollaRepresentação será feita nesta quarta (18) pelo deputado baiano Jorge Solla
“Não podemos esquecer que Gilmar Mendes está quase um ano segurando processo que está com vitória de 6 a 1 e poria fim ao financiamento empresarial de campanha. Não é possível que ele vai esperar abril chegar para a gente levar um bolo com uma vela para Gilmar Mendes assoprar”, afirmou o deputado baiano.

Desde 2 de abril de 2014 Gilmar Mendes trava o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesta terça-feira (17), Mendes afirmou que não pretende devolver o processo.

"Isso é matéria do Congresso por excelência. Alguém já imaginou o Supremo definindo qual vai ser o sistema eleitoral: se vai ser um sistema misto, se vai ser um sistema majoritário? A partir daí é que se define como é que vai ser financiamento", alega Gilmar Mendes.

O julgamento começou em dezembro de 2013 e já possui seis votos favoráveis contra um. Mas Mendes, desde abril do ano passado, pediu vistas do processo e interrompeu a tramitação da Adin. Pelo Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, o prazo de devolução das ações ao plenário é de duas sessões.

O deputado Jorge Solla cobra sanções administrativas previstas na Constituição Federal contra o magistrado que, 'sem explicação razoável', descumpriu os prazos jurisdicionais.

Dilma lança pacote anticorrupção

DILMA HOJE PACOTE 2
A presidenta Dilma Rousseff apresentou hoje (18), no Palácio do Planalto, o pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional. O documento foi entregue ontem ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.
O conjunto de medidas busca combater a corrupção no país e acelerar os processos de investigação de irregularidades cometidas no setor público. Entre as propostas, está a criação do crime de caixa 2 e enriquecimento ilícito, além da elaboração de projeto de lei de ficha limpa para todos os servidores públicos. A iniciativa foi uma promessa feita pela presidenta ainda durante a campanha e reafirmada no ato de posse. No pronunciamento desta quarta-feira, que durou aproximadamente 25 minutos, Dilma explicou ponto a ponto as novas medidas e afirmou que a ação é, na verdade, uma continuidade do que já vem sendo realizado para coibir atos ilícitos no país.
Ela citou como exemplo o fortalecimento e a autonomia dada à Polícia Federal e ao Ministério Público, a Lei de Transparência e o status de ministério concedido à Controladoria-Geral da União (CGU). Ao final do discurso, a presidenta ressaltou que a fiscalização intensificada em seu governo acaba evidenciando os casos de corrupção para a sociedade. “Eu tenho certeza que todos os brasileiros de boa fé, mesmo aqueles que não votaram em mim, sabem que a corrupção no Brasil não foi inventada recentemente”, afirmou. A diferença, segundo ela, é que agora os casos não são mais “varridos para debaixo do tapete” e que está havendo uma mudança real no enfrentamento do problema.

OAB entrega a Dilma plano de combate à corrupção

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho
O presidente do conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, participou de reunião com a presidenta Dilma Rousseff. O objetivo do encontro foi a entrega do Plano Nacional de Combate à Corrupção, elaborado pela entidade com propostas para coibir a corrupção no Brasil.
Entre as medidas sugeridas, estão o fim do financiamento empresarial de políticos e partidos, a regulamentação da Lei 12.846/2013 (conhecida como Lei Anticorrupção), a priorização dos servidores de carreira e concursados no serviço público, a exigência do cumprimento da Lei de Transparência, proporcionando fácil acesso às informações, e a criminalização do caixa 2 de campanhas eleitorais.
Em conversa com jornalistas ainda no Palácio do Planalto, o presidente da Ordem afirmou que a entidade está cumprindo o seu papel de “ser a voz constitucional do cidadão brasileiro”. “Devemos aproveitar esse momento para mudanças estruturais no Brasil e a OAB tem essa missão, que é a defesa dos valores constitucionais, que significa a defesa da moralidade, da impessoalidade, da legalidade, a defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social”, ressaltou.

PEC garante 50% das vagas para cada gênero nas casas parlamentares

Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)
Mesmo tendo uma mulher presidindo o país, o Brasil está nas piores colocações no ranking mundial de presença feminina no Parlamento. Segundo dados da União Interparlamentar, com sede na Suíça, de 190 países, o Brasil está na centésima décima sexta posição. O que equivale a 9% de cadeiras na Câmara dos Deputados e 13% no Senado.
Para estimular maior participação feminina na política, a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, defende uma PEC, de autoria dela, que determina 50% das vagas para cada gênero nos assentos da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. A matéria determina que após um ano de vigência da lei o percentual será de 30% aumentando em cinco pontos percentuais a cada eleição, até alcançar 50%. Vanessa explica que a bancada feminina e os parlamentares estão em conformidade com a aprovação do projeto.

Datafolha feito no dia seguinte ao ato anti-Dilma mostra 62% de reprovação

O instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (18), os resultados de pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de março, em seguida aos protestos contra o governo do último domingo (15), que concentraram, em sua maioria, eleitores de Aécio. Com cobertura massiva da Globo e outros veículos, as manifestações influenciaram na popularidade da presidenta.
Em fevereiro, o índice de desaprovação ao governo Dilma chegava a 44%. Agora, 62% consideram seu mandato ruim ou péssimo. Apenas 13% o avaliaram como bom ou ótimo e 24%, regular.
A Folha de S. Paulo compara os índices com os piores momentos de outros ex-presidentes. Itamar Franco, por exemplo, teve índice de 12% de aprovação em novembro de 1993, época do escândalo do Orçamento, na Câmara. Fernando Henrique Cardoso conseguiu 13% em setembro de 1999, quando a população sentia os efeitos da desvalorização do Real. Além do próprio Collor na fase pré-impeachment (9%).
Já Lula, mesmo com o caso do mensalão em 2005, não chegou a níveis tão baixos. A pior taxa de aprovação do ex-presidente após a cassação de José Dirceu foi de 28%. E a desaprovação alcançou 29%.
Se a avaliação de Dilma caiu, a do Congresso Nacional seguiu o mesmo caminho. Só 9% consideram ótimo ou bom o desempenho dos deputados e senadores. Para metade da população (50%), a atuação dos congressistas é ruim ou péssima.
De acordo com o Datafolha, a pesquisa foi realizada com 2.842 entrevistados em 172 municípios.

Homem invade Câmara Municipal, fica nu e acaba detido pela PM, na Paraíba

Um homem de 49 anos foi detido na manhã desta terça-feira (17) ao ficar nu dentro da Câmara Municipal de Sousa, no Sertão do estado a 427 km de João Pessoa.
Segundo o major Rômulo Araújo, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, funcionários do legislativo municipal ligaram para o 190 informando sobre o que estava acontecendo.
“Eu fui pessoalmente à Câmara Municipal e encontrei o homem completamente despido. Ele apresentava sintomas de embriaguez e o levei até à Delegacia de Polícia Civil da cidade”, falou o major.
De acordo com o delegado Claudio Bezerra, titular da cidade, será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem vai ser liberado. “Vou interrogá-lo na tarde desta terça. Não colhi o depoimento dele porque o homem está totalmente embriagado. Ele vai responder por ato obsceno em liberdade”, disse ao Portal Correio.

Mais uma jovem é vítima de fotos íntimas vazadas no WhatsApp


Mais um caso lamentável aconteceu nos últimos dias na cidade de Santa Cruz, na região de Sousa, no Sertão.
De acordo com informações, uma jovem teve algumas fotos íntimas divulgadas no aplicativo de rede social, o famoso WhatsApp.

Segundo a Folha do Sertão, as fotos são comprometedoras, o que deixa a jovem que teve o nome preservado em situação de pânico.

Vários usuários do aplicativo já estão de posse das fotos e estão compartilhando as mesmas, o que é ilegal. A Polícia recomenda as pessoas que são vítimas destes crimes que não tirem ou armazenem fotos comprometedoras em seus aparelhos, pois caso os mesmos virem a ser perdidos, a moral da pessoa pode se comprometer.