Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Papa diz que maioria dos casamentos é inválida

O papa Francisco disse que a "grande maioria" dos casamentos católicos realizados hoje é inválida, porque os casais não percebem totalmente que se trata de um compromisso para toda a vida, desencadeando críticas duras de conservadores da igreja.  

O papa, que vem sofrendo repúdio por fazer comentários espontâneos sobre questões doutrinárias, falava durante uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e trabalhadores de paróquias na noite de quinta-feira em uma basílica de Roma.

"Estamos vivendo em uma cultura provisória", disse Francisco em resposta a um homem que falou sobre a "crise do casamento" e perguntou como a igreja pode preparar melhor os casais jovens.

"Por causa disso, a grande maioria de nossos casamentos sacramentais é nula, porque eles (os casais) dizem 'sim, pelo resto da minha vida', mas não sabem o que dizem, porque têm uma cultura diferente", afirmou o pontífice.

Na transcrição do Vaticano, divulgada na manhã desta sexta-feira, suas palavras foram alteradas de "grande maioria" para "alguns".

O porta-voz do Vaticano disse que as colocações improvisadas do líder católico são editadas às vezes depois de consultas com o próprio ou com assessores.
Ross Douthat, escritor católico conservador e colunista do jornal New York Times, disse que Francisco fez "uma reivindicação extraordinária, irresponsável e ridícula".

Nenhum comentário: