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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Município de Caicó realiza Jornada Pedagógica 2020


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE) de Caicó/RN, realiza a JORNADA PEDAGÓGICA 2020, em consonância com as orientações da Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esportes e Lazer do RN, que apresenta como tema central O CURRÍCULO POTIGUAR: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.
Norteada por essa vertente, a SEMECE dá continuidade aos estudos iniciados no ano de 2019, sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual orienta as práticas pedagógicas, os princípios, direitos e objetivos de aprendizagens para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Na segunda-feira (03), as atividades foram iniciadas pela SEMECE em conjunto com a 10ª DIREC, no auditório da UFRN, com abertura às 14 horas. A palestra de abertura: “Currículo potiguar: A organização do trabalho pedagógico para a educação integral e democrática”, teve como palestrante a Professora Drª Marcia Maria Gurgel, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, representante da UNDIME. Já na terça-feira (04), a programação da Jornada Pedagógica contemplou a Educação Infantil, com várias oficinas na Escola Municipal Presidente Kennedy. Também na terça-feira (04), a Jornada Pedagógica, contou com atividades para o Ensino Fundamental e EJA, no Centro Cultural Adjuto Dias.
Foram ministradas as palestras: AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA BASEADA NO DOCUMENTO CURRICULAR DO RN, tendo palestrante Aldeci Fernandes da Cunha – Mestre em Ensino pela UERN, além da palestra ESCUTA E DIÁLOGO: PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTEMPORÂNEA, ministrada por Higor Eduardo Dantas Alves – Psicólogo pela Universidade Potiguar – UNP, Natal/RN, Pós-Graduado em Políticas Públicas Educacionais-Faculdade Mantena/MG. De 05 a 07 de fevereiro, a Jornada Pedagógica consta do planejamento nas escolas.
“A Jornada Pedagógica 2020 cujo subtema “ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E CURRICULAR: PLANEJAMENTO, AÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER “, nos direciona para uma reflexão e apropriação acerca do Currículo e sua intervenção na construção do processo de aprendizagem”, disse a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lucineide de Araújo. Ela ressalta ainda, que o currículo quando bem planejado, organizado e elaborado coletivamente no contexto escolar possibilita todos os passos necessários para alcançar os objetivos e promover uma educação de qualidade, inclusiva e democrática.







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