Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2021

7 dicas para você evitar a infecção urinária


A vontade frequente de ir ao banheiro para urinar pode ser um sinal de alerta para infecção urinária - doença que afeta principalmente mulheres. A enfermidade pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU).

Os sintomas normalmente incluem ardência ao urinar e incontinência urinária, pode surgir também sensação de peso na bexiga, urinar em pouca quantidade ou com a cor muito escura e cheiro forte, febre baixa constante. Segundo a ginecologista do Sistema Hapvida, Drª Isabel Gondim, "cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Isso porque a mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem".

A doença se divide em três tipos: uretrite, cistite e pielonefrite.

A uretrite - infecção na uretra surge quando as bactérias infectam somente a uretra, causando inflamação. "Nestes casos é aconselhado consultar um médico para iniciar o tratamento com antibióticos, de forma a eliminar as bactérias da uretra. No entanto, também se deve manter a região íntima limpa e seca, assim como aumentar a ingestão de água", alerta a especialista.

No caso da cistite - infecção da bexiga é a forma mais comum da infecção urinária e acontece quando as bactérias conseguem passar a uretra e chegar até a bexiga, pode causar dor abdominal ou sensação de peso no fundo da barriga, febre até 38ºC e presença de sangue na urina.

Já na pielonefrite, casos mais graves da doença, as bactérias podem chegar até aos rins e causar uma infecção. Calafrios, náuseas, vômitos e cansaço excessivo são sintomas típicos. "É importante ir imediatamente ao hospital para identificar o problema e iniciar o tratamento com antibióticos diretamente na veia", explica.

Como evitar a infecção urinária:

- Lave a região genital externa com água e sabão após a relação sexual;

- Após urinar e defecar sempre limpar a região íntima de frente para trás, a fim de evitar a chegada da bactéria E. Coli na vagina, já que esta encontra-se presente na região anal e perianal, sendo a principal causadora de infecção urinária;

- Esvazie completamente a bexiga toda vez que urinar, para evitar a urina residual que aumenta as chances de infecção urinária;

- Beba mais água, ingerindo pelo menos 1,5 L de líquidos claros por dia;

- Mantenha uma alimentação rica em fibras para diminuir o tempo de permanência das fezes dentro do intestino, o que diminui a quantidade de bactérias dentro dele;

- Não use perfume ou creme com perfume na região da vagina porque isso pode irritar a pele e aumentar o risco de infecção urinária;

- Mantenha a região da vulva sempre seca, evitando usar roupas muito apertadas e absorvente diário, a fim de diminuir a transpiração neste local.


Nenhum comentário: