Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Isaquias Queiroz é prata na canoagem

Uma das grandes revelações do esporte brasileiro, Isaquias Queiroz conquistou a medalha de prata na final da canoagem de velocidade da categoria C1 1000 metros, em disputa eletrizante contra o alemão Sebastian Brendel no Estádio da Lagoa, pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O baiano de Ubaitaba completou a prova com o tempo de 3m58s529, contra 3m56s926 do alemão. O terceiro lugar, o romeno Serghei Tarnovschi, ficou com 4m00s852.
Isaquias pode fazer história e ser o primeiro atleta do País a terminar uma única edição de Jogos com três medalhas. Nesta quarta-feira, ele disputa as eliminatórias dos 200 metros no C1 – a final é na quinta. Na sexta, tem as eliminatórias do C2 1000m, com final no sábado. No C2, Isaquias compete ao lado do também brasileiro Erlon Souza.

Pódio após sustos
O baiano mostrou estar em sua melhor forma física nesta terça-feira. Apesar dos 22 anos, ele é um atleta experiente e tem uma história de superação. Na infância e adolescência, o canoísta já passou por um grave acidente com a queda de uma panela com água quente. Perdeu um rim ao despencar de uma árvore e chegou até a ser sequestrado.
Isso sem contar o susto de setembro do ano passado, quando o canoísta capotou uma picape Ford Ranger na rodovia BR-101, entre Ilhéus e Ubaitaba, durante a madrugada. Por sorte, ele não sofreu nenhum ferimento grave.
Isaquias colheu resultados positivos em todas as provas que disputou no último ano e chegou a ser eleito o melhor atleta masculino de 2015 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Entenda a canoagem
A canoagem de velocidade é disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, com nove raias demarcadas nas distâncias respectivas: 200 metros, 500m e 1000m. No C1, a canoa é para uma pessoa e tem comprimento máximo de 5,20 metros e 16kgs. No C2, a canoa é para duas pessoas (6,50 metros e 20kg). Por André Rigue, do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: