Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Pfizer assina acordo de acesso global a genérico de medicamento contra Covid-19



A Pfizer disse na terça-feira (16) que assinou um acordo de licenciamento para permitir um acesso global mais amplo à sua pílula experimental contra a Covid-19.

O acordo com a Medicines Patent Pool, uma organização de saúde pública apoiada pelas Nações Unidas, permitiria aos fabricantes de genéricos tornar a pílula amplamente disponível em 95 países de baixa e média renda, cobrindo 53% da população mundial, disse a empresa.

A pílula, conhecida como PF-07321332 ou Paxlovid, deve ser administrada em combinação com um medicamento antiviral mais antigo, denominado ritonavir.

O Brasil ficou de fora do acordo, o que obrigará o país a comprar o comprimido diretamente da fabricante Pfizer, provavelmente a valores mais altos. Os vizinhos Bolívia e Venezuela foram incluídos, além de países como Afeganistão, Haiti, Etiópia e Índia.

No início deste mês, a Pfizer anunciou os principais resultados de seu ensaio, dizendo que uma análise provisória – feita antes do término do ensaio – mostrou uma redução de 89% no risco de hospitalização ou morte por Covid-19 entre as pessoas que receberam o medicamento no primeiros três dias do início dos sintomas.

“A Pfizer não receberá royalties sobre as vendas em países de baixa renda, e ainda renunciará aos royalties sobre as vendas em todos os países abrangidos pelo acordo, enquanto a Covid-19 permanecer classificada como uma Emergência de Preocupação Internacional pela Organização Mundial da Saúde”, disse a Pfizer no comunicado.

O Medicines Patent Pool, fundado pela Unitaid há 10 anos, facilita o acesso rápido a medicamentos para pessoas em países de baixa e média renda.

Nenhum comentário: