Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Mercado Público de Caicó comemora 103 anos de existência


Nesta terça-feira (23), o Mercado Público de Caicó comemora 103 anos de existência.

O Mercado Público de Caicó funcionou até 1917 em um prédio – inexistente hoje – na Praça da Liberdade. O atual foi inaugurado pelo Intendente (antiga denominação de Prefeito) Cel. Celso Dantas, no dia 23 de fevereiro de 1918, após quatro anos de construção iniciada pelo Intendente Joaquim Martiniano.

Situado no centro comercial da cidade, o Mercado Público abriga os mais variados estabelecimentos comerciais: bares, restaurantes, lojas de calçados e confecções populares. Reúne também pontos e bancas que comercializam produtos da região: comidas típicas (galinha caipira, arroz de leite, buchada, rabada etc), o nutritivo caldo de cana, ervas medicinais, fumo de rolo e utensílios domésticos tradicionais (urupemba, potes, alquidares, redes de dormir etc).

Na gestão municipal passada, a consultora Cris Ribeiro (Design de Acessórios esteve desenvolvendo o Projeto Lugares de Charme, no Mercado Público).

“Propomos uma repaginação do Mercado centenário de Caicó, a partir do resgate da sua história, novo layout de funcionamento dos setores atuais, pintura da sua área externa e interna com detalhes específicos e inserção de paisagismo. O trabalho mobilizou os permissionários, artesãos e artistas locais”, enfatizou Cris Ribeiro. Designer de produto à disposição de cenários de novelas da Rede Globo, Cris coordenou o Projeto Lugares de Charme e foi vencedora do prêmio Brasil Criativo (Ministério da Cultura).


Nenhum comentário: