Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Prefeito Batata concede entrevista coletiva nesta sexta

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, vai conceder entrevista coletiva nesta sexta-feira (03), no Centro Administrativo, às 9h. 

Em pauta, a reinauguração do ginásio da Ilha de Sant’Ana, que acontece amanhã e ainda sobre a parceria com o Governo do Estado,  onde  vai viabilizar importantes ações e obras para Caicó e outros assuntos de interesse da população caicoense.

Gabinete de Gestão Integrada discute carnaval em Caicó

Nesta quinta-feira (02), no auditório da antiga prefeitura, se reuniram representantes de treze instituições governamentais, sendo destas seis de segurança pública na cidade de Caicó. Em pauta, a implantação do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), criado pelo prefeito Batata Araújo, e a segurança no carnaval 2017.

A reunião foi presidida pelo secretário municipal de Planejamento e Articulação Institucional, subtenente Marcelo Coelho, e contou com a presença dos secretários Abdon Maynard (Infraestrutura), Emmanuel Sabino (Meio Ambiente) e Diego Vale (Turismo). 

Foram discutidas demandas sobre policiamento ostensivo, de trânsito e ambiental, além de socorrimento e auxílio, rotas de emergência, horários de inicio e fim dos eventos, estacionamento e fiscalização. 

“Ficou claro por parte das instituições envolvidas que teremos um carnaval seguro, organizado, ordenado e monitorado, com uma estrutura jamais vista”, disse Marcelo Coelho.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Caicó ganhará segundo Restaurante Popular e Café do Trabalhador

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, se reuniu nesta quarta-feira (1º) com a secretária estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria. A titular da SETHAS anunciou que Caicó ganhará a segunda unidade do Restaurante Popular, dentro da agenda de ampliação do programa no estado.
“Isso vai garantir mais segurança alimentar aos trabalhadores, já que eles vão ter acesso a uma refeição diária com alto valor nutritivo e ao custo simbólico”, destacou Batata.
Julianne Faria ainda anunciou a instalação no município do Café do Trabalhador. A ideia a proporcionar a primeira refeição do dia diversificada com frutas e diversos alimentos bastante nutritivos, mas ao preço simbólico de 50 centavos. Além disso, ela citou a inclusão de Caicó no projeto do Governo do Estado para construção de unidades habitacionais destinadas a funcionários estaduais e à população.
“A secretária ainda confirmou que o Poder Executivo estadual vai se instalar em Caicó nos dias 15 e 16 de fevereiro, para trazer uma série de ações governamentais. Na oportunidade, anunciaremos as grandes parcerias que estão sendo firmadas entre Estado e Município”, disse o prefeito. A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social de Caicó, David Evandre.

Programação de inauguração do ginásio Nonozão na Ilha de Sant’Ana


Prefeitura de Caicó e SESC articulam parcerias

Nesta terça-feira (31), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, recebeu a visita da diretora do SESC RN, Jeane Amaral, e da nova gerente para o Seridó, Ana Maria Fagundes. O chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, também esteve na reunião.
Batata destacou que a prefeitura está aberta para parcerias com o SESC, lembrando que a instituição vem realizando um trabalho dinâmico no município de Caicó.
“Viemos fazer uma visita de cortesia ao novo gestor do município, Batata Araújo. O SESC trabalha em parceria com as instituições da comunidade. Nós temos na nossa programação atividades sistemáticas na área de lazer, cultura e educação. Estamos abertos para conversar e viabilizar a execução de novos projetos em parceria com a prefeitura”, disse Jeane Amaral.
Ana Maria confirmou que o prefeito visitará nos próximos dias a unidade no bairro Boa Passagem.

Na abertura de Jornada Pedagógica, Batata anuncia audiência com ministro da Educação

A secretaria municipal de Educação abriu oficialmente a Jornada Pedagógica 2017 nesta terça-feira (31), no Centro Administrativo, com a presença do prefeito de Caicó, Batata Araújo, do vice-prefeito Marcos do Manhosos, da secretaria Lúcia Gregório, a adjunta Veracilda Vale, gestores e supervisores, além de representantes da Câmara Municipal e da 10ª Dired.
Ao falar na abertura da Jornada Pedagógica, o prefeito desejou aos gestores e educadores presentes no evento, que o ano seja de muito trabalho, superação e realizações. Batata anunciou que falou por telefone com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e confirmou agenda administrativa em Brasília no mês março, quando terá audiência para apresentar uma planilha de ações, sugerindo a colaboração dos educadores com sugestões para integrar a pauta de reivindicações do Município junto ao MEC.
A Jornada Pedagógica prossegue nos dias 01, 06, 07 e 08 de fevereiro. No dia 06 de fevereiro, a Jornada será realizada na UFRN, a partir das 7h30 para os professores. Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, as atividades acontecerão nas escolas no período da tarde, sob a coordenação dos supervisores e diretores, conforme as orientações encaminhadas pela secretaria de Educação.

Piso dos professores depende de aprovação na Câmara, diz procurador do Município de Caicó

Após o anúncio do pagamento aos servidores municipais, o procurador-geral do Município de Caicó, advogado Pedro Rocha, explicou que, desde 2009, a lei federal nº 11.738/08 determina que o piso salarial nacional dos professores é reajustado anualmente, devendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios fixarem os vencimentos iniciais das carreiras do magistério público da educação básica, observando o piso determinado pelo ministério da Educação.
“Todo aumento de remuneração de servidor deve ter autorização do Poder Legislativo. O Executivo envia o projeto de lei e a Câmara aprova, para que esse seja implantado. Antes, essa matéria era votada no final de março e aí se pagava o reajuste retroativo a janeiro. Isso gerava um impacto muito forte no fluxo de caixa do Município”, disse Pedro Rocha.
Ele enfatizou que, em virtude do recesso da Câmara e o pagamento sendo realizado neste dia 31 de janeiro, não haverá tempo para aprovar o projeto e incluir o reajuste no pagamento deste mês.
O projeto está sendo encaminhado para o Legislativo e a tendência é que aprovação seja feita na sessão extraordinária no dia 06 de fevereiro. Os recursos para o pagamento do piso dos professores estão assegurados pela secretaria municipal de Finanças e Tributação, não havendo nenhuma perda para os servidores.

Jornada Pedagógica de Caicó é aberta no centro administrativo

A secretaria municipal de Educação realiza a Jornada Pedagógica 2017. A abertura ocorreu nesta terça-feira (31), às 7h30, no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Batata Araújo, da secretaria de Educação, Lúcia Gregório, a adjunta Veracilda Vale, gestores e supervisores.
O evento prossegue nos dias 01, 06, 07 e 08 de fevereiro. No dia 06 de fevereiro, a Jornada será realizada na UFRN, a partir das 7h30 para os professores. “Vamos trabalhar com oficinas preparadas para cada ano da educação básica. Esse novo formato se deu em decorrência de sugestões de professores que criticavam o antigo formato que não atendia as expectativas pedagógicas”, afirmou Lúcia Gregório.
Ela destacou que a Jornada Pedagógica vai trabalhar com palestras e orientações numa perspectiva de multiplicação nas escolas e tem o objetivo de discutir a Excelência na Educação, avaliando caminhos e propondo a construção de novos.
Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, as atividades acontecerão nas escolas no período da tarde, sob a coordenação dos supervisores e diretores, conforme as orientações encaminhadas pela secretaria de Educação.

Prefeitura apoiará criação de associação de surdos em Caicó

Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, participou de reunião articulada pelo vereador José Filho, no Centro Administrativo, com os surdos do município. Também participou do encontro o vereador Anderson Duarte.
O encontro discutiu assuntos importantes para os deficientes auditivos na área educacional, como a utilização de intérpretes de Libras em sala de aula e também a instituição de uma associação.
“Com a parceria com o Município, através do prefeito Batata, nós teremos intérpretes de Libras nas escolas públicas municipais. A nossa comunidade surda era desprezada pelos gestores públicos que não colocavam intérpretes nas unidades de ensino”, disse Zé Filho.
Ainda na reunião com o prefeito Batata, ficou definido que os surdos terão um horário no ginásio da Ilha de Sant’Ana para a prática de esporte. A prefeitura também dará apoio jurídico para a criação da associação para esse grupo de cidadãos.

Secretário de Finanças destaca prioridade no pagamento do funcionalismo em Caicó

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30), o secretário municipal de Finanças e Tributação de Caicó, Marcos Airton, confirmou a informação do prefeito Batata nas redes sociais e anunciou o pagamento dos servidores municipais para esta terça-feira (31).
“Tivemos como prioridade pagar todos os comissionados e efetivos dentro da competência de janeiro. O grande problema é achar uma solução para que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não chegue zerado e começarmos a respirar um pouco. Foi feito todo esse esforço para pagar a folha, mas a gente tem outras obrigações, como as contribuições previdenciárias que na gestão anterior não estavam sendo pagas. Por isso, não podemos dizer que temos receita folgada”, explicou Marcos Airton.
Piso dos professores
Segundo o secretário de Finanças, o prefeito Batata tinha se posicionado em pagar tanto o piso dos professores quanto o restante dos efetivos. “O recurso foi levantado e separado. Fizemos uma consulta à Procuradoria Jurídica do Município e da Câmara Municipal, quando os procuradores nos orientaram a não fazer o pagamento enquanto o projeto de lei não fosse votado no Poder Legislativo. Assim que estiver aprovado o reajuste do piso dos professores e dos outros funcionários, o pagamento será feito em folha complementar”, anunciou Marcos Airton.
A Câmara deve realizar sessão extraordinária no dia 06 de fevereiro, quando há possibilidade de que entre em pauta o reajuste do funcionalismo. Marcos Airton ainda informou que em relação ao pagamento do pessoal do IEL, há uma previsão de que o dinheiro será creditado em conta até a próxima quarta-feira (02).
Diálogo com os sindicatos
A respeito das negociações para pagar o mês de dezembro, o secretário confirmou que o prefeito Batata está aberto para o diálogo e que essa questão será debatida em breve com os sindicatos. “Constatamos que os funcionários querem parcelar o pagamento e não querem ir para o embate, pois eles estão vendo que a nova gestão está bem intencionada, trabalhando pela coletividade e lutando pelo desenvolvimento de Caicó”, enfatizou.

Prefeitura de Caicó envia à Câmara projetos de reajustes de servidores

O Município de Caicó está enviando para a Câmara Municipal dois projetos de lei, autorizando o reajuste no piso dos professores e na tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos demais servidores.
Diferente de gestões anteriores, o prefeito Batata Araújo antecipou o envio desses projetos, já que o Poder Legislativo deve ser reunir extraordinariamente no próximo dia 06 de fevereiro. Aprovando as duas matérias, a prefeitura poderá apressar os pagamentos retroativos ao início do ano.
Segundo a Procuradoria do Município, esse trâmite cumpre a legislação vigente. Os reajustes necessitam passar pela apreciação da Câmara, a fim de que o Poder Executivo não cometa atos de improbidade administrativa. Os servidores não terão prejuízo, já que a aprovação dos projetos de lei gera o pagamento retroativo. Historicamente, esses repasses chegaram a ocorrer em março ou abril de cada exercício financeiro.

Técnico da secretaria estadual de Esporte destaca parcerias com Município de Caicó

O caicoense Andrey Valério, que atua na equipe técnica da secretaria estadual de Esporte e Lazer, esteve reunido com o coordenador municipal de Esportes em Caicó, François de Araújo Fernandes (Poposa), e o prefeito Batata Araújo, para socializar as informações e articular parcerias na área esportiva.
Segundo o técnico, Batata montou uma equipe qualificada na área de esportes, além dos outros setores, e que “o prefeito escolheu bem os profissionais para o trabalho a ser realizado nas suas respectivas secretarias e coordenações”.  Andrey ficou impressionado com a estrutura do ginásio Nonozão, que foi totalmente recuperado na atual gestão e está apto a sediar grandes eventos esportivos.
“O ginásio Nonozão é uma praça de esporte belíssima e está pronto para servir a todos os desportistas de Caicó e região. O governo do Estado tem o total interesse na utilização deste ginásio nas parcerias e quero destacar que os Jogos da Juventude do Rio Grande do Norte da seccional do Seridó serão realizados no Nonozão”, afirmou Andrey.
Ele lembrou que o presidente da Federação de Vôlei do Rio Grande do Norte, Igor Ribeiros Dantas, já demonstrou o interesse de fazer um projeto em Caicó. E o ginásio da Ilha é um local ideal para desenvolver o projeto.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretaria municipal de Educação prorroga cadastro para alunos que utilizam o transporte escolar em Caicó

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Gregório, o cadastro para os alunos que utilizam o transporte escolar foi prorrogado e agora será realizado no período de 12 de janeiro à 10 de fevereiro de 2017, no horário de 07h às 13h, na sala 103, 1º andar do Centro Administrativo.
Os documentos que deverão ser apresentados no ato do cadastramento são os seguintes: declaração da escola, registro de nascimento, CPF e RG. O cadastro será para os alunos da zona rural e zona urbana que necessitam utilizar o transporte escolar.

PM do Rio se mata ao vivo em rede social

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O policial militar Douglas de Jesus Vieira, 28, transmitiu a própria morte em rede social. O soldado, lotado há seis anos no 24º BPM (Queimados), fez uma transmissão ao vivo na noite de sábado (28), em que tira a própria vida com um tiro de revolver na cabeça.
O vídeo, publicado inicialmente em sua página pessoal no Facebook, já foi removido, mas cópias ainda circulam em outras redes sociais.
O policial deixa uma filha de um ano, segundo o jornal “Extra”.
No vídeo, é possível ver o soldado faz uma saudação aos espectadores e alerta sobre a violência que viria a seguir. “E aí, tranquilidade? Tamo junto. Quero ver quem tem disposição para ver bagulho ao vivo. Quem não tem estômago, mete o pé”, disse ele.
Ele aparece deitado em uma cama. Não chega a dizer o motivo que o levou à atitude. Apenas aponta um revolver contra a própria cabeça, fecha os olhos e dispara. Nesse momento, o celular cai da mão do homem e não é possível mais ver a imagem.
A PM do Rio confirmou a morte do policial, mas não deu detalhes. Não se sabe até o momento se o homem chegou a ser socorrido. A Polícia Civil, responsável por investigar mortes no Estado, ainda não se pronunciou.
Em postagem do último dia 11, Vieira se queixava da falta de salário dos policiais. Servidores da segurança estão com o 13º de 2016 em atraso, bem como bonificações de horas extras. O salário de dezembro foi pago no último dia 18.
“Eu preciso receber. As minhas contas vão vencer, Pezão”, disse o rapaz na rede social, no último dia 11.
Em 2015, o Laboratório de Análise da Violência da Uerj fez uma pesquisa sobre suicídio de policiais no Rio. Dos 224 policiais militares entrevistados, 10% declararam ter tentado tirar a própria vida.
Segundo o padrinho do soldado afirmou ao jornal “Extra”, o jovem tinha outros motivos para estar infeliz, além do atraso nos salários. Ele estaria se divorciando da mulher, além de ter de fazer serviços por fora para complementar a renda.
A Folha de S.Paulo não conseguiu até a publicação desta reportagem contato com parentes do policial.
Desde o início deste ano, 12 policiais foram mortos no Rio. Na última sexta-feira (27), dois policiais foram assassinados. Um deles, de folga, na saída de um banco em Copacabana, zona sul. Não há estatística oficial para mortes por suicídio.

Batata anuncia pagamento do funcionalismo de Caicó

Em sua página nas redes sociais, o prefeito de Caicó, Batata Araújo, anunciou o pagamento do funcionalismo municipal no mês de janeiro. O dinheiro será depositado nesta terça-feira (31).
“Apesar da crise financeira estamos trabalhando e priorizando o salário daqueles que passam o mês inteiro se dedicando ao nosso município”, disse o prefeito. O secretário de Finanças, Marcos Airton, dará uma entrevista nesta segunda-feira (30), às 09h, para detalhar a operação financeira.