Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Desfile vai apresentar a indicação geográfica do bordado de CAICÓ no próximo dia 30 de outubro

 

               Foto: Ilustrativa 

A cidade de Caicó vai sediar no dia 30 de outubro, um desfile de moda que vai apresentar a indicação geográfica do bordado de Caicó. Com o tema “Bonito pra chover”, o desfile terá início às 19 horas, na antiga sede do CRACRAS, no prédio da Fundação Educacional Sant’Ana, na Rua Otávio Lamartine. Em seguida, haverá a apresentação de um site pela empresa Comarket e posteriormente uma live com os trabalhos acadêmicos que foram feitos no Brasil e que terá a intermediação de José Rangel, consultor do Sebrae. 

Os detalhes do evento foram divulgados no Programa 90 Minutos com Gláucia Lima, nesta quinta-feira (14), na Rádio Seridó FM, 100,7. De acordo com a bordadeira Iracema Nogueira, presidente do CRACAS - Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó, para a primeira coleção das Bordadeiras de Caicó, elas resolveram pegar o recorte de uma época específica do ano que muda completamente a paisagem da Caatinga, compreendida entre os meses de Abril e Agosto, que é marcada pela chegada das chuvas no Seridó e transformação da paisagem no sertão nordestino. 

“Toda a flora da Caatinga volta a ficar verde, os pássaros voam em festa, e a esperança do povo seridoense é renovada por mais um ano. Tentamos assim fugir das cores tradicionalmente áridas pra retratar nosso entorno, e adotamos cores que remetem às folhas e flores das nossas plantas, à plumagem de nossas aves e também aos tons de nosso céu que por vezes acinzenta e traz alegria e festa a todo o povo seridoense”, relata Iracema.

Segundo José Rangel, a coleção que será apresentada em Caicó será destaque em uma grande exposição em um centro de artesanato no Rio de Janeiro, durante um período 90 dias.

Ainda na entrevista concedida no Programa 90 Minutos com Gláucia Lima, foi destaque a conquista do Selo do bordado de Caicó. O detalhe é que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria indicação de procedência, aos Bordados de Caicó, produzidos em 11 municípios do Seridó, além do próprio município de Caicó. Todos de tradição na arte de bordar. 

Os produtos que apresentam esse selo têm, por meio dele, uma chancela que indica a procedência do bordado, trazendo, com ele, seu “nome geográfico”, o que abrange país, cidade, região ou localidade reconhecidos por sua produção, fabricação ou extração.

No caso dos Bordados de Caicó, o processo para a certificação teve início em 2012 com o projeto Territórios da Cidadania Seridó. Segundo a bordadeira Iracema Nogueira, o selo do bordado de Caicó veio para deixar a bordadeira de Caicó mais valorizada, sendo um reconhecimento ao talento e trabalho das bordadeiras da região. 

Nenhum comentário: