sexta-feira, 14 de maio de 2021

Chuvas em abril ficaram 32,7% abaixo do esperado no Rio Grande do Norte

 

As chuvas no mês de abril de 2021 ficaram 32,7% abaixo do normal no Rio Grande do Norte. É o que aponta a análise das condições climáticas observadas pela unidade instrumental de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

Os volumes acumulados ficaram abaixo de 200 milímetros (mm) em praticamente todo a região Oeste do Estado, chegando perto de 300mm entre as Microrregiões da Chapada do Apodi, Médio Oeste e Alto Oeste. Já na faixa litorânea leste os volumes variaram entre 100mm e 200mm e abaixo de 50mm no Agreste (Região da Borborema, Trairi, Angicos, Mato Grande até a Microrregião de Macau).

“As chuvas ocorridas durante o mês de abril de 2021 no Estado foram ocasionadas pela atuação do sistema Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e por restos de um Sistema Frontal (Frente Fria -FF), que atuaram principalmente durante a segunda quinzena do mês, favorecendo as chuvas nas regiões do Seridó, Vale do Assú, Médio Oeste e Alto Oeste”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

Para os próximos meses, com o fim do período chuvoso no interior, Bristot analisa como favoráveis as condições para ocorrência de chuvas nas regiões agreste e leste devido, entre outras condições, a tendência de resfriamento do oceano pacífico e o aquecimento das águas superficiais do oceano atlântico. “Para os meses de maio, junho e julho de 2021, a tendência é que as chuvas comecem a diminuir a partir da segunda quinzena de maio no interior do Estado e tenha início o período chuvoso do Leste do Nordeste com previsão de chuvas em torno da normal”, disse.

Volumes de chuva previstos para os meses de maio, junho, julho e agosto:

Messoregião*    Chuva (mm) Maio/21    Chuva (mm) Junho/21    Chuva (mm) Julho/21    Chuva (mm) Agosto/21
Oeste                             101,4                                 46,5                                27,4                                 7,4
Central                             71,5                                 34,7                                26,9                                 8,0
Agreste                            91,0                                 93,8                                81,7                               34,2
Leste                              171,1                               211,8                              176,8                               79,2

*Classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Hospital Regional do Seridó anuncia 01 alta hospitalar por Covid-19 nesta sexta

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 01 paciente confirmado COVID-19 teve alta hospitalar nesta sexta-feira (14) no referido Hospital.

Município de residência do paciente:
📍Jucurutu – 01

O paciente ficará em isolamento domiciliar monitorado pela secretaria de saúde do seu município.

altahospitalar #vencendoacovid

▪️

PL2564/20

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020

ouvidoriahrsrn@gmail.com 

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 01 óbito por Covid-19 nesta sexta

 


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

14/05/21

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

▪️

Óbito por COVID-19 no HRS em 

14/05/21

📍Carnaúba dos Dantas - 01


▪️

Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn

▪️

#PL2564/20

#HRS31anos

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

▪️

Ouvidoria: (84) 98184-2042

3232- 6505/ 3232-3536

(SESAP) – 0800 084 2020

ouvidoriahrsrn@gmail.com

IFPB dispõe de novo Processo Seletivo para professor substituto

 


Estão abertas as inscrições de mais um Processo Seletivo de nível superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que visa à contratação de Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para atuar na Educação Básica, na Educação Superior, na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas formas presencial ou a distância, por tempo determinado.

Conforme o edital, será preenchida uma vaga ao profissional com curso superior de tecnologia em gestão ambiental ou bacharelado em engenharia ambiental ou bacharelado em engenharia sanitária ambiental ou bacharelado e licenciatura em ciências biológicas ou biologia, destinada ao tema da disciplina de microbiologia ambiental no campus Princesa Isabel.

Sob regime de trabalho de trabalho de 40 horas semanais, o profissional terá remuneração inicial de R$ 3.130,85, devendo ser ajustada, no ato do contrato, conforme a titulação do candidato aprovado e/ou outras previsões legais.

Além da formação específica, são requisitos básicos para a contratação de professor substituto, ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, e se estrangeiro, o candidato deverá ser portador de visto permanente ou visto temporário, estar quite com as obrigações militares e eleitorais e ter idade mínima de 18 anos.

Procedimento de participação

Conforme o cronograma, as inscrições serão recebidas a partir do dia 13 de maio de 2021, até o dia 17 do mesmo mês, pelo site da Compec. O pedido de participação possui taxa no valor de R$ 100,00 e deve ser pago até o dia 18 de maio de 2021.

Serão aceitas solicitações de isenção das despesas de inscrição no período de 13 a 14 de maio de 2021, quando baseadas no Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, por candidatos que comprovem estar inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal, e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda familiar per capita de até meio salário mínimo mensal, conforme o referido Decreto.

Quanto à classificação dos participantes inscritos, serão realizadas duas etapas compostas por prova de desempenho, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, de caráter classificatório.

A prova de desempenho didático consistirá da ministração de uma aula à banca examinadora com duração de 30 minutos, podendo haver um acréscimo de até 10 minutos para questionamentos e arguições, prevista para ocorrer entre os dias 3 e 9 de junho de 2021, já a prova de títulos deve ocorrer nos dias 7 a 9 de junho do mesmo ano.

Vale mencionar que o envio dos anexos contendo o currículo profissional e dos documentos comprobatórios dos títulos, devem ser feitos no período do dia 25 a 28 de maio de 2021, em arquivo único.

Na ocasião da contratação, o candidato aprovado deverá comprovar que não teve contrato, nos últimos 24 meses, com base na Lei nº 8.745/93 e legislação complementar.

Pandemia: Ministério Público recomenda cancelamento de vaquejada na Paraíba


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, nesta quinta-feira (13/05), o cancelamento de uma vaqueja prevista para acontecer entre os dias 28 e 30 de maio no município de Mogeiro. 

A recomendação foi expedida aos organizadores do evento para que eles se abstenham de realizá-lo, adiando-o para uma data mais favorável do ponto de vista epidemiológico, sob pena de responderem por medidas criminais e cíveis (inclusive por dano moral coletivo). Conforme explicou a promotora de Justiça de Itabaiana que atua na defesa da Saúde, Lívia Vilanova Cabral, a medida visa prevenir a aglomeração de pessoas e a consequente propagação da covid-19.

A promotora de Justiça lembra que, em razão dos indicadores epidemiológicos, Mogeiro está classificado na bandeira amarela do plano Novo Normal Paraíba (que versa sobre a reabertura progressiva das atividades em razão da pandemia) e destaca que o município não dispõe de sistema próprio e completo de saúde, sobrecarregando outros municípios. Segundo ela, no atual contexto, o evento oferece alto risco de contaminação.

A recomendação ministerial é embasada nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal que garantem a saúde como direito social fundamental, garantido através da implementação de políticas que visem, dentre outros objetivos, à redução do risco de doença e de outros agravos à saúde. Também é fundamentada no Decreto Estadual 41.219/2021, que não permite a realização de eventos “de massa” e no Decreto Municipal 0011/2021, ambos atualmente em vigor.

Medidas recomendadas

A recomendação ministerial diz que os organizadores da 1ª Vaquejada Parque Haras Seu Lila também deverão proceder a circulação (nas mesmas mídias utilizadas para divulgação do evento) do cancelamento do evento e da forma de devolução dos valores eventualmente pagos pelos consumidores. Deverão ainda fazer a juntada aos autos de todas as licenças e alvarás necessários à realização de festas no local (expedidos por órgãos como Sudema, Corpo de Bombeiros etc), inclusive auferindo a área.

Os organizadores terão 48 horas para informar as medidas adotadas. Eles foram informados de que o descumprimento da recomendação poderá importar na incursão nas penas previstas no artigo 268 do Código Penal (que prevê detenção, de um mês a um ano, e multa para quem infringir determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa), além de outras medidas de responsabilidade, tendo em vista o interesse social previsto, dentre as quais responsabilização por dano moral coletivo.

A Promotoria de Justiça enviou cópia da recomendação à Secretaria de Saúde de Mogeiro, ao comando da Polícia Militar que atua no município e ao Corpo de Bombeiros Militar para que tomem conhecimento e adotem todos os esforços e medidas, caso seja necessário, para o seu cumprimento. Também foi enviada cópia da recomendação ministerial à rádio local para ampla e total divulgação das orientações do MPPB.

Com Gabigol e Éverton Ribeiro, do Flamengo, Tite convoca seleção para duelos contra Paraguai e Equador

 


O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, está de volta à Seleção Brasileira após o técnico Tite divulgar a lista dos atletas que vão enfrentar o Equador e Paraguai, em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Além de Gabigol, outro que está de volta ao elenco é o lateral Daniel Alves, do São Paulo. O meia Lucas Paquetá, que vive boa fase no Lyon, e Fred, do Manchester United, também retornam ao time de Tite. Lucas Veríssimo, do Benfica, foi chamado pela primeira vez na carreira, sendo o único desta lista que jamais havia sido convocado.

A relação conta com 24 atletas para contemplar a presença do meia Douglas Luiz, que está suspenso e só poderá enfrentar o Paraguai.

Veja a lista completa:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
  • Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea);
  • Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);
  • Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid).

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar o auxílio emergencial

 


Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (14), a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de abril.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Como será o pagamento

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.

É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Alerta vermelho: 46 municípios do RN podem ter chuvas acima de 100 milímetros nesta sexta-feira

 


 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 46 municípios do Rio Grande do Norte em alerta vermelho para acumulado de chuvas. O aviso, indicado como de “grande perido”, é no nível mais alto do instituto e é válido durante toda a sexta-feira (14).

De acordo com o Inmet, podem ocorrer chuvas superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros pro dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, afirma o instituto.

As instruções para a população são desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; observar alterações nas encostas; permanecer em locais abrigados; em caso de situação de inundação, proteger os pertences em sacos plásticos; solicitar informações junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

As áreas do Rio Grande do Norte atingidas são a Leste Potiguar, Agreste Potiguar e Central Potiguar. Além do RN, o alerta vale para municípios da Paraíba e de Pernambuco. Outras áreas do RN, como o Oeste, a Central e o Agreste, estão em alerta laranja com possibilidade de chuva de até 100 milímetros por dia.

Veja os municípios do RN em alerta:

Arez
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Januário Cicco
João Câmara
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nova Cruz
Nísia Floresta
Parazinho
Parnamirim
Passagem
Pedra Grande
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Santa Maria
Santo Antônio
Senador Georgino Avelino
Serrinha
São Bento do Norte
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor
Várzea

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20), em Brasília, a liberação para uso emergencial de dois medicamentos experimentais da farmacêutica suíça Roche contra a covid-19, desenvolvidos em parceria com a empresa de biotecnologia americana Regeneron. 

Os remédios, contendo casirivimabe e imdevimabe (REGN-COV-2), atuam em ligação com a coroa do vírus de forma a impedir sua entrada nas células ainda não infectadas para replicar o material genético, controlando a doença.

A medicação é indicada especialmente para pacientes que estão em idade avançada, obesos, que tenham doença cardiovascular, hipertensão, doença pulmonar crônica, aids, diabetes, doenças respiratórias, doença renal crônica e doença hepática, entre outras comorbidades e que apresentam alto risco de desenvolver progressão para um quadro grave da covid-19.

Segundo a Anvisa, o medicamento será de uso restrito a hospitais, para uso ambulatorial, ou seja, para pacientes que apresentam sintomas leves da doença, sendo administrado somente com prescrição médica. O medicamento não é recomendado para uso precoce ou preventivo. Também não será permitida a sua comercialização ou venda em farmácias.

O coquetel foi liberado para ser administrado em pacientes a partir de 12 anos, que pesem mais de 40 kg, que não necessitem de suplementação de oxigênio e não apresentem o quadro grave da doença. A aplicação é intravenosa e deve ser administrada logo após a confirmação, por meio de teste viral, até dez dias após o início dos sintomas.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Silva Santos, o coquetel usa dois anticorpos monoclonais que trabalham para neutralizar o vírus, fornecendo “anticorpos extras” para os pacientes.

“A ideia desse produto é que nesses pacientes se mimetize o que seria a resposta imune natural dos anticorpos produzidos em células e que essa produção extra-humana de anticorpos ajude a promover a ação imunológica”, disse. 

“[Mas] esse produto não é recomendado para quem já está na situação grave da doença. Para aqueles que já estão internados se observa uma piora no desfecho clínico quando administrado em pacientes hospitalizados com covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”, acrescentou.

Redução de 70,4% na hospitalização
Santos apresentou dados das pesquisas dos medicamentos e disse que os resultados preliminares em pacientes ambulatoriais, desde o diagnóstico da doença até 29 dias após início do tratamento, mostraram uma redução de 70,4% na hospitalização ou morte relacionadas com a covid-19.

“O que a gente percebeu foi uma redução significativa e clinicamente relevante de 70,4% no número de pacientes hospitalizados ou morte por quaisquer causas quando comparado com o placebo”, disse. “Ele foi muito bem tolerado, tem um perfil de segurança aceitável.

O pedido para o uso dos medicamentos foi feito pela Roche em 1º de abril. A diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação do medicamento, Meire Sousa Freitas, lembrou que ele já foi aprovado para uso emergencial pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, após apresentar bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da covid-19.

A Anvisa aprovou um prazo de validade de 12 meses para os medicamentos, por se tratar de uso emergencial. A relatora lembrou que a agência também já liberou, em março, o uso do antiviral Remdesivir, produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, para o tratamento da covid-19, e que a nova autorização vai ajudar a aliviar o sistema de saúde do país.

“A autorização emergencial desses anticorpos monoclonais oferece aos profissionais de saúde mais uma ferramenta no combate a essa pandemia”, disse.

Meire lembrou que a autorização é de uso emergencial, por se tratar de um medicamento ainda em desenvolvimento, e que o processo de aprovação do registro definitivo ainda precisa de mais pesquisas e investigação clínica.

Ela alertou ainda que não há pesquisas tratando da aplicação de vacinas contra a covid-19 em pacientes que foram submetidos ao novo medicamento e que a recomendação é de que o paciente deve aguardar um período de 90 dias após a administração do medicamento para tomar a vacina.

“Atualmente não há dados sobre a segurança e eficácia das vacinas autorizadas pela Anvisa em pessoas que receberam esses anticorpos monoclonais como parte do tratamento da covid-19. Portanto, antes de se vacinar o paciente deve ser avaliado pelo médico”, finalizou.

Novas doses da CoronaVac chegam ao RN e governadora anuncia mais 36,2 mil para completar vacinação em atraso

 


O Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta sexta-feira (14) mais 16.600 doses da CoronaVac para serem utilizadas como segunda dose. Ao mesmo tempo em que divulgou a chegada da remessa, a governadora Fátima Bezerra revelou que um novo lote vai desembarcar no RN neste sábado (15).

Em publicações nas redes sociais, Fátima Bezerra pontuou que as novas 36.298 doses serão suficientes para completar o esquema vacinal das pessoas que estão em atraso, cerca de 87 mil.

“Já estão em solo potiguar 16.600 doses de Coronavac e acabamos de saber que amanhã chegarão mais 36.298 doses. Terminamos a semana com uma importante conquista. Com a chegada dessas doses conseguiremos regularizar o esquema vacinal de todos os potiguares com a D2 atrasada”, comemorou.

Na última semana, o Rio Grande do Norte solicitou ao Ministério da Saúde 87.098 doses para suprir a necessidade da população com a vacinação em atraso. No início desta semana, o estado recebeu 15.800 doses. Nessa quinta-feira (13), foram mais 33.800. Já nesta sexta-feira, mais 16.600. “Fica aqui o meu apelo às prefeituras para que dediquem toda a sua celeridade na aplicação das doses”, declarou Fátima.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Natal faz um mutirão para aplicar a segunda dose da CoronaVac. O imunizante será o único entre os disponíveis na capital potiguar a ser aplicado durante o dia. No sábado (15), o município volta a aplicar a D1 com Oxford e Pfizer.

Cagepa realiza Processo Seletivo para estagiários

 


Com objetivo de formar cadastro reserva e selecionar estagiários para contemplar vagas, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), por meio do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), informa a realização de um novo Processo Seletivo.

Podem participar alunos dos cursos discriminados abaixo, disponíveis nas lotações de:

  • João Pessoa: Administração, Arquivologia, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social - Jornalismo, Desenvolvimento Web, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Logística, Psicologia, Química Industrial, Serviço Social, Tecnologia em análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Sistemas para Internet.
  • Campina Grande: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento, Química e Serviço Social.
  • Patos: Administração, Biomedicina, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Química e Serviço Social.
  • Sousa: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
  • Guarabira: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geoprocessamento e Química Industrial.
  • Cajazeiras: Administração, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Química.

O documento especifica que podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, com frequência efetiva nos cursos de ensino superior, presenciais ou EaD, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), bem como estar em dia com as obrigações eleitorais, quando maior de 18 anos, e das obrigações militares, quando do sexo masculino maior de 18 anos.

Mediante a admissão, o aluno deve cumprir jornada de trabalho de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, a serem cumpridas em horários e turnos definidos pela companhia, correspondente a bolsa-auxílio no valor de R$ 650,00, juntamente com auxílio-transporte no valor de R$ 90,00. Vale mencionar que o estágio não contempla outros benefícios, tais como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e similares.

Partes das inscrições

As inscrições devem ser realizadas no período de 10 de junho de 2021 até às 12h, no horário de Brasília, do dia 24 do mesmo mês, por meio do site do Ciee, incluindo sábados, domingos e feriados.

O candidato deverá, na ocasião da solicitação de participação, informar a localidade em que deseja exercer suas atividades e o horário de disponibilidade para estágio. A carga horária diária indicada deverá ser compatível com o horário escolar, sob pena de desclassificação no processo seletivo.

Formada por prova online, a classificação destina-se à formação de cadastro reserva para o preenchimento das vagas de estágio para estudantes regularmente matriculados nos cursos e semestres ou etapa equivalente.

É importante que o aluno esteja atento, pois ao logar no sistema de acesso a prova, o candidato receberá via SMS ou email o código de confirmação para liberação do acesso à prova online. Na ocasião, o aluno terá dois minutos e 120 segundos para responder cada questão, e caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para próxima questão.

Ministro da Educação diz que Enem 2021 pode ser 'em outubro, novembro'

 



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira (14) que "tudo indica" que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano.

Na quinta-feira (14), o G1 mostrou que despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, indicam que as provas da edição deste ano estão marcadas para 16 e 23 de janeiro de 2022.

"Foi um documento em que se discutia. Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia", disse Ribeiro durante a inauguração de um centro de ensino infantil em Blumenau (SC). Ribeiro diz que os documentos são conversas de bastidores.

"Vai [haver Enem em 2021], sim. Aquilo que eventualmente foi publicado faz parte naturalmente daquelas conversas de bastidores, foi um documento em que se discutia", afirmou o ministro na visita a Santa Catarina.

Nenhum comentário: