Páginas

terça-feira, 23 de março de 2021

Uso de máscara reduz em até 80% o risco de contaminação em ambientes coletivos

 


Com o avanço da pandemia de covid-19, as máscaras faciais se tornaram o principal meio para salvar vidas. Atualmente, o uso é obrigatório no transporte coletivo em todo o País.

Na última semana, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou um boletim extraordinário sobre a covid-19 demonstrando preocupação com o mais recente ritmo de avanço da doença, diante dos níveis de ocupação das UTIs no máximo em quase todos os Estados brasileiros.

A publicação oficial, assinada por médios e cientistas de uma das instituições de Saúde de maior credibilidade da América Latina, também reafirma a importância do uso das máscaras em ambientes coletivos.

No transporte público o uso é obrigatório, mas a máscara deve ser uma prática em todos os espaços de uso comum.

A Fiocruz destacou que as máscaras só terão efeito positivo na comunidade se a maioria das pessoas usarem.

Veja os tópicos relacionados pela Fiocruz sobre a importância da máscara no Boletim Extraordinário.

1) Máscaras de pano multicamadas podem diminuir entre 70% e 80% o risco de infecção;

2) Com 80% ou mais da população utilizando máscaras há uma redução muito acentuada da transmissão. Se somente 50% da população utilizar máscaras a redução será mínima;

3) A combinação de elevados percentuais de uso de máscaras combinadas com medidas de distanciamento físico e social tem resultado em maior controle da transmissão.

4) Se regulamentações governamentais sobre o uso de máscaras são importantes, sozinhas são insuficientes, devendo ser realizadas campanhas sobre a importância do uso e como usar, além da distribuição gratuita de máscaras em larga escala.

LOTAÇÃO:

Ainda sobre transporte público, a Fiocruz alertou para a necessidade de governantes se articularem para redução do excesso de lotação em ônibus, trens e metrôs, com o objetivo de também conter o avanço da covid-19.


Nenhum comentário: