Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Sesap intensifica medidas para conter aumento da ocupação de leitos no RN

 

Diante do aumento na taxa de ocupação de leitos críticos para tratamento da covid-19, que está em 78% no Rio Grande do Norte e atinge os 85,3% na Região Metropolitana, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que está intensificando as medidas para conter o avanço da pandemia.

“O cenário atual é de aumento de casos confirmados e ocupação de leitos, em especial na Região Metropolitana, e mesmo com os investimentos na estruturação de leitos na rede estadual de saúde é percebida uma sobrecarga dos hospitais, com elevação do tempo de internação dos pacientes, porém sem aumento da mortalidade”, explicou a secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira.

Na tarde desta segunda-feira (15), após reunião com secretários de saúde da Região Metropolitana, foram discutidas ações para garantir a proteção e assistência da população.

Para reforço na rede assistencial, está sendo feito um estudo com vistas à expansão de leitos no Hospital Giselda Trigueiro e no Hospital Municipal de Campanha, em Natal, além de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Além disso serão reforçadas as ações de vigilância, apoio à atenção primária e busca ativa de casos para garantir o isolamento. 

Sobre o decreto estadual que suspendeu o ponto facultativo no período de carnaval, a secretária ressalta que a medida buscou proteger a população, evitando aglomerações. “O Pacto pela Vida foi reforçado, temos oferta das forças de segurança pública nas Regiões de Saúde para fiscalizar as ações.”

“O Governo, junto com os municípios, está buscando alternativas para garantir a atenção e o cuidado com a população, mas contamos também com a população para manter o uso das máscaras e a compreensão de que o momento é de cuidar de si e do outro”, disse.


Nenhum comentário: