Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Presidente pode sancionar mudanças na aposentadoria; veja quais são as alterações

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fator previdenciário segue para presidente
Portal Correio lista abaixo as principais mudanças que devem afetar os contribuintes, pouco antes da sanção ou veto da presidente da República, Dilma Rousseff, da nova regra, aprovada pelo Congresso Nacional, que deve estabelecer modificações no fator previdenciário. O prazo para sanção ou veto pela presidente se vence nesta quarta-feira (17).

Atualmente, os trabalhadores precisam obedecer ao cálculo da aposentadoria, criada em 1999, que estabelece a idade de 60 anos para as mulheres e 65 anos de idade para os homens para que seja concedida a aposentadoria.

Além da idade mínima, os trabalhadores que queiram se aposentar também devem ter o tempo mínimo de contribuição de 30 anos, para as mulheres, e 35 anos para os homens. Caso o trabalhador decida se aposentar sem obedecer às demandas o benefício é reduzido em até 50%.

As novas regras, denominadas como sistema 85/95, vão modificar a maneira de se conceder aposentadorias no Brasil. 

Se forem sancionadas pela presidente, a aposentadoria vai ser concedida caso os trabalhadores obedeçam às seguintes regras:
- Para mulheres, a aposentadoria deve ser concedida apenas quando a soma da idade e do tempo de contribuição atinja os 85 anos. Com isso, uma mulher que tenha 60 anos de idade deve ter, necessariamente, um tempo mínimo de contribuição de 25 anos para conseguir se aposentar com o benefício mínimo, sem redução.

- Já os homens devem ter, no mínimo, 95 anos somados, entre idade e tempo de contribuição, para conseguirem a aposentadoria. Com isso, um homem de 65 anos deve ter, necessariamente, um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para se aposentar com o benefício mínimo, sem redução.

Segundo o Congresso, a medida visa flexibilizar a concessão da aposentadoria para as pessoas que começaram a contribuir mais cedo para que não sejam obrigadas a esperar a idade mínima para conseguir o benefício.

O fator previdenciário tem como objetivo retardar a aposentadoria antes dos 60 anos para mulheres e 65 para homens; por isso, o governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo.

A doutora Tabatha Barbosa, advogada da Associação Nacional de Seguridade e Previdência (ANSP), diz que ficará mais flexível a concessão da aposentadoria para as pessoas que começaram a contribuir mais cedo e que não necessitem esperar a idade mínima para desfrutar do benefício. 

“Vale ressaltar que quem não atender aos critérios estabelecidos na mudança do Fator Previdenciário continuará tendo o benefício da aposentadoria reduzido” esclarece a advogada".

SESC/RN valoriza os artistas da terra em projeto musical na Festa de San’Ana

A Banda Bené & Filhos será uma das atrações do Pavilhão de Sant'Ana 

O SESC Seridó será parceiro mais uma vez da Festa de Sant’Ana 2015 e já está organizando, as atrações musicais para o Pavilhão de Sant’Ana. A programação de apresentação dos artistas da terra será divulgada em breve.
O agente cultural do SESC Seridó, Edvânio Santos revelou que no dia 24 de julho, o Grupo Os Novos Incríveis será a atração do pavilhão de Sant’Ana. O Grupo irá apresentar os sucessos do passado, com grandes clássicos da música nacional e internacional, jovem guarda, seresta e o melhor da música romântica.
O Grupo Os Novos Incríveis tem como produtor musical, o baterista Paulo Júnior e também conta com Torocka (tecladista e guitarrista), Cabralzinho e Ney (vocalistas) e terá a estreia de uma cantora.

Comissão mista mantém atuais regras de cálculo do salário mínimo

A redação aprovada, que agora será analisada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado
A redação aprovada, que agora será analisada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado
A Medida Provisória 672/15, que estabelece as regras para reajuste do salário mínimo entre 2016 e 2019, foi aprovada nesta terça-feira (16) na comissão mista de deputados e senadores que analisou a proposta do governo. Os parlamentares aprovaram, em uma rápida votação, o parecer do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que mantém integralmente o texto enviado pelo governo e rejeita todas as 114 emendas apresentadas.
A redação aprovada, que agora será analisada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, determina que o reajuste anual do salário mínimo será baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano anterior, a título de correção inflacionária, acrescido da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada dois anos antes, como aumento real.
Por exemplo: o salário de 2016 será reajustado pelo INPC de 2015 (ano anterior), acrescido da taxa de crescimento real do PIB de 2014 (dois anos antes). No texto da Medida Provisória, também está previsto que os aumentos serão estabelecidos pelo Poder Executivo, anualmente, por decreto.

São João do Comerciário acontece em Natal, Mossoró e Caicó

O evento do Sistema Fecomércio, realizado pelo Sesc RN, propõe a valorização das tradições juninas e a integração entre comerciários
As festas juninas tão tradicionais na região nordeste não poderiam ficar de fora do calendário do Serviço Social do Comércio. Na próxima quarta-feira (17/06), acontece o 1º São João do Comerciário em Natal, com acesso gratuito e aberto ao público, a partir das 17h, no Sesc Centro (Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta).
“No Nordeste brasileiro, os festejos juninos têm uma importância cultural e turística enormes. Neste contexto, buscamos promover este momento de lazer e congraçamento aos comerciários, que são nosso público alvo, como forma de garantir a eles que possam desfrutar do clima típico desta época do ano com uma estrutura aconchegante e digna, além de produtos e serviços de qualidade e a preços subsidiados, que são característicos do trabalho do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz. 
A programação do evento promete não deixar ninguém parado, com as quadrilhas estilizadas (São João e de alunos da Escola Sesc Zona Norte) e improvisada com o público presente que quiser participar. Também teremos: sorteio de balaios, escolha do rei e da rainha do milho, venda de comidas típicas, aula de dança, venda de balaios, trio de sanfoneiros e muito forró pé de serra.
Ainda no clima junino, durante as sextas-feiras de junho, a partir das 12h30, no Sesc Restaurante da Av. Rio Branco, acontece a pescaria junina. São 13 peixes, sendo seis premiados. O ganhador precisa ter habilidade de pescador e uma pitada de sorte.
A animação também é garantida no interior, com as festas no dia 25 (quinta-feira), no Sesc Seridó (Caicó), e no dia 26 (sexta-feira), no Sesc Mossoró. Ambas abertas ao público com acesso gratuito.
Serviço:
O quê? São João do Comerciário (Natal)
Quando?
Natal – 17/06 (quarta-feira) | 17h às 21h30
Caicó – 25/06 (quinta-feira) | 17h às 22h
Mossoró – 26/06 (sexta-feira) | a partir das 19h
Onde?
·Sesc Centro. Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta.
·Sesc Seridó (Caicó). Rua Washington Luiz, nº. 55. Boa Passagem
·Sesc Mossoró. Rua. Dr. João Marcelino, s/n. Nova Betânia.

Presa a suspeita de agredir e cortar cabelo de mulher com faca

Mulher teve cabelo cortado com faca
Mulher teve cabelo cortado com faca
A Polícia Civil prendeu, nessa segunda-feira (15), segundo identificação revelada pela Secretaria de Comunicação do Estado, Nedilane Virgolino de Freitas, de 22 anos. Ela é suspeita de agredir uma mulher em uma praça na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, no mês de janeiro deste ano.
O caso ganhou repercussão após um vídeo com a ocorrência circular nas redes sociais. A gravação mostrava a vítima sendo dominada por duas mulheres. As imagens ganharam repercussão nacional e chocaram porque, além de apanhar, a agredida ainda teve os cabelos cortados com uma faca.
De acordo com o delegado titular de Cabedelo, Ademir Fernandes, assim que a Polícia Civil recebeu as imagens, as mulheres foram identificadas e foram pedidos à Justiça os mandados de prisão temporária contra as duas.
Nedilane Virgolino se apresentou na delegacia acompanhada do advogado nessa segunda. “Nedilane é a mulher que aparece no vídeo cortando o cabelo com a faca. A suspeita resolveu se apresentar após a prisão da cúmplice, conhecida por Cleide Morena, há uma semana, no conjunto Mangabeira, na Capital”, disse o delegado Ademir Fernandes, responsável pelas investigações.
Segundo o Portal Correio, além das agressões consideradas como tortura, o inquérito policial investiga um possível envolvimento no caso de presidiários e adolescentes, suspeitos de participarem de um grupo criminoso na cidade. Nedilane foi ouvida e encaminhada para o Presídio Feminino Júlia Maranhão, onde vai aguardar junto com a outra suspeita do crime pela sentença da Justiça.

Bispo de Caicó fala sobre o Seminário de Desertificação em Caicó

Dom Antônio Carlos - Bispo de Caicó
Dom Antônio Carlos – Bispo de Caicó
Várias autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais estarão participando do Seminário sobre Desertificação, nesta quarta-feira (17), no Centro Pastoral Dom Wagner.
O arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que preside o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), também participará do Seminário.
O evento é promovido pela Diocese de Caicó, em parceria com o  SEAPAC, Departamento de Combate à Desertificação do ministério do Meio Ambiente, Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE) e o Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Assú.
São esperados cerca de duzentos participantes, dentre bispos, padres, representantes de pastorais sociais, prefeitos, presidentes de sindicatos, de associações e de movimentos sociais, das universidades, imprensa e órgãos públicos federais e estaduais e políticos.
A abertura será presidida pelo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, às 8 horas e 30 minutos.
Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), o Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos destacou que por parte da Diocese de Caicó, tudo já está organizado.
“Nós quisemos aproveitar esse dia Mundial de Combate à Desertificação para fazer essa parada, essa reflexão e chamamos as autoridades, pois precisamos pensar em políticas públicas em relação a questão da crise hídrica, mas convocamos as lideranças do povo para pensarmos o que compete a cada um de nós como cidadãos”, disse Dom Antônio Carlos.
Ele também enfatizou que o tema dos recursos hídricos será abordado no Seminário e espera que o evento possa encontrar saídas e passos concretos para enfrentar os problemas da desertificação e crise hídrica.

UEPB abre 36 vagas para professores com salários iniciais de até R$ 7,1 mil

A Universidade Estadual da Paraíba lançou os editais dos concursos públicos para docentes efetivos, com vagas disponíveis para mestres e doutores nos campus de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos e Araruna, em diversas áreas do conhecimento. 

Ao todo, estão sendo ofertadas 36 vagas, com salários iniciais que chegam a R$ 7,1 mil. As inscrições para o processo seletivo acontecem até o dia 1º de julho. 

Os editais estão disponíveis no site oficial da instituição. Os interessados em concorrer nos concursos devem enviar a documentação exigida por via postal (Sedex), com aviso de recebimento (AR), para a Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística do Concurso Público para Docente da UEPB, localizada na Rua das Baraúnas, 351, 2º andar, Sala da PROPLAN, Bodocongó, Campina Grande – PB, CEP: 58.429-500. 

A documentação necessária para fins de inscrição é a seguinte: requerimento de inscrição devidamente preenchido; cópias autenticadas de RG, CPF, do Diploma de Graduação e da Pós-Graduação exigida no edital; Currículo Lattes encadernado, acompanhado da documentação comprobatória e comprovante do pagamento da taxa de inscrição. 

No caso dos concorrentes às vagas de professor doutor, também é exigido apresentar três cópias de projeto de pesquisa na área do concurso. As seleções se darão em três etapas, sendo prova de expressão escrita, no dia 20 de julho; prova de expressão oral, no dia 23 de julho; e exame de títulos, no dia 28 de julho. 

A divulgação do resultado final do concurso será feita no dia 29 de julho. O regime de trabalho é de T-40 e as remunerações iniciais são de R$ 5.446,31 para professores mestres e de R$ 7.148,28 para professores doutores.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Sanfoneiro Caçula Benevides está internado em estado grave em hospital de Mossoró

tji65i4ii
Quem não se lembra de Caçula Benevides, que já animou várias festas de forró em Caicó e no Seridó. O renomado sanfoneiro nordestino, Manoel Monteiro Benevides, mais conhecido como Caçula Benevides, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. 

Segundo o Jornal de Fato, o músico sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e levado no último dia 10 deste mês para o Hospital Regional de Caraúbas, e em seguida, pela gravidade do problema, transferido para Mossoró. 

Caçula Benevides é natural de Caraúbas, e conhecido como um dos maiores sanfoneiros da região, grande representate do forró pé de serra do Nordeste. Benevides chegou a se apresentar com grandes nomes do Nordeste, como é o caso de Luiz Gonzaga, Dominguinhos. Também tocou com Walmonys e Dorgival Dantas.

Prazo para uso obrigatório do extintor ABC é novamente adiado

O prazo para obrigatoriedade de uso do extintor do tipo ABC nos automóveis será prorrogado por mais 90 dias, informou o Ministério das Cidades. O último prazo para os motoristas se adequarem à norma era 1º de julho, mas a pasta pediu que Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alterasse a data.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve publicar nova resolução para definir a partir de que dia a exigência passará a valer. A multa pela falta do extintor começaria em 1º de janeiro deste ano, mas o Denatran adiou para abril e, posteriormente, para 1º de julho.
Quando a obrigatoriedade entrar em vigor, circular sem o extintor do tipo ABC será infração grave, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. O equipamento deverá ser usado em automóveis de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, trator, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada.
O extintor ABC apaga incêndios em materiais sólidos como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos. O equipamento substituiu o extintor BC, que apaga incêndio em materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e também nos combustíveis líquidos óleo, gasolina e álcool, materiais também recomentados para o ABC.

Pauta do Congresso tem várias medidas provisórias sobre temas polêmicos

Temas polêmicos como o reajuste do salário mínimo, a tabela do Imposto de Renda e a renegociação de dívidas dos clubes de futebol, tratados em medidas provisórias, podem avançar no Congresso na próxima semana.

Na Câmara, está na pauta do Plenário a votação da MP 670, que estabelece reajustes de 4,5% a 6,5% na tabela do Imposto de Renda. Se aprovada, a matéria será examinada em seguida pelo Plenário do Senado. A MP tem validade até 8 de julho.

A MP 672, com as regras de reajuste do salário mínimo de 2016 a 2019, já tem relatório pronto para ser votado. Outras duas MPs, a 671, do futebol, e a 673, que trata do emplacamento de tratores, ainda estão em fase de discussão de relatório.

Já a MP 675, que eleva a tributação dos bancos, teve a primeira reunião na última quarta-feira (10) e agora aguarda relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Reajuste da tabela do IR
Na Câmara, pode ser votada em Plenário na quarta-feira (17) a Medida Provisória 670/2015, que determina reajuste escalonado por faixas da tabela do Imposto de Renda, variando de 6,5% a 4,5%. Os novos limites, válidos a partir de abril de 2015, são decorrentes de negociações do governo com o Congresso para manter o veto ao reajuste linear de 6,5% para toda a tabela.

O parecer da comissão mista que analisou a MP, elaborado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), contém apenas uma mudança, relativa ao seguro rural. A nova regra autoriza o Executivo a conceder subvenção econômica ao seguro rural contratado em 2014. Esse seguro atende agricultores familiares que enfrentam estiagem em estados do Nordeste.

Salário mínimo
Em estágio mais avançado nas comissões está a MP 672/2015, que estabelece a política de reajuste do salário mínimo até 2019. Na última quarta-feira (10), foi apresentado em comissão mista o relatório do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), favorável a manutenção integral do texto editado pela presidente Dilma Rousseff.

Prefeitura de João Dias – RN retifica edital de Concurso com mais de 30 vagas

No Rio Grande do Norte, a Prefeitura de João Dias anuncia retificações em edital de Concurso Público.
O documento retifica o total de 32 vagas, e altera etapas e conteúdo programático de provas para alguns cargos. Confira todos os detalhes nos arquivos disponíveis em nosso site.
As oportunidades estão distribuídas entre os níveis de escolaridade e funções relacionadas a seguir:
  • Nível Médio: Assistente Administrativo (1), Agente Comunitário de Saúde (1), Agente de Combate as Endemias (1 + 1 PNE), Agente de Vigilância Sanitária (1), Professor Nível I – Educação infantil (4 + 1 PNE), 1º ao 5º ano Ensino Fundamental (11),
  • Nível Superior: Analista de Finanças (1), Contador (1), Professor Nível II – Língua Portuguesa (1), Matemática (1), Ciências (1), Geografia (1), Ensino Religioso (1), Inglês (1), Artes (1), História (1) e Educação Física (1).
Os salários variam entre R$ 788,00 e R$ 1.438,34, e as jornadas de trabalho são de 30h ou 40h semanais.
Participe! As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (11) e seguem até o dia 9 de julho de 2015, no site da organizadora Funvapi (funvapi.com.br). É necessário pagamento do boleto referente a taxa de R$ 50,00 ou R$ 68,00.
Reserve o dia 23 de agosto de 2015, pois está prevista a aplicação de uma prova escrita objetiva, no período da manhã. O outro método deste Concurso será prova de títulos.

Inscrições para a contratação de novos Conselheiros Tutelares serão encerradas hoje em São Fernando

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) São Fernando-RN, vai contratar cinco novos Conselheiros Tutelares por meio de Processo Seletivo.
É importante lembrar que além das vagas imediatas para o quadriênio 2016/2019, também serão selecionados suplentes.
Para concorrer é preciso ter idade igual ou superior a 21 anos, residir e ter domicílio eleitoral no município há pelo menos dois anos, e dentre outros requisitos, apresentar nível Médio completo até a data da inscrição da candidatura.
Os interessados podem se inscrever de 3 a 15 de junho de 2015, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Avenida Capitão João Florêncio, nº 45, Centro, São Fernando – RN.
A remuneração dos Conselheiros Tutelares será de um salário mínimo, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de 40 horas, com regime de dedicação exclusiva.
Os candidatos serão classificados por meio de Análise da Documentação Exigida; Exame de Conhecimento Específico e Processo Eleitoral, cuja primeira etapa é prevista para ser realizada em 19 de julho de 2015.

IFRN realiza Concursos com mais de 30 vagas para Técnicos Administrativos

Para contratar novos profissionais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza dois Concursos Públicos.
As vagas são para cargos de Técnicos Administrativos em Educação.
No concurso nº 7/2015, as funções a serem preenchidas são de Auxiliar de Biblioteca (2), Assistente em Administração (6) e Técnico em Arquivo (2), de nível Médio no mínimo, e Enfermeiro (2) e Tecnólogo com formação em Gestão Pública (1).
Já no caso do certame nº 12/2015, todas as oportunidades são para os que possuem nível Médio e outras habilitações específicas, nos cargos de Tradutor e Intérprete de Linguagem e Sinais (7), Técnicos de Laboratórios nas áreas de Edificações (1), Química Têxtil (1), Química (2) e Tecnologia Mineral (2), Técnico nas especialidades de Alimentos e Laticínios (2), Edificações (2), Eletrotécnica (2), Mecânica (2), Química (1).
Os salários a serem pagos aos servidores podem chegar até R$ 3.666,54, mas podem ser acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação, e as jornadas de trabalho são de 40h semanais.
Para se candidatar, verifique os requisitos específicos de cada caso. Nesse total, de 35 vagas, estão somadas as oportunidades para negros e também aqueles que possuem necessidades especiais.
As inscrições devem ser realizadas a partir das 8h do dia 30 de junho de 2015 até o dia 15 de julho de 2015, no site www.funcern.br. As taxas podem ser de R$ 41,00, R$ 51,00 ou R$ 87,00 e devem ser pagas via boleto bancário.
Estes Concursos Públicos têm validade de dois anos, no entanto podem ser prorrogados por igual período.

Prefeitura de Santa Luzia - PB reabre inscrições de Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Estado da Paraíba, divulgou a reabertura das inscrições do Concurso Público que visa contratar profissionais para a cidade.
O documento determina que os pedidos sejam solicitados a partir das 10h do dia 15 de junho de 2015, até às 23h59 do dia 5 de julho de 2015. Além disso, também houve alterações no quadro de vagas, cujo total passa a ser de 190 oportunidades. Anteriormente, este edital havia sido suspenso e os arquivos com todas as mudanças estão disponíveis para consulta em nosso site.
Os selecionados vão atuar junto às Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Gestão, Promoção Humana, e Centro de Referência da Mulher, e as colocações estão distribuídas entre os seguintes níveis de escolaridade:
  • Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (9); Eletricista (2); Merendeira (12); Motorista (3); Músico para o desempenho de atividades com os seguintes instrumentos: Trombones de Vara Armados e Dó (2); Trompetes Armados em Si Bemol (2); Sousafone Armado em Si Bemol (1); Sax-alto Armado em Si Bemol (1); Sax-tenor Armado em Si Bemol (2); Clarinete Armado em Si Bemol (3); Sax-soprano Armado em Si Bemol (1); Bateria (1); e Percussionista (2); Operador de Máquinas Pesadas (3); Porteiro (8); e Vigilante (4).
  • Nível Médio: Agente Administrativo (7); Agente Comunitário de Saúde (4); Auxiliar de Saúde Bucal - ESF (10); Condutor Socorrista - Samu (7); Fiscal em Vigilância Sanitária (1); Educador Social (2); Facilitadores de Oficina (6); Motorista (7); Orientador Social (1); Técnicos em Laboratório (3); Enfermagem (9); Radiologia (2); Saúde Bucal - ESF (5); e Farmácia (3).
  • Nível Superior: Assistente Social (4); para o Nasf (1); e Caps (1); Advogado (2); Bibliotecário (1); Educador Físico (2); Educador em Saúde (2); Enfermeiro para o Samu (8); ESF (5); Caps (1); Farmacêutico (1); Bioquímico (1); Fisioterapeuta (4); Fonoaudiólogo (1); Médico-veterinário (1); Nutricionista/ Secretaria da Saúde (1); Odontólogo ESF (7); Odontólogo (2); e nas especialidades de Periodontista (1); Prótese Dentária (1); Endodontia (1); Pediatra (1); e Bucomaxilofacial (1); Pedagogo Ensino Fundamental/ Educação Infantil (6); Professor nas disciplinas de Inglês (1); História (1); Ciências (1); Libras (1); Psicólogo (6); e Tecnólogo em Radiologia (1).
Vale ressaltar que dentre as possibilidades anunciadas, há vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE).
As inscrições são recebidas no site da organizadora, www.uepb.edu.br até o prazo já citado. As taxas são de R$ 40,00; R$ 60,00; e R$ 80,00 e devem ser pagas via boleto bancário.
Todos os cargos serão regidos pelo Regime Jurídico Estatutário, e os aprovados irão trabalhar em jornadas semanais de até 48 horas. Os salários vão do mínimo vigente até R$ 1.582,16, de acordo com a atividade desempenhada.
Os candidatos serão submetidos à realização de Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos; Exame de Títulos (para Professores); além de Prova Prática para algumas funções.
A validade do Concurso é de dois anos, no entanto, é possível que este período seja prorrogado, a critério da Administração Municipal.

Brasil marca nos acréscimos para superar Peru e estrear com vitória


A Seleção Brasileira precisou lutar até os acréscimos da etapa final para confirmar seu favoritismo e estrear com vitória na Copa América. O time fez um jogo abaixo do que se esperava contra o Peru, no Chile, mas conseguiu levar a melhor por 2 a 1, com enorme dificuldade.
A partida começou em vacilo coletivo da defesa, com David Luiz e Jefferson competindo pelo mérito de Cueva no gol que abriu placar, aos dois minutos. Logo em seguida, a defesa peruana demonstrou sua fragilidade e permitiu que Neymar subisse livre para empatar.

Como não era difícil prever, o Brasil teve a iniciativa para buscar o triunfo nos quase 90 minutos restantes, mas sem criatividade. Neymar teve as melhores oportunidades na etapa final e, já aos 46 minutos, achou um passe para Douglas Costa para definir o placar em Temuco.

Assim, os comandados de Dunga começaram sua caminhada em terras chilenas assumindo a liderança do Grupo C – com os mesmos três pontos da Venezuela, que surpreendeu a Colômbia. Na quarta-feira, os pentacampeões enfrentarão os colombianos na tentativa de encaminhar sua classificação às quartas de final.
.
O Brasil começou a Copa América vacilando. Guerrero dividiu com Miranda após lançamento longo, e a sobra ficou com David Luiz. Apertado pelo centroavante que o castigou em 2012, o zagueiro recuou para Jefferson, que preferiu um passe a um chutão. Serviu Cueva, que dominou e bateu forte para abrir o placar.

Ao menos, não houve tempo para nervosismo. Dois minutos depois, em jogada iniciada por Neymar, Daniel Alves recebeu de Elias na direita e cruzou. Expondo a fragilidade da defesa vermelha, Neymar subiu livre, a um passo da pequena área, e igualou o marcador.

A virada esteve muito perto logo na sequência, em contra-ataque no qual Neymar tabelou com Diego Tardelli e venceu o goleiro Gallese. Zambrano salvou na pequena área. O Peru respondeu na sequência, mas o primeiro tempo esfriou após um início quente. Melhor, o Brasil não fez o suficiente para ir ao intervalo em vantagem.

Sem substituições no intervalo, a Seleção contou com um lampejo de Neymar para assustar no início da etapa final – sem opção, ele arriscou de fora e acertou o travessão. Como não havia muita fluência no jogo, Dunga tirou Diego Tardelli e apostou em Douglas Costa, adiantando Neymar.

.
A equipe verde-amarela comandou as ações, buscando o gol da vitória, mas seguiu sem a criatividade esperada. Willian ficou com sobra e teve o chute bloqueado. Douglas Costa recebeu na área, em contragolpe puxado por Neymar, e errou na cavadinha sobre o goleiro.

Dunga, então, acionou Roberto Firmino, sacando o meio-campista Fred. Depois, acionou Éverton Ribeiro. O Brasil fracassou em suas tentativas e parecia fadado ao tropeço quando Neymar, livre, chutou mal, já aos 44 minutos. Nos acrésimos, no entanto, o melhor jogador da partida trabalhou pela esquerda e achou Douglas Costa entrando pela direita. Este teve tranquilidade para dominar de pé esquerdo e chutar de pé direito na saída do goleiro.

Ficha técnica
Brasil 2 x 1 Peru

Local: Estádio Germán Becker, em Temuco (CHI)
Data: 14 de junho de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Garcia (MEX)
Assistentes: Jose Luis Camargo (MEX) e Marvin Torrentera (MEX)
Cartões amarelos: Neymar, Diego Tardelli e Filipe Luís (Brasil); Guerrero e Vargas (Peru)
GOLS
Brasil: Neymar, aos quatro minutos do primeiro tempo, e Douglas Costa, aos 46 minutos do segundo tempo
Peru: Cueva, aos dois minutos do primeiro tempo
BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian (Éverton Ribeiro) e Fred (Roberto Firmino); Neymar e Diego Tardelli (Douglas Costa)
Técnico: Dunga
PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Vargas (Yotun); Ballón, Lobatón, Cueva (Reyna) e Sánchez; Farfán (Carrillo) e Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca


Fonte: Gazeta Esportiva

domingo, 14 de junho de 2015

Renan recebe pauta de reivindicações dos prefeitos na quarta-feira

O presidente do Senado, Renan Calheiros, vai receber os prefeitos na próxima quarta-feira (17), às 11h, no Salão Negro do Congresso. A reunião vai seguir os mesmos moldes doencontro de Renan com os governadoresrealizado no último dia 20, quando as demandas dos estados estiveram no foco do debate. Desta vez, os prefeitos irão trazer ao Senado suas preocupações com a necessidade de aumentar os recursos para as cidades e de rever as responsabilidades dos municípios.
Segundo a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que reúne os administradores das cidades mais populosas do país, de 2000 a 2013 as despesas do conjunto dos municípios brasileiros cresceram meio ponto percentual, enquanto suas receitas aumentaram 5,8 pontos percentuais, acentuando o desequilíbrio entre os entes federativos. Para enfrentar problemas desse tipo, os prefeitos pleiteiam o aprimoramento dos canais de diálogo com a União e os estados.

sábado, 13 de junho de 2015

Miss e Mister Caicó são aclamados em evento no Centro Administrativo


Com a presença da imprensa e vários setores da sociedade caicoense, na sexta-feira (12), às 20 horas, houve a solenidade de aclamação da Miss e Mister Caicó 2015, Larissa Lima e Phellipe Lima.

O prefeito de Caicó, Roberto Germano e a primeira-dama, Denise Fernandes prestigiaram o evento social e anunciaram apoio aos representantes de Caicó nos concursos Miss e Mister Seridó e Miss e Mister Rio Grande do Norte.

“Eu adorei o evento e estou muito feliz com isso. Sempre quis participar do concurso de Miss e tive essa oportunidade através de Jota Araújo e o prefeito e a primeira-dama apoiaram muito. Se Deus quiser, eu vou dar o meu melhor para representar a cidade de Caicó nos concursos Miss Seridó e Miss RN”, disse Larissa Lima.

Atualmente, a Miss Caicó estuda no IFRN e faz o curso de Eletrônica e está no quarto ano. “Estou batalhando para conciliar as coisas, pois quero participar do concurso de Miss e estudar também. Estou cuidando bem do corpo para que eu consiga uma colocação boa e quem sabe ganhar o título de Miss RN e poder representar o nosso Estado e a cidade de Caicó no Miss Brasil”, destacou Larissa Lima em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó).

O Prefeito Roberto Germano enfatizou a importância do evento social. “É importante essa solenidade de apresentação da Miss e Mister Caicó, pois resgata toda uma história de participação de Caicó nos concursos de Miss Seridó e Miss Rio Grande do Norte. Larissa e Phellipe têm todas as condições de representar bem o município de Caicó. A gente veio dar o apoio moral para os representantes de Caicó na disputa da beleza potiguar”, comentou Roberto Germano. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Diretor confirma a estreia do Jornal da Noite na Rádio Caicó AM com Paulo Júnior – a máquina da notícia

O radialista, produtor, repórter, redator, editor e blogueiro Paulo Júnior esteve reunido agora a pouco com o diretor da Rádio Caicó AM, Navde Rafael e o mesmo deu aval para Paulo Júnior produzir o Jornal da Noite, um jornal inédito no horário, no rádio potiguar.

O Jornal da Noite, neste primeiro momento será apresentado de segunda-feira a sexta, a partir das 21 horas e 50 minutos até às 22 horas e 30 minutos.  

Terá edição, redação e apresentação de Paulo Júnior e um outro nome da comunicação caicoense será convidado a fazer parte da bancada na apresentação do JN. As mixagens serão de Berg Santos.

Nesta semana, Paulo Júnior vai providenciar a produção de novas vinhetas e a estreia está prevista para o dia 22 de junho.

O Jornal da Noite contará com a participação também do departamento de jornalismo da Rádio Caicó AM, através de Sidney Silva, F. Silva e Gláucia e correspondentes no Seridó e em outras partes do Brasil e do Mundo, contando com a participação de três rádios internacionais: Rádio França Internacional, Rádio China e Rádio ONU.

Será um jornal com muito conteúdo local, regional e estadual e atualidades no Brasil e no Mundo, com muitas entrevistas inéditas e a notícia chegando em primeira mão. 

Em sua abertura, o Jornal da Noite destaca o seguinte conteúdo: Este é o Jornal da Noite – destacando os principais temas da atualidade no Brasil e no Mundo  - O jornal sem fronteiras do rádio brasileiro.

A notícia em tempo real com o maior conteúdo de informações do rádio potiguar - Aqui, o mundo é notícia.

Está no ar, o Jornal da Noite - antecipando as notícias que serão destaques no outro dia.


Saiba mais sobre Paulo Júnior: 

 O editor do Jornal Correio do Seridó, Paulo Júnior, recebeu em solenidade na Ilha de Sant’Ana, o título de Embaixador do 2.º Grupamento dos Bombeiros Mirins. Segundo o coordenador dos Bombeiros Mirins de Caicó, Eduardo Pereira, o título é um reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e também pela boa relação de prestígio junto a sociedade caicoense. 

Através do Jornal Correio do Seridó e também de programas radiofônicos e da Internet, Paulo Júnior sempre divulgou a instituição dos Bombeiros Mirins, além de outras entidades da cidade, buscando atender a todas as camadas da sociedade, independente de cor, raça, religião, etc. 

Paulo Júnior começou no rádio caicoense, onde estagiou na Rádio Rural AM de Caicó, em 1994. Atuou como redator das Rádios Seridó AM e Caicó AM, foi assessor de comunicação do ex-Bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha e produtor do núcleo de produção da Rede Vida de Televisão na Diocese de Caicó, onde editava as matérias que eram exibidas no JC TV, jornal em horário nobre da Rede Vida. 

Também na Diocese de Caicó, foi redator e editor do Jornal A FOLHA. Atualmente, Paulo Júnior é diretor do Jornal Correio do Seridó e na área musical é baterista do Coral de Sant’Ana, da Banda católica Gênesis e do Ministério de Música Ruah (o sopro de Deus - Paróquia de São José), produtor e baterista da Banda Os Novos Incríveis e produtor executivo da Banda Bené, Teclados e Filhos. Também é redator, apresentador e editor do Programa Paulo Júnior – O Show da Semana, que é apresentado aos domingos, das 14h30 às 16 horas, na Rádio Caicó AM. 

No campo social, Paulo Júnior é membro do Rotary Club de Caicó Centenário, sendo sócio-honorário e atua como Diretor de Imagem Pública, tendo como classificação Meios de Comunicação. 

Na Internet, Paulo Júnior já conta com 22 blogues no Seridó, formando a maior rede de sites e blogues do Rio Grande do Norte, através do Sistema Correio do Seridó de Comunicação. 

Paulo Júnior também é o diretor executivo da TV Cidade Interativa, um projeto inédito em Caicó e que vai atuar em vários setores da cidade, com o Jornal da Cidade que será projetado em telas digitais. Este ano, a TV Cidade Interativa já produziu um documentário sobre o carnaval de Caicó.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Polícia Federal prende foragido da Penitenciária Mário Negócio quando saía de um velório em Natal

A Polícia Federal prendeu no final da manhã desta quinta-feira (11), na Zona Norte da capital, Ítalo Barros da Trindade, 30 anos, vulgo “Cabaré”, condenado por tráfico de drogas e foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, de Mossoró/RN.

Ele tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções daquela cidade e foi flagrado desta vez, na saída de um velório, usando documentos falsos

O foragido vinha sendo investigado como suspeito de participar desde dezembro de 2014, de vários assaltos contra agências dos Correios de cidades do interior do estado, dentre elas, João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Taipu e Japi.

Hoje, por volta das 11h, uma equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao tráfico de Armas-DELEPAT, da PF, diligenciava em um conjunto residencial em busca do paradeiro do fugitivo quando recebeu a informação de que ele estaria no velório de um detento, seu comparsa, assassinado no dia de ontem, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Ao chegarem nas proximidades do local indicado, na Av. João Medeiros Filho, o procurado foi visto no momento em que deixava a funenária e adentrava em um ônibus.

Segundo o Blog O Câmera, o homem recebeu voz de prisão e não reagiu.Ele foi levado para autuação na sede da PF, onde permanecerá sob custódia, aguardando o pronunciamento da Justiça.

Nos últimos 20 dias, este já é o 3º assaltante de agências dos Correios foragido da Justiça preso pela PF no Rio grande do Norte.Comunicação Social da Federal no Rio Grande do Norte Telefone: (84) 3204.5588

Igreja Católica divulga nota contra uso de imagens religiosas na Parada LGBT


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota em que se posiciona contra o uso de símbolos religiosos durante a Parada do Orgulho LGBT, realizada no último domingo (7). 

Na nota, que leva a assinatura de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, a CNBB afirma que o Parada Gay mostrou "manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã." O estopim para os protestos religiosos – não apenas de católicos mas também de evangélicos – foi a aparição da transexual Viviany Beleboni. 


Usando apenas uma coroa de espinhos e pano na altura dos quadris, ela apareceu como se estivesse ensanguentada e presa a uma cruz sob uma placa com os dizeres "Basta homofobia GLBT". 

Segundo o iG, além de Viviane, outros manifestantes usaram símbolos religiosos durante a Parada, como crucifixos e faixas com dizeres considerados ofensivos pelos religiosos. 

No texto, que elenca oito postos, os bispos citam o Código Penal para afirmar que é crime o desrespeito a símbolos, orações, pessoas e liturgias das religiões e apelam aos "responsáveis pelo Poder Público, guardiães da Constituição e responsáveis pela ordem social e pelo estado democrático de direito, que defendam o direito agredido." Os religiosos criticam, ainda, o fato de o evento, ter sido autorizado e patrocinado pelo poder público.

Popular sofre tentativa de homicídio em Mossoró

Humberto Costa de 38 anos de idade, foi encontrado por populares com ferimentos nas pernas, no Loteamento Ouro Negro, as margens da BR 110, saída para Upanema, no início da noite de hoje, 11 de junho de 2015. 

Humberto disse para os policiais que atenderam a ocorrência, que foi retirado de casa por dois indivíduos, que o espancaram e efetuaram disparos de pistola nas suas duas pernas. 

Segundo o Blog O Câmera, Humberto da Costa foi encontrado por populares que acionaram a Central de Operações da Policia Militar e a equipe do Samu. Ele não adiantou muitos detalhes sobre os acusados e a motivação. 

Ele recebeu atendimento no local e foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia pela equipe de uma Unidade com Suporte Avançado "Alfa" do Samu e aparentemente não corre riscos de morrer.


UFRN realiza dois Concursos Públicos com 46 vagas para o Magistério Superior

Para o provimento de 46 vagas docentes, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza dois Concursos Públicos. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades de Natal, Currais Novos, Caicó, Macaíba e Santa Cruz.
No certame regido pelo edital nº 02/2015 serão preenchidas 13 oportunidades nas áreas de Língua Portuguesa (1), Educação Especial e Inclusiva (1), Fundamentos Políticos e Filosóficos da Educação (1), Administração Geral (1), Teoria e Metodologia da História (1), Estatística aplicada às Ciências Agrárias (1), Desenvolvimento de Sistemas (1), Expressão Gráfica e Projeto Assistido por Computador (1), Química (2), Fisioterapia Geral/ Saúde Coletiva (2) e Epidemiologia e Bioestatística (1).
O concurso 03/2015 por sua vez, visa à nomeação de 33 docentes em Teoria Macroeconômica (1), Economia Aplicada/ Políticas Públicas (1), Cálculo Numérico (1), Educação Matemática (1), Geometria e Topologia (1), Oceanografia Física (1), Engenharia de Operações e Processo da Produção - Gestão de Sistemas de Produção e Operações/ Manutenção (1), Máquinas Térmicas (1), Sistemas de Energia Elétrica (1), Fundamentos em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia (1), Bioquímica Clínica (1), Práticas Corporais, Natureza e Sociedade (1), Alimentos (1), Pediatria Básica/ Urgência e Emergência Pediátrica (1), Neurologia Infantil (1), Ginecologia e Obstetrícia (2), Doenças do Sistema Cardiovascular (1), Análise e Controle de Medicamentos (1), Sistemáticas de Fanerógamas (1), Cognição e Memória (1), Língua e Literaturas de Língua Inglesa (2), EaD/ Ensino de História (1), Ciência Política (1), Tridimensional (1), Arte Educação (1), Teoria do Design (1), Programação Visual (1), Dramaturgia, Estética e História do Teatro (1), Atuação (1), Preparação Corporal para Teatro (1) e Fundamentos da Psicologia Educacional (1).
Considerando às denominações de Professores Auxiliar, Assistente e Adjunto, os salários variam entre R$ 2.018,77 e R$ 9.012,50, conforme as jornadas de 20 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva, já com o acréscimo de Auxílio Alimentação.
Podem participar, candidatos com graduação, especialização, mestrado ou doutorado obtidos na área da vaga pretendida, conforme os requisitos exigidos na função pleiteada.
O prazo de inscrição de ambos os certames segue de 15 de junho de 2015 a 14 de julho de 2015, pelo site www.sigrh.ufrn.br, mediante o preenchimento do formulário disponível na página e recolhimento das taxas de R$ 50,00, R$ 60,00 ou R$ 220,00, por GRU.
Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita, Didática e de Títulos, além de Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional, cuja validade do resultado final será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

UFRN seleciona e forma cadastro reserva de Professores com vagas para Caicó

Com o objetivo de contratar Professores Substitutos e Temporários, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza Processo Seletivo.
São 37 vagas distribuídas entre as disciplinas de Gestão Pública, Social e Empresarial (1), Fundamentos para o Ensino da Dança (1), Turismo: Organização Dinâmica (1), Gestão de Empreendimentos Turísticos (1), Imagenologia (1), Fisiologia Humana (2), Imunologia (1), Neurologia Infantil (1), Ginecologia (1), Língua Brasileira de Sinais (2), Educação e Linguagem (1), Ciências da Computação/ Algoritmo e Linguagem de Programação (1), Materiais e Processos Construtivos (1), Construção Civil II/ Legislação na Construção Civil (1), Alimentos (2), Gestão em Alimentação Coletiva (1), Probabilidade e Estatística (1), Nutrição e Dietética (1), Linguagem (1), Audiologia (1), Ensino de Geografia (1), Sistemas de Informação (1), Linguística (1), Informática (1), Economia Aplicada - Políticas Públicas (1), Ciência e Tecnologia dos Materiais (1), Química (1), Turismo: Organização Dinâmica (1), Gestão de Empreendimentos Turísticos (1), Língua Portuguesa (1), LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (1), Psicologia Social e Psicologia Geral (2), Psicanálise/ Psicologia Geral (1).
Ou então, para formação de cadastro reserva, as disciplinas são: Administração da Produção; Administração Financeira; Contabilidade Governamental; Arquitetura de Computadores; Estatística; Ciências Atuariais/ Estatística; Projeto Produto; Programação Visual - Webdesign; Sistema de Comunicação, Planejamento e Pesquisa em Jornalismo; Redação Publicitária, Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda, Fotografia Publicitária; Fisioterapia Neurológica; Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica; Fisioterapia Reumatológica; Otorrinolaringologia; Oftalmologia; Neurologia Infantil; Tecnologia, Análise Sensorial, Química e Bioquímica de Alimentos; Projeto de Processos em Engenharia Química; Operações Unitárias; Organização e Política da Educação; Fundamentos Sócio-históricos, Filosóficos e Antropológicos da Educação; Psicologia Educacional; Educação Especial; Didática e educação do jovem e do adulto; Didática e ensino de francês; Desenho Arquitetônico; Planejamento Urbano; Geologia; Obras de Terra/ Mecânica dos Solos; Gestão de Resíduos Sólidos/ Saneamento Ambiental; Instalações Prediais; Meteorologia/ Climatologia; Química Ambiental/ Fenômenos de Transporte; Gestão e Produção Têxtil; Confecção e Moda; Engenharia Clínica; Inglês Instrumental; Atenção Integral à Saúde na Alta Complexidade; Morfologia e Fisiologia Humana; Atenção Fisioterapêutica em Cardiologia, Pneumologia e Angiologia; Atenção Fisioterapêutica em Aparelho Locomotor; Atenção Fisioterapêutica em Saúde Coletiva/ Fisioterapia Geral; Audiologia; Disfagia e Voz; Audiologia Educacional; Motricidade Orofacial; Obstetrícia; Geografia Humana; Geografia Física; História do Brasil; Metodologia da Pesquisa Histórica; Teoria e Metodologia da História; Matemática; Introdução à Economia; Economia Política (História Econômica); Modelagem Integrada; Mecânica dos Sólidos; Probabilidade e Estatística; Eletricidade Aplicada; Física; Metodologia de Ciências e Tecnologia; Mecânica dos Fluidos; Expressão Gráfica; Literaturas de Língua Portuguesa; Organização e tratamento da informação; Sociologia Jurídica; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Processo Civil II e Filosofia do Direito; Literatura Portuguesa; Patologia e Histologia; Dentística; Clínica Infantil (Odontopediatria); Cariologia; Odontologia Preventiva; Hidrologia e Climatologia.
Essas vagas estão alocadas nos campi de Natal, Caicó, Santa Cruz, Macaíba e Currais Novos, e possuem exigências específicas como especializações, por exemplo.
Os salários variam conforme as jornadas de 20h ou 40h semanais, e também conforme os títulos dos candidatos, e podem chegar até R$ 5.516,41.
Para participar, faça a sua inscrição entre os dias 11 e 22 de junho de 2015, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Lotação correspondente. A taxa de R$ 13,00 deve ser paga via transferência bancária.
Prepare-se! Este certame é composto por dois tipos de avaliação, que são prova didática e de títulos, de caráter eliminatório e classificatório, respectivamente.