Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rede TV! errou feio ao colocar o “Melhor pra Você” de manhã

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro:
A Rede TV! acertou quando definiu as contratações de Celso Zucatelli, Mariana Leão e Edu Guedes, todos bem recomendados pela história que escreveram na Record, para comandar um novo programa.
Celso Zucatelli, Mariana Leão e Edu Guedes apresentam o "Melhor Pra Você"
Celso Zucatelli, Mariana Leão e Edu Guedes apresentam o “Melhor Pra Você”
Mas errou, e errou feio, ao colocá-los de manhã, em um horário dos mais disputados e que de muito tempo possui número de aparelhos ligados bem definido e inalterado. E como a perspectiva de crescimento era nenhuma, deu no que deu.
O “Melhor pra Você” tem enfrentado dificuldades muito sérias de audiência e passou a não compensar todo o investimento feito nele, quando num outro horário – e o final de tarde chegou a aparecer entre as opções – teria amplas condições de apresentar um rendimento mais satisfatório.
Toda e qualquer emissora que se preze precisa contar com alguém planejando a sua programação. A Rede TV! não possui, e nunca possuiu, um especialista nesta área, daí as suas frequentes falseadas e mais essa agora do “Melhor pra Você”, sem qualquer possibilidade de recuperação.
Complemento
Os números atestam o equívoco cometido pela Rede TV!. O “Melhor pra Você” está com um desempenho de audiência semelhante ou, por vezes, até menor ao que antes conseguiam João Kleber e o “Bola Dividida” no horário.
A diferença é que esses programas tinham custos infinitamente menores.
Baixa no “Chico”
Eriberto Leão, que está atualmente em "Malhação"
Eriberto Leão, que está atualmente em “Malhação”
Eriberto Leão, então reservado para a novela “Velho Chico”, da Edmara e Bruno Barbosa, já informou aos autores que não poderá participar deste projeto. Os autores, cientes disso, já estão buscando um outro ator, com as mesmas características, para ser um dos protagonistas.
Entrou na outra
A razão que levou Eriberto a tomar essa decisão é a sua escalação para “Candinho”, do Walcyr Carrasco, também para o horário das 18h. Ele ficou com o personagem que o Malvino Salvador, antes convidado, decidiu não aceitar.
“Candinho” estreia logo depois de “Além do Tempo”, já “Velho Chico” está prevista para o segundo semestre de 2016.
Mais um
A Cultura não está mais apresentando a sessão “Clube do Filme”, que ia ao ar à 0h30 das terças-feiras, com comentários do Rubens Ewald Filho. Parou no começo do mês. O contrato para exibição dos filmes se encerrou e não foi renovado. A direção da emissora lamenta a decisão e pede a compreensão de todos.
Curiosidade
Cazarré é MC Merlô em "A Regra do Jogo"
Cazarré é MC Merlô em “A Regra do Jogo”
“A Regra do Jogo” é o título definitivo da novela do João Emanuel Carneiro, que a TV Globo vai estrear no dia 31, substituindo “Babilônia”. Mas já teve um filme, francês, com esse mesmo nome, “La règle du jeu”, que conta a história da alta sociedade francesa antes da Segunda Guerra.
Tinta no cabelo
Por causa de “A Regra do Jogo”, no papel de um MC, Juliano Cazarré teve que se adaptar ao tipo. Entre outras coisas, além de cantar e dançar, tatuagens e tintura clara no cabelo alisado. Foi obrigado a se submeter a uma transformação completa.
Projeto em andamento:
“Vamos Plantar”, página do Facebook da Olga Bongiovanni, poderá se transformar em programa de cabo ou TV aberta com abrangência nacional. Negociações em curso.
A propósito…
Da Olga, só nos últimos meses, pelos duas emissoras chegaram a conversar com ela, sondando a possibilidade de voltar numa rede nacional. O desejo dela, no entanto, é continuar na TV Tarobá e na Rádio Colmeia pelo menos até o final de 2016.
Organização
Em termos de organização para a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Globo, Record, ESPN e Sportv estão nadando de braçada.
Equipes de comentaristas, programas especiais, enfim, tudo recebendo a maior atenção. Enquanto isso, na Band e na Fox, as coisas estão andando num ritmo bem mais lento. Praticamente nada foi feito até agora.
Nome que consta
 
Paloma Tocci é quem está cotada para ancorar o “Jornal da Band” direto do Rio de Janeiro durante o período da Olimpíada. O “Café com Jornal” também deverá enviar um representante de sua bancada ao Rio, durante a realização dos Jogos Olímpicos.
Jogos Eletrônicos
O “E-Games”, da Rede TV!, traz na edição deste sábado, com exclusividade, a cobertura da final do Campeonato Brasileiro de “League of Legends”, o CBLoL, a partir das 18h30.
Trata-se de um dos jogos online mais famosos no mundo, com mais de 67 milhões de usuários cadastrados até 2014. O evento vai ocorrer no Allianz Parque, em São Paulo, a partir de 12h.
Aquecimento
Arthur Aguiar ensaia música dos anos 70 ao lado da bailarina Mayara Araújo
Arthur Aguiar ensaia música dos anos 70 ao lado da bailarina Mayara Araújo
Arthur Aguiar ensaia ao lado da bailarina Mayara Araújo para a apresentação dos homens na “Dança dos Famosos”, que acontecerá neste domingo, dia 9, no “Faustão”.
Bastidores das fotos
Em uma entrevista ao Luiz Ceará, que a Rede TV! vai apresentar hoje à tarde, na “Super Faixa”, o ex-jogador Vampeta conta em detalhes como fez as fotos da G Magazine. E o segredo que usou para “chegar lá” nos momentos mais decisivos do clique.
Bate – Rebate
•       Já estão no ar as chamadas do “Master Chef Junior” na Bandeirantes…
•       … As crianças que aparecem nas chamadas são da versão exibida no Peru…
•       … A versão “Junior” terá a mesma equipe do “MasterChef” senior, com a Ana Paula e os jurados…
•       …Mas, internamente, na Band, fala-se em uma surpresa. O programa terá 8 episódios.
•       Sérgio Marone, atualmente em “Os Dez Mandamentos”, poderá ganhar um programa nas manhãs de sábado da Record…
•       … Daí o motivo da sua renovação de contrato por mais três anos…
•       … Esse projeto que será liderado por Marone, segundo se informa, tinha inicialmente como alvo Chay Suede…
•       … Mas o ex-“Rebeldes” preferiu apostar em um convite da Globo – e também se deu muito bem.
•       A Record planeja investir um pouco mais na sua programação de sábado, agora que a Globo está aí com o “É de Casa”.
•       Fernanda Lima decididamente deixou de ficar na defensiva…
•       … Nas redes sociais, observa-se que ela está jogando no ataque o tempo todo e até surpreendendo. Não leva desaforo pra casa.
C”est fini
Por causa do trabalho no “The Voice Brasil”, da Globo, Michel Teló vai reduzir um pouco a agenda de shows para não se complicar nas primeiras gravações do programa. Ainda a propósito do artista, ele vai gravar novo DVD, dia 2 de setembro, no Espaço das Américas, em São Paulo.
E hoje começa o “É de Casa”, que não deixa de chamar atenção pelo investimento feito num dia e horário que todas as emissoras, incluindo a própria Globo até agora, preferiram ignorar.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaboração de José Carlos Nery

sábado, 8 de agosto de 2015

Batida entre dois veículos deixa quatro mortos e dois feridos em rodovia da PB

Reprodução/Google Street View
Acidente ocorreu na PB-032, próximo a Pedras de Fogo
Uma batida envolvendo dois veículos deixou quatro mortos e dois feridos na rodovia PB-032, que liga a BR-101 à cidade de Pedras de Fogo, na porção Sul da Zona da Mata da Paraíba, a 42 km de João Pessoa. A confirmação das mortes foi dada pela assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros da Capital, que atendeu a ocorrência. O acidente ocorreu por volta das 14h deste sábado (8).
Testemunhas informaram que os automóveis envolvidos são um Fiat Parati e um Chevrolet Corsa. Cinco pessoas seguiam no primeiro carro, que seria um transporte alternativo. Conforme relatos de pessoas que estiveram no local, nenhum dos ocupantes usava cinto de segurança. Apenas um deles sobreviveu. O segundo veículo levava apenas o condutor, que ficou ferido. Ele estaria usando cinto no momento do impacto.
Além do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também se deslocou ao local do fato. Os dois feridos foram direcionados ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O estado de saúde deles não foi divulgado pela instituição de saúde.

Segundo o Portal Correio, os Bombeiros não informaram detalhes de como a colisão poderia ter acontecido. No entanto, a Polícia Militar de Pedras de Fogo, que também enviou uma viatura ao local, disse que tudo indicava que a batida teria sido de frente, após invasão da pista contrária. As circunstâncias seriam periciadas pelo Instituto de Polícia Científica.

Dilma antecipa para este domingo reunião para discutir crise política

A presidente Dilma Rousseff antecipou reunião da coordenação política do governo que estava marcada para segunda-feira (10) para este domingo (9). A fim de discutir a crise política, ela chamou o vice-presidente, Michel Temer, e ministros para encontra no Palácio da Alvorada a partir das 19h. 
A data da reunião foi alterada porque a petista tem compromisso oficial em São Luís, no Maranhão, na manhã de segunda, quando participará de cerimônia para entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. As informações são do jornal O Globo.

Entre os temas que serão abordados, está um pedido de modificações na Casa Civil feito por peemedebistas, incluindo o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). 
O PMDB, parlamentares da base aliada e até petistas vem defendendo a saída do ministro da pasta Aloizio Mercadante. A pressão para saída do ministro ficou mais forte depois que Dilma recebeu a notícia de que sua vida ficaria mais fácil no Senado se Mercadante não ocupasse o cargo. Além disso, temas como reforma ministerial e redução de ministérios também serão tratados.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Conferências Municipais da Juventude serão realizadas em cinco cidades do Seridó

Heloísa Pereira - estagiária da Cáritas da Diocese de Caicó e estudante do Curso de Direito da UFRN - Foto: Paulo Júnior

A estudante do curso de Direito da UFRN e estagiária da Cáritas Diocesana, Heloísa Pereira concedeu entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó) e destacou que a região do Seridó vai sediar cinco Conferências Municipais da Juventude.  

Em Caicó, a conferência será no dia 27 de agosto. Já na cidade de Parelhas, a conferência será nos dias 27 e 28 de agosto. Em Lagoa Nova, o evento direcionado para os jovens será nos dias 01 e 02  de setembro. Em Currais Novos, a conferência será no dia 4 de setembro e em Serra Negra do Norte, a data da conferência ainda não foi definida.

“As cidades que não forem realizar as conferências municipais da juventude, elas ainda terão a oportunidade de participar da Conferência Territorial que está sendo organizada pela câmara técnica de juventude do Território de Cidadania do Seridó e terão a possibilidade de levar delegados para a Conferência Estadual através da Conferência Territorial”, disse a estudante Heloísa Pereira.

Ela destacou que a Cáritas participa da Conferência de Juventude como mobilizadora e o evento pretende trabalhar com todos os jovens possíveis. “Queremos escutar a juventude e saber os seus anseios, necessidades e esperanças”, afirmou 

Todos os detalhes sobre a chegada do Magazine Luiza a Caicó

magazineluizaemcaico-864x631
Uma notícia que tem movimentado os ânimos do comércio local é a chegada em Caicó do Magazine Luiza. A rede, que iniciou com uma pequena loja no interior de São Paulo, tem mais de 50 anos de trajetória, 24 mil colaboradores, 9 centros de distribuição, mais de 750 lojas e uma ampla rede varejista que oferece mais de 8 mil itens por meio de lojas físicas, lojas virtuais, televendas e comércio eletrônico.
A vinda do Magazine Luiza, além de aumentar a oferta de produtos e serviços, ainda colabora para a manutenção da concorrência entre as empresas do ramo, o que beneficia ainda mais o consumidor caicoense e da região. Isso sem falar da quantidade de empregos que deverão ser gerados, já que o setor de Recursos Humanos da empresa já está recebendo os currículos de pretensos funcionários na recepção da Rádio Rural de Caicó.
A rede de lojas desembarca em nossa cidade ainda neste semestre e ao que especulam, mas ainda sem confirmações definitivas, será instalada no prédio que funcionava a antiga Casa Esperança, localizada na principal avenida de Caicó, a Coronel Martiniano. Desta forma, o Magazine Luiza se junta a outras várias franquias de redes nacionais e regionais, como Cacau Show, Subway, Pittsburg, Mr. Mix Milk Shakes, Carmen Steffens, Chilli Beans, entre outras.
Além disso, com o início da construção do primeiro shopping da região na zona norte de Caicó, que abrigará dezenas de lojas comerciais e ainda salas de cinema, poderemos ver nos próximos anos um verdadeiro boom na atração de grandes lojas para a nossa terra. Torcemos por isso!
Do Blog da Collecione

Aborto divide opiniões em debate na Comissão de Direitos Humanos

SENADO ABORTO
Mais uma audiência sobre a possibilidade de legalização do aborto até a 12ª semana de gravidez colocou em lados opostos integrantes da plateia e a mesa de debatedores na Comissão de Direitos Humanos (CDH), nesta quinta-feira (6).
Os que são contrários denunciam uma suposta manipulação de entidades estrangeiras para induzir na sociedade a necessidade de redução populacional; declaram que o número de mulheres mortas em decorrência de abortos inseguros estariam sendo inflados para mostrar um problema de saúde pública inexistente; e apontam futuros prejuízos previdenciários caso o aborto seja legalizado no país.
Os defensores citam o direito das mulheres de decidirem sobre o próprio corpo e de se posicionarem politicamente; de ver regularizada uma prática corriqueira que segue clandestina há anos; e de serem acolhidas democraticamente pelo sistema de saúde e pelo Estado laico. 

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa dia 15

Terá início no próximo dia 15 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). Devem receber a dose, crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

É também nesta data que acontece o “Dia D” de vacinação contra doença, quando todos os postos de saúde permanecerão abertos das oito às dezessete horas.

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprova projeto que facilita renegociação de dívidas rurais

A renegociação de dívidas contraídas pelos produtores rurais poderá ser facilitada, se for transformado em lei projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O texto precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, antes de seguir para exame na Câmara dos Deputados.

Projeto estabelece regras para que agricultores que contraíram empréstimos e estejam inadimplentes possam negociar diretamente suas dívidas junto a instituições financeiras que integram o Sistema Nacional de Crédito Rural de forma mais ágil.

Projeto aprovado estimula empreendedorismo de jovem no meio rural

Para estimular o empreendedorismo de jovens que vivem e trabalham no meio rural, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou o Projeto do senador José Agripino (DEM-RN), que institui política de incentivos a esse público. 

A falta de apoio do poder público, argumenta o autor, contribui para o aumento do êxodo de jovens do campo, obrigados a buscar nas cidades alternativas de trabalho. Com a proposta, Agripino quer estimular o espírito empreendedor entre os filhos de agricultores e apoiar iniciativas que deem a eles viabilidade econômica para permanecer no meio rural.

Caern divulga rodízio de abastecimento do mês de agosto para Caicó

A Caern divulgou o calendário de abastecimento de água em forma de rodízio para o mês de agosto na cidade de Caicó. Confira:
Setores abastecidos pela Adutora Manoel Torres (Piranhas/Caicó)
Os bairros, Centro e Acampamento, serão abastecidos todos os dias com manobras leves, com exceção das ruas: José de Oliveira, Marinheiro Manoel Inácio e Pedro Velho, a partir do cruzamento da Av. Seridó até as proximidades da rua Manoel Possidônio, que serão abastecidas nos dias: 04, 05; 08, 09; 12, 13; 16, 17; 20, 21; 24, 25; 28, 29.
Zona Norte, será abastecida durante o dia – Os bairros Alto da Boa Vista, parte alta do Recreio (que vai da Rua Cesar Rodrigues Fechine até as proximidades do motel; setor próximo ao Marizão, além dos bairros, Samanaú, Salviano Santos e Nova Caicó, serão abastecidos nos dias: 02, 03; 06, 07; 10, 11; 14, 15; 18, 19; 22, 23; 26, 27; 30, 31.
Os bairros Vila do Príncipe, Darci Fonseca, Recreio, parte baixa, (da Rua Cesar Rodrigues Fechine em direção ao Rio Seridó), Loteamento Serrote Branco e Boa Passagem, terão dois dias com água e dois dias sem água. Dias: 04,05; 08,09; 12,13; 16,17; 20,21; 24,25; 28,29.
Na Zona Sul, o Bairro Paraíba, será abastecido dois dias com e dois dias sem água: Dias: 04, 05; 08, 09; 12, 13; 16, 17; 20, 21; 24, 25; 28, 29.
Os bairros, Soledade, Paulo VI, Barra Nova II (Adjuto Dias), CAIC, também terá o rodízio de dois dias com e dois dias sem água. Dias: 04, 05; 08, 09; 12, 13; 16, 17; 20, 21; 24, 25; 28, 29.
Bairro João Paulo II e Hospital do SESP, serão abastecidos durante o dia, nos dias: 02, 03; 06, 07; 10, 11; 14, 15; 18, 19; 22, 23; 26, 27; 30, 31.
Zona Leste
Serão abastecidos por 72 horas e ficarão 48 horas desabastecidos, os bairros Vila Altiva, Vila Carlindo Dantas, Itans (Vila I e II), Penedo II, Nova Descoberta, Conjunto Castelo Branco, Jardim Satélite (IPE), Canutos e Filhos, Loteamento Diniz, Maynard, Santa Costa, Vila Graciosa, Romeiros de Santana, Cidade Judiciária, Rua Cândido Gato, Vila Brasil, Bento XVI. Terá água nos dias: 02, 03, 04; 07, 08, 09; 12, 13, 14; 17, 18, 19; 22, 23, 24; 27, 28, 29.
Zona Oeste
Serão abastecidos por 72 e ficarão 48 horas desabastecidos, os bairros João XXIII, Walfredo Gurgel, Luiz Januário (Novo Horizonte) e parte do setor do matadouro público, parte do setor do Hospital do Seridó, Batalhão de Policia e Militar, Barra Nova, no dias: 03, 04, 05; 08, 09, 10; 13, 14, 15; 18, 19, 20; 23, 24, 25; 28, 29, 30.
Bairro São José (Frei Damião), terá água nos dias: 03, 05, 07, 10, 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26, 28.
OBS: São 04 horas para a parte baixa e 04 horas para a parte alta.

Inscrições para o CFO da Polícia Militar terminam nesta segunda-feira

Reprodução
Curso de Formação de Oficiais
Os interessados em concorrer às 30 vagas oferecidas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar só têm até a próxima segunda-feira (10) para realizar as inscrições, que são feitas através do site da instituição. A taxa cobrada é de R$ 50, podendo ser paga até a terça-feira (11). Só podem participar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a primeira etapa do CFO.
Para o ingresso é exigido, entre outros requisitos, a altura mínima de 1,65 m para candidatos do sexo masculino e 1,60 m para o feminino, além da idade – ter 18 anos, no mínimo, e 30 anos, no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2016, que é o ano da realização da matrícula para os aprovados.
Estes e outros detalhes estão no edital do certame, disponível também na página da Polícia Militar da Paraíba.
Os aprovados em todas as etapas dentro do número de vagas já recebem remuneração durante o período do curso de formação. No primeiro ano de curso, como cadete 1º ano, o aluno recebe por mês R$ 2.194,54, de acordo com a tabela atual de pagamento do Estado. Esse valor no segundo ano de curso sobe para R$ 2.440,90 e chega a R$ 2.721,51 no terceiro ano.
A capitã Carla Marques, da comissão de divulgação do concurso, alerta os interessados para que não deixem para realizar a inscrição de última hora. “É de fundamental importância fazer com antecedência a inscrição, pois terá tempo de analisar antes o edital nos mínimos detalhes e não correr o risco de ficar de fora de um dos cursos mais concorridos da Paraíba”, disse.

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa dia 15

Terá início no próximo dia 15 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil).  Devem receber a dose contra a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos. É também nesta data que acontece o “Dia D” de vacinação contra doença, quando todos os postos de saúde da Baixada Santista permanecerão abertos das 8h às 17 horas. 
Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado ainda não divulgou o número de crianças que serão imunizadas contra a doença neste período na Baixada Santista. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é para que sejam vacinados 95% do público-alvo. 
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. No Estado de São Paulo não há registro de ocorrências desde 1988.
Além da vacina contra a poliomielite, durante a campanha, que se estende até o dia 31, os pais também poderão atualizar a caderneta de vacinação das crianças.  
É importante lembrar aos pais e responsáveis que não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação aos postos de saúde.  

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Câmara aprova contas de Itamar Franco, FHC e Lula

O Plenário da Câmara aprovou as contas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) referentes ao ano de 2002. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo 40/11. Mais cedo, o Plenário já tinha aprovado as contas de Itamar Franco (1992) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006).
A proposta foi aprovada com ressalvas do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os problemas apontados, estão superavaliação de restos a pagar; a não inclusão, no passivo não financeiro da União, de déficit e juros devidos pelo Banco Central no valor de R$ 18,2 bilhões; e a existência de uma diferença de R$ 14,3 bilhões em empréstimos da União com estados e municípios nos balanços do Banco do Brasil e do Siafi.
O deputado Edimilson Rodrigues (PSOL-PA) criticou as contas do ex-presidente tucano. Ele disse que Fernando Henrique sempre privilegiou o grande capital, incorporando regras monetaristas do Consenso de Washington. “O governo destruiu as finanças para alimentar o lucro”, disse, criticando a especulação monetária.
O tucano foi defendido pelo deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). “Fernando Henrique Cardoso privatizou quando tinha que privatizar e lançou as bases para programas sociais instituídos depois. Temos orgulho do legado do ex-presidente”, disse. 
Deputados aprovam contas do ex-presidente Itamar Franco, de 1992
Na primeira análise da pauta, o Plenário aprovou as contas governamentais do ex-presidente Itamar Franco, do período de 29 de setembro a 31 de dezembro de 1992, que tiveram parecer pela aprovação. O projeto já passou pelo Senado e será promulgado.
Câmara aprova as contas do ex-presidente Lula, de 2006, com ressalvas do TCU
Em seguida, os deputados aprovaram as contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referentes ao exercício de 2006.  As contas foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou 27 questionamentos, como descumprimento de metas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), não observância do piso de gastos com educação e falta de controle das transferências voluntárias para convênios com prefeituras, estados e entidades.
Deputados criticaram a intenção de se votar todas as contas de uma só vez, com o objetivo de facilitar a análise de contas da presidente Dilma Rousseff. O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) pediu cautela. “Análise de conta não pode ser um processo de vingança", disse. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) defendeu a aprovação das contas de Lula, mas criticou o processo e a estratégia de se atingir a presidente Dilma.
Mas o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) criticou o governo petista. “Perdulário, não fez mudanças para que o Brasil se inserisse no rol de países desenvolvidos”, disse. “Hoje, com as pedaladas praticadas por esse governo, por todas as falhas técnicas e políticas, merecem ser reprovadas as contas de Lula”, defendeu.
O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) avaliou que algumas ressalvas são gravíssimas e acusou o Ministério do Planejamento de deixar “as contas correrem soltas”.
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) também criticou o governo petista. “No governo de Lula, a Petrobras, comandada pela presidente do Conselho de Administração e ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, cometeu um atentado às contas públicas do País. Comprou uma refinaria por um valor que sabia que não valia”, disse. Ele refere-se à compra da refinaria de Pasadena, no Texas, que lançou suspeitas sobre a gestão da Petrobras antes mesmo das investigações da Operação Lava Jato, que investiga .
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) rebateu as críticas com dados comparando as gestões do PSDB e do PT. “Nós assumimos o País com uma dívida líquida de mais de 60% do PIB. Sabe quanto é a dívida hoje? 35%. É quase a metade da dívida que herdamos”, disse. Apontou ainda melhorias no nível de consumo e emprego da população brasileira.
Deputados aprovam contas do ex-presidente Lula, de 2008, com ressalvas do TCU
O Plenário da Câmara também aprovou as contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes a 2008. Os deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo que propõe a aprovação das contas com ressalvas do Tribunal de Contas da União (TCU).
Entre as ressalvas, o TCU apontou a falta de dados que possibilitem a análise dos resultados de programas de governo; inconsistências no balanço contábil das demonstrações financeiras; e manutenção de volume expressivo de restos a pagar.

Câmara aprova contas de Itamar Franco, FHC e Lula

O Plenário da Câmara aprovou as contas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) referentes ao ano de 2002. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo 40/11. Mais cedo, o Plenário já tinha aprovado as contas de Itamar Franco (1992) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006).
A proposta foi aprovada com ressalvas do Tribunal de Contas da União (TCU). Entre os problemas apontados, estão superavaliação de restos a pagar; a não inclusão, no passivo não financeiro da União, de déficit e juros devidos pelo Banco Central no valor de R$ 18,2 bilhões; e a existência de uma diferença de R$ 14,3 bilhões em empréstimos da União com estados e municípios nos balanços do Banco do Brasil e do Siafi.
O Jornal do Brasil destacou que o deputado Edimilson Rodrigues (PSOL-PA) criticou as contas do ex-presidente tucano. Ele disse que Fernando Henrique sempre privilegiou o grande capital, incorporando regras monetaristas do Consenso de Washington. “O governo destruiu as finanças para alimentar o lucro”, disse, criticando a especulação monetária.
O tucano foi defendido pelo deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). “Fernando Henrique Cardoso privatizou quando tinha que privatizar e lançou as bases para programas sociais instituídos depois. Temos orgulho do legado do ex-presidente”, disse. 

Em programa de TV com Dilma e Lula, PT pede que população defenda a democracia

O programa do PT que foi ao ar em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira fez um apelo pela governabilidade.

A presidente Dilma Rousseff apareceu dizendo que este ano é de "travessia" para levar o Brasil a um "lugar melhor". "Sei que muita coisa pode melhorar. Tem muito brasileiro sofrendo, mas juntos vamos sair desta", diz.

Mesmo sem citar diretamente as articulações políticas em curso para barrar o mandato da presidente e sem usar em qualquer momento a palavra "impeachment", o programa petista disse em tom de alerta que é preciso evitar que a crise política ameace a democracia e traga mais sofrimento ao país, como ocorreu na ditadura militar. 

Dilma veta prazo para bancos liberarem depósitos judiciais a estados e municípios

Foi sancionada nesta quarta-feira (5) a Lei Complementar 151, que estabelece prazo para o Executivo adotar o novo indexador das dívidas dos estados e dos municípios. A presidente Dilma Rousseff vetou, no entanto, três pontos relativos à autorização para esses entes federados usarem 70% dos depósitos judiciais e administrativos para pagamento de precatórios, dívida pública, despesas de capital e recomposição de fundos de previdência.
Nesta quinta-feira (7), o senador José Serra (PSDB-SP), autor da emenda que incluiu os depósitos judiciais no projeto de lei(PLC 15/2015), criticou o veto a artigo que dava prazo de 15 dias para que os bancos liberassem os valores referentes aos 70% dos depósitos. A parte vetada previa o pagamento de correção e multa caso houvesse atraso.

Partido PSL realiza reunião e recebe novos filiados em Caicó


O PSL – Partido Social Liberal esteve reunido na noite de quarta-feira (05), com o seu diretório municipal, na residência do Presidente Paulo Roberto. Na ocasião, a reunião discutiu vários assuntos, inclusive o pleito eleitoral de 2016, onde o PSL já conta com vários pré-candidatos para disputar a Câmara de Vereadores. 

No encontro, o PSL recebeu várias filiações, entre eles, o músico Luís Brega, o enfermeiro Sinval e o fotógrafo e blogueiro Eliezer Dantas. O Presidente do PSL em Caicó, Paulo Roberto confirmou ao repórter Paulo Júnior que o Partido Social Liberal vai realizar reuniões nos bairros de Caicó em breve, com o objetivo de divulgar ainda mais o PSL e ampliar o quadro de filiados.

Saiba mais sobre o PSL:
O PSL em como presidente nacional o ex-deputado federal e dirigente esportivo Luciano Caldas Bivar, e seu número eleitoral é o 17. Foi fundado em 30 de outubro de 1994,obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998 e desde então vem disputando as eleições.  

Sua ideologia é o social-liberalismo, defendendo uma menor participação do Estado na economia, mas com o direcionamento total dos recursos arrecadados pelo Estado para a saúde, a educação e a segurança. 

Uma de suas bandeiras é a criação do Imposto Único Federal, eliminando os demais tributos da União. O PSL tem cerca de 200 mil filiados em todo o país.5 Nas eleições de 2006, Luciano Bivar foi lançado pelo partido como candidato à presidência da República. Obteve votação pouco expressiva (62.064 votos), ficando em último lugar entre os candidatos aptos a se eleger. 

Américo de Souza, vice de Bivar na eleição anterior, seria o pré-candidato a presidência da República em 2010 pelo partido. Ele, no entanto, não conseguiu ter a sua candidatura oficializada.

Brasil sobe para quinto, e Bélgica supera a Alemanha no ranking da Fifa

Ranking da Fifa em agosto (Foto: Reprodução / Fifa)Ranking da Fifa de agosto (Foto: Reprodução / Fifa)
Em razão de uma grande queda da Holanda, o Brasil ganhou um posto no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira, subindo de sexto para quinto. Mesmo com o vice da Copa América, a Argentina segue na liderança, enquanto a grande novidade vem logo em seguida: a Bélgica tomou o lugar da Alemanha e subiu para a segunda colocação, deixando a atual campeã mundial na terceira posição.
As mudanças no ranking foram sensíveis, e o que houve de mais significativo foi a queda de Holanda e Uruguai. Em má fase nas eliminatórias para a Euro, a Laranja perdeu sete posições e agora está na 12º lugar. O Uruguai, antes 13º, virou o 18º, após não conseguir defender o seu título na Copa América. O Chile, que já tinha galgado oito posições com a conquista em casa, entrou agora no top 10.
Mudança mesmo provocou a Copa Ouro. O campeão México foi da 40ª para a 26ª colocação. Já a Jamaica foi a seleção que mais subiu no ranking: foram 21 posições conquistadas, o que a levou para o 55º lugar da lista. Fora da América do Norte, destaque ainda para a Albânia, que pulou para 22º.

CRA aprova projeto que facilita renegociação de dívidas rurais

A renegociação de dívidas contraídas pelos produtores rurais poderá ser facilitada, se for transformado em lei projeto da senadora Ana Amélia (PP-RS) aprovado nesta quinta-feira (6) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O texto precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos, antes de seguir para exame na Câmara dos Deputados.
PLS 354/2014 estabelece regras para que agricultores que contraíram empréstimos e estejam inadimplentes possam negociar diretamente suas dívidas junto a instituições financeiras que integram o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), de forma mais ágil.
Ana Amélia explica que muitos produtores rurais são levados a contrair novos empréstimos para quitar débitos anteriores, sendo frequente a necessidade de renegociação. Em muitos casos, conta, a falta de ambiente para entendimento leva à judicialização dos conflitos relativos ao crédito rural, atrasando a solução e prejudicando a produção de alimentos no país.

CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil

A CBF divulgou, nesta quarta-feira, a tabela detalhada com as datas e horários dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Os clássicos Santos x Corinthians e Flamengo x Vasco serão disputados nos próximos dias 19 e 26, ambos às 22h. 
Segundo o Globo Esporte, o jogo de ida do duelo paulista será na Vila Belmiro, e o de volta na Arena Corinthians. Os dois clássicos cariocas serão no Maracanã.
Confira os horários de todas as partidas:
JOGOS DE IDA
Quarta-feira, 19
19h30 Coritiba x Grêmio, no Couto Pereira
19h30 Atlético-MG x Figueirense, no Independência
22h Palmeiras x Cruzeiro, na Arena Palmeiras
22h Flamengo x Vasco, no Maracanã
22h Santos x Corinthians, na Vila Belmiro

Quinta-feira, 20
19h Fluminense x Paysandu, no Maracanã
19h Internacional x Ituano, no Beira-Rio
21h30 São Paulo x Ceará, no Morumbi

JOGOS DE VOLTA

Quarta-feira, 26

19h30 Paysandu x Fluminense, no Mangueirão
19h30 Ceará x São Paulo, no Castelão
19h30 Figueirense x Atlético-MG, no Orlando Scarpelli
22h Corinthians x Santos, na Arena Corinthians
22h Vasco x Flamengo, no Maracanã
22h Cruzeiro x Palmeiras, no Mineirão

Quinta-feira, 27
21h Ituano x Internacional, no Novelli Júnior
21h Grêmio x Coritiba, na Arena Grêmio

Benedito de Lira defende mudanças na divisão do ISS para beneficiar municípios

O senador Benedito de Lira (PP-AL) ressaltou que o Senado tem aprovado propostas para possibilitar a retomada do crescimento econômico do país. Além disso, defendeu a votação de projetos para fortalecer os municípios, que, segundo o parlamentar de Alagoas, estão em estado falimentar. 


Entre os projetos apoiados por Benedito de Lira, está o que estabelece novas normas para a distribuição do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). Originalmente, o PLS 65/2012 tratava da redução de 5% para 3% da alíquota do ISS sobre o turismo rural.
Benedito de Lira apresentou sugestões de mudanças no texto para que a proposta aborde também a repartição do ISS em operações de administração de cartão de crédito ou débito, arrendamento mercantil — leasing — e planos de saúde. A ideia do senador é redividir o imposto decorrente deste tipo de operação.
— Vou dar um exemplo. Se eu, que sou de Alagoas, fizer uma compra com cartão de crédito no Rio Grande do Sul, dos 5% cobrados de imposto, 2,5% ficam em Porto Alegre e os outros 2,5% vão para São Paulo. Nada vai para a minha cidade em Alagoas. Estamos mudando essa realidade. O Rio Grande do Sul, onde fiz a compra, recebe, e o outro restante vai para a cidade onde eu vivo — explicou Benedito.

Diretor da Agência Nacional das Águas avalia evento de lançamento do termo de parceria entre a ANA e ADESE

Paulo Varela - Diretor da ANA - Agência Nacional das Águas

Em solenidade realizada na quarta-feira (05), às 19 horas, no Centro Pastoral Dom Wagner, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e a Agência Nacional de Água (ANA) realizaram a apresentação e lançamento de Termo de Parceria firmado entre a ADESE/ANA.
O ato se constitiu no primeiro evento após Dom Antônio Carlos Cruz Santos assumir a presidência da ADESE.
O Termo de Parceria objetiva o fortalecimento e o desenvolvimento de ações do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu junto ao Plano de Recursos Hídricos da bacia que tem a perspectiva de enfrentar o desafio de assegurar à sociedade água em qualidade e quantidade adequada, de utilização racional e integrada dos recursos hídricos com vistas ao desenvolvimento sustentável e de realizar a prevenção e defesa contra eventos hidrológicos críticos, conforme estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos. 
Foram convidados para o evento, representantes de prefeituras, câmaras de vereadores, Sindicatos, Conselhos, Universidades, Cooperativas, Maçonarias, Clubes de Serviços, Emater, DNOCS, EMPARN, MPE MPF, DIRED, imprensa e comunidade em geral.
Em entrevista ao repórter Paulo Júnior, o direto da ANA (Agência Nacional das Águas), Paulo Varela, fez uma avaliação positiva do evento.
“A nossa lei das águas tem como coração pulsante do sistema, a presença do comitê de bacia, a presença participativa da sociedade, dos governos, dos usuários é um verdadeiro parlamento das águas. Não poderia ser outra a posição da ANA que não fosse apoiar. Estou muito feliz, pois vamos dar continuidade a essa parceria com ADESE”, disse Paulo Varela em entrevista ao repórter Paulo Júnior. 




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo do Estado anuncia convocação de 809 novos professores

(Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Robinson anunciou a notícia em seu perfil no Instagram (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
O Diário Oficial do Estado publicou na manhã desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas efetivos em educação. Os profissionais aprovados fazem parte do mais recente concurso público realizado em 2011 e serão nomeados por ordem de classificação.
Segundo o Portal no Ar, no último dia 30 de julho, o Governo do RN já havia convocado 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.
Além disso, outros 52 já haviam sido nomeados para cargos efetivos em substituição aos postos não preenchidos pelo último chamamento. A convocação é respaldada pela própria Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite este tipo de contratação para reposição de quadros em diversos casos.
“Com essa convocação nós estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a educação, com o ensino e com a aprendizagem. Fomos sensíveis às necessidades dos alunos e das escolas porque entendemos que esse é o caminho principal para formação dos cidadãos potiguares”, afirmou o governador Robinson Faria.

Dilma anuncia terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida

A presidente Dilma Rousseff anunciou na tarde desta quarta-feira (5) que o lançamento da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida será no dia 10 setembro. Inicialmente, a terceira fase estava programada para o primeiro trimestre, mas tem sido protelada, o que tem incomodado diversos setores e entidades sociais.
Na sexta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff participou de entrega de dois conjuntos residenciais do programa, em Maricá (RJ), e reafirmou a importância do Minha Casa, Minha Vida. "Ficam falando assim: 'estamos passando algumas dificuldades econômicas, o programa vai acabar'. Vou explicar para vocês por que não vai não: primeiro porque é importante para o povo brasileiro, para aquela parte que não tinha oportunidades, para quem ninguém olhou. Mas não vai acabar também por outro motivo: porque, além de a gente construir casa, a gente cria emprego”, ressaltou a presidente.
O governo anunciou em 22 de maio o corte de R$ 69,9 bilhões no Orçamento deste ano aprovado pelo Congresso Nacional há um mês. O contingenciamento tem por objetivo manter equilibradas as contas públicas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o corte, o governo pretende cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Minha Casa, Minha Vida perdeu R$ 5,6 bilhões dos investimentos previstos inicialmente para 2015. Os recursos assegurados para o programa habitacional ao longo deste ano caíram para R$ 13 bilhões. O programa é uma das principais bandeiras do governo petista e está dentro do orçamento do Ministério das Cidades, pasta que teve um contingeciamento de R$ 17,2 bilhões.
 "A proposta orçamentária que o governo enviou ao Congresso anteriormente previa um valor de R$ 18,6 bilhões para o MCMV. É um contingenciamento em relação ao que estava previsto. Esse recurso é compatível com o esforço fiscal e garante a conclusão das obras que já atingiram 70% das obras. Todos os projetos vão continuar em execução. O ritmo de execução que vai ter de se adequar ao orçamento", explicou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, no dia que explicou o corte no Orçamento.
Em nota, o Ministério das Cidades confirma a data de 10 de setembro para o lançamento da terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida. "Serão cerca de 3 milhões de novas unidades. Os detalhes de valores e faixas serão divulgadas no lançamento da faixa. Com isso, o objetivo de contratar 7 milhões de casas, até 2018, será cumprido e cerca de 28 milhões de pessoas serão beneficiadas com a casa própria."
Desde a sua criação, em 2009, o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) já contratou cerca de 4 milhões de unidades habitacionais. Dessas, mais de 2 milhões e 300 mil foram entregues, e 1 milhão e 700 moradias estão em andamento. O valor do investimento é de R$ 265,2 bilhões e até o momento estima-se que cerca de 9,2 milhões de pessoas foram beneficiadas.