Um remédio utilizado para o tratamento reumatoide vem apresentando resultados promissores em um teste realizado com pacientes graves de Covid-19, conseguindo reduzir em 38% a mortalidade entre os infectados.
De acordo com o estudo, o desempenho do medicamento revela que a cada 20 pacientes, uma vida foi salva. Com isso, a droga passou a ser avaliada para autorização de uso permanente no Brasil.
Com o nome de baricitinibe, o medicamento atua primordialmente no controle do processo inflamatório desencadeado pelo vírus. O resultado foi anunciado por médicos que conduziram a pesquisa em 12 diferentes centros clínicos do país.
O trabalho foi patrocinado pela multinacional Eli Lilly, fabricante do medicamento. O braço brasileiro do estudo integrou uma colaboração internacional, que testou a droga em 1.525 voluntários. O resultado, que deve ser publicado em breve num periódico acadêmico, já foi divulgado como estudo preliminar.
No estudo, os pesquisadores administraram o remédio a alguns pacientes junto do tratamento de suporte padrão, que incluiu uso de medicações, como corticoides, dexametasona e ventilação mecânica quando necessário. No outro grupo, os pacientes receberam o mesmo tratamento, mas com um placebo no lugar da droga em teste.
Os profissionais também analisaram separadamente a resposta ao medicamento nos pacientes voluntários que precisaram do suporte da ventilação mecânica. A redução da mortalidade nesse subgrupo foi de 46%, ainda que o medicamento não tenha conseguido impedir a doença nesse estágio.
Portal Paraíba com informações do Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário