Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Governo do RN diz não haver segurança epidemiológica para receber jogos da Copa América

 


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (31), para se posicionar quanto à possibilidade do estado potiguar receber jogos da Copa América, que terá como sede o Brasil. Na publicação, a gestora disse não haver hoje “níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”.

Fátima Bezerra destacou que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a respeito da realização do torneio, mas decidiu adiantar o posicionamento. “Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento”, comentou a gestora. “Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, concluiu.

Mais cedo, após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciar que a Copa América de 2021 seria sediada pelo Brasil, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, informou que a cidade de Natal estava sendo cotada para receber jogos da competição. “A Copa América poderá ocorrer em Natal. Recebi ligação da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] confirmando a possibilidade. Estamos ultimando detalhes com instituições públicas e demais entidades  representativas dos desportos”, disse.

De acordo com a Conmebol, as datas de início e término do torneio estão confirmadas - 13 de junho e 10 de julho. Cidades-sedes e a tabela de jogos ainda serão anunciadas oficialmente. A Conmebol deseja fazer a final no Rio de Janeiro, no Maracanã. E ainda analisa, de acordo com informações extra-oficiais, utilizar estádios de Copa do Mundo para os demais jogos, como Mané Garrincha, em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas, em Natal.

O anúncio sobre o Brasil ser sede do torneio veio após a Argentina, através de um comunicado do Ministro do Interior daquele país, Wado de Pedro, confirmar que não teria condições de sediar o campeonato devido à piora da pandemia da covid-19. A Argentina tem cerca de 45 milhões de habitantes e registrou, até agora, mais de 3,6 milhões de casos, com mais de 76 mil mortes.

No caso do Brasil, o quantitativo de pessoas que faleceram em decorrência da covid-19 já ultrapassa a marca de 462 mil. Há ainda um acumulado de 16,5 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia. No Rio Grande do Norte, a doença já matou 6.116 potiguares. Os hospitais do estado seguem lotados. Nesta segunda-feira (31), a fila de espera por uma vaga de leito de UTI contabiliza mais de 100 pacientes. Somente em Natal e na região metropolitana, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 96,9%. 



Nenhum comentário: