Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Alerta! 51 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal no RN

  


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensifica a atuação junto aos municípios potiguares para mobilizar a população que ainda não buscou os postos para tomar a segunda dose da vacina contra a covid 19. De acordo com o relatório da plataforma RN Mais Vacina desta quinta-feira (12), o estado tem hoje 50.113 pessoas que não retornaram para a aplicação da segunda dose dentro do prazo estimado.

A coordenadora em Vigilância em Saúde da Sesap, explica que no Rio Grande do Norte há em torno de 51 mil pessoas sem D2, e por isso a orientação aos municípios é que seja feita a busca ativa daqueles que não registraram a aplicação da segunda dose. “Esse trabalho vem sendo nossa prioridade. Fizemos reuniões com as apoiadoras das Regionais de Saúde para intensificar o trabalho com os municípios. É um trabalho árduo, mas que necessita da consciência da população”, afirma. 

Durante os últimos meses foram realizadas reuniões virtuais com secretários municipais de saúde, equipes técnicas de imunização, coordenadores da atenção primária em Saúde de todas as cidades, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), membros do Ministério Público e dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde para otimizar o processo da vacinação, inclusive em relação à inserção de dados no sistema após a aplicação de doses das vacinas contra a Covid-19. 

Para a população, fica o apelo para que fiquem atentos às datas de tomada da segunda dose da vacina. “Queremos deixar o nosso chamamento para que a população não deixe de tomar a segunda dose, pois só assim estará completando a imunização. Precisamos do esforço de toda a população para que possamos vencer a pandemia e a vacinação é o instrumento mais eficaz”, conclui. 

Os municípios com maior número de pessoas em atraso são: Natal, com 16.662, Mossoró com 4.849, Parnamirim com 2.611. 

Confira o atraso da segunda dose por região:

1ª REGIÃO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - 3967

2ª REGIÃO DE MOSSORÓ / 8ª REGIÃO DE ASSU - 9386

3ª REGIÃO DE JOÃO CÂMARA - 4874

4ª REGIÃO DE CAICÓ - 4341

5ª REGIÃO DE SANTA CRUZ - 2778

6ª REGIÃO DE PAU DOS FERROS - 2542

7ª REGIÃO METROPOLITANA - 22225

Nenhum comentário: