Páginas

sábado, 26 de junho de 2021

Lives: Maiara & Maraisa, Gloria Groove, Zeca Baleiro e mais shows para ver em casa

 



Maiara & Maraisa e Fernando & Sorocaba fazem live junina juntos neste sábado (26). Zeca Baleiro também está na agenda deste final de semana.

Já Gloria Groove recebe Mateus Carrilho, Aretuza Lovi, Pepita, Urias, Lia Clark e a DJ HeeyCat na live Festival do Orgulho.

Lives de sábado (26):

  • Cavalo de Pau, Mara Pavanelly, Wallas Arrais e Limão com Mel – 17h30 – Link
  • Fernando & Sorocaba e Maraia & Maraisa – 18h – Link
  • Zeca Baleiro – 19h – Link
  • Xand Avião – 20h – Link
  • Cavaleiros do Forró, Cascavel, Stella Alves e Fabiano Guimarães – 20h30 – Link
  • Festival do Orgulho – Gloria Groove, Mateus Carrilho, Aretuza Lovi, Pepita, Urias, Lia Clark e a DJ HeeyCat – 21h – Link
  • Zélia Duncan – 21h – Link

Lives de domingo (27)

  • Eric Land, Lipe Lucena, Luan Estilizado, Lucas Boquinha, Pedrinho Pegação, Wallas Arrais – 16h30 – Link
  • Calcinha Preta – 18h – Link

Após vistoria ao estado, OPAS destaca avanço do RN no enfrentamento à pandemia

 


Equidade, transparência, integração, reflexão e efetividade foram palavras de destaque durante a semana em visita da Organização Panamericana de Saúde (Opas), juntamente com a equipe do Ministério da Saúde, ao Rio Grande do Norte. De segunda (20) a sexta-feira (25), as equipes fizeram reuniões para compreender o processo de enfrentamento à pandemia no Estado, além de visitar hospitais como o João Machado e Giselda Trigueiro, na busca de dialogar e compreender as ações de combate à Covid-19 no território.

A última visita foi em novembro, quando foram traçadas algumas metas em conjunto com a equipe da Sesap e foi possível constatar hoje o avanço do Estado em todas as ações, incluindo assistência, atuação da Atenção Primária à Saúde, regulação, estrutura hospitalar, integração da equipe. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na devolutiva que ocorreu durante essa sexta-feira (25), a equipe da OPAS destacou os pontos positivos, as boas práticas e alguns apontamentos que merecem atenção para a continuidade de um trabalho mais transparente e assertivo, como são os objetivos da secretaria desde o início da pandemia. 

A transparência e agilidade nos dados através dos sistemas Rnmaisvacina, Regula RN e SUVEPI e a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além da atuação da Atenção Primária à Saúde, estruturação do LACEN, instalação do Projeto Território em Movimento Contra a Covid, a importância do Inquérito Sorológico no mapeamento da pandemia, Acesso regulado para Covid, instauração do gabinete de Crise de serviço, Parque tecnológico, Práticas de preocupação com a saúde dos trabalhadores, estruturação de leitos regionais e a transformação do Hospital João Machado foram alguns dos tópicos relevantes durante a visita. 

Segundo a secretária Adjunta Maura Sobreira, a visita traz um espaço para reflexão das práticas e alinhamento cada vez mais forte de toda a caminhada no enfrentamento à pandemia. “A gente vem  em um esforço para garantir a sustentação dessa rede, trazendo a centralidade em defesa da vida. Essa semana foi fundamental para refletir sobre nossas práticas. E quando olhamos para trás, ficamos felizes quando visualizamos uma série de avanços. Cada vez mais conscientes da oportunidade de melhorias com parcerias como os conselhos, educomunicacao, processos que envolvem a população com o engajamento para um enfrentamento cada vez mais coeso e preciso”, afirmou a secretária.  

Entre os pontos levantados está o esforço do estado em fazer a integração com os municípios e a transparência da atualização semanal do indicador composto para ajustes das medidas de contenção. O aumento da capacidade do Lacen, em termos de capacidade de resposta foi outra percepção durante a visita. “Percebemos ao longo da semana que o Lacen tem um papel fundamental no esforço hercúleo que o próprio laboratório faz para dar resposta à população e ao estado de maneira ágil e eficaz”, disse Rodrigo Said, consultora da OPAS. 

Quanto às ações relacionadas às vacinas no Estado, a OPAS destacou a importância da pactuação da CIB(Comissão Intergestores Bipartite), a implantação da Câmara Técnica de Vacina, pontuando sobre a exitosa integração dos atores no território. Além disso, a estruturação da Rede de Frio Estadual, apoio aos municípios e a relevância da tecnologia e a percepção da importância dos equipamentos na celeridade da imunização. 

“O avanço da vacinação no Estado só é possível com o diálogo constante com os municípios. Por isso, prezamos sempre pela transparência e a parceria com o sistema Rnmaisvacina para avançar cada vez mais. Esse é o momento de refletir e organizar para melhorar sempre, com base no esforço de conseguir vacinar a população do RN”, disse Lyane Ramalho Subsecretária de Planejamento e Gestão da SESAP.

Desafios
Ampliação,  habilitação e regionalização das UTIS Covid é um dos princípios no enfrentamento à pandemia, reconhecido pela equipe da OPAS e do MS como exitoso no estado do Rio Grande do Norte.  “Mesmo com todo cansaço, o estado tem procurado alternativas muito importantes para o avanço e a contenção da pandemia nessas e em outras frentes”, disse Said da OPAS.

A implantação ambulatório Pós-Covid é um desafio para o país inteiro, visto que existem muitas pessoas que passaram pela doença e necessitam de assistência. Com a finalidade de acompanhamento e reabilitação dos pacientes acometidos por Covid-19, pós alta hospitalar, a SESAP iniciou o atendimento ambulatorial pós-Covid nos Hospitais Rafael Fernandes, Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes e no Centro Especializado em Reabilitação, CER. Esse foi um dos pontos de atenção levantado tanto pela equipe da Sesap como pela equipe da Opas e do Ministério da Saúde.

Os ambulatórios contam com equipe multiprofissional e atendem exclusivamente pacientes pós alta hospitalar encaminhados através de agendamento prévio por hospitais no momento da alta, ou por unidades de saúde dos municípios. A reabilitação motora e respiratória, além de outras especialidades será realizada no CER com atendimento presencial ou por teleatendimento. A SESAP também conta com o apoio do Departamento de Fisioterapia da UFRN para treinamento de profissionais da rede própria e municipal.


Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível

 


O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e para justificativa de ausência no Enem 2020 está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as informações na sexta-feira (25). Para visualizar o resultado, basta acessar a Página do Participante com o login único.

Com a divulgação dos resultados dos recursos, a próxima etapa do cronograma do Enem 2021 é a inscrição. O Inep informou que todos os interessados em realizar o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante, no período de 30 de junho a 14 de julho. Destacou que a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não garante a participação na nova prova, que depende da inscrição prévia.

Modalidade
No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Em 2021, o Inep disponibilizou 101.100 inscrições para a modalidade digital do exame. O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo este ano. Dessa forma, os chamados “treineiros” – participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento – devem se inscrever para o Enem impresso.

Para fazer a inscrição no Enem 2021, os interessados precisam ter cadastro no portal do governo federal e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante. Caso a pessoa não lembre a senha, é possível recuperá-la no aplicativo meugov.br, em bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em agosto

 


Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem hoje (26) a terceira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da terceira parcela. O calendário de depósitos, que começaria no último dia 20 e terminaria em 21 de julho, foi antecipado para o período de 18 a 30 de junho.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da terceira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 17 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.


Brasil faz boa partida, mas perde título da Ligas das Nações de vôlei

 


A seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos Estados Unidos na final da Liga das Nações por 3 sets a 1 nessa sexta-feira (25), em Rimini (Itália). O time comandado pelo técnico Zé Roberto Guimarães fez uma boa partida e chegou a sair na frente com a vitória no set inaugural por 28 a 26.

Mas, nas três parciais seguintes, a equipe norte-americana demonstrou a qualidade de uma das principais favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os placares dos sets vencidos pelos Estados Unidos foram 25/23, 25/23 e 25/21. Com a conquista, a seleção norte-americana se manteve como a única campeã do torneio, tendo conquistado as três edições disputadas até o momento.

Do lado vencedor, a principal pontuadora foi Bartsch-Hackley, com 22 bolas no chão. O Brasil teve a ponteira Gabi como destaque, com 18 pontos. Tandara e Carol ficaram logo atrás com 17 acertos cada uma. A seleção brasileira foi representada na equipe ideal da Liga das Nações, escolhida pelos organizadores da competição, pela ponteira Gabi, pela central Carol Gattaz e pela oposta Tandara. A norte-americana Bartsch-Hackley foi eleita a melhor jogadora da competição.

Nenhum comentário: