Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Marinha abre inscrição para concurso Soldado Fuzileiro Naval com 960 vagas

 


A Marinha do Brasil, por meio do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, informa que estão abertas as inscrições para as 960 vagas do Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, Turmas I e II de 2022.

Entre os principais requisitos para inscrição estão: ser brasileiro do sexo masculino, com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos em 1º de janeiro de 2022, e ter o ensino médio completo.

O candidato poderá se inscrever até o dia 26 de março, pelo site, no menu “Concursos para o CFN” ou presencialmente, nos endereços listados no edital.

No momento da inscrição, o candidato poderá optar para concorrer às vagas dos seguintes locais para servir inicialmente: Unidades da Marinha no Rio de Janeiro – RJ, Unidades da Marinha em Brasília – DF, Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Manaus – AM, 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Belém – PA, 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas em Ladário – MS, Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA e Batalhão de Defesa NBQR de Aramar – SP (a distribuição das vagas ocorrerá de acordo com as necessidades da Administração Naval).

A primeira etapa do processo seletivo consiste em exame de escolaridade, com provas de Português e Matemática, em data a ser divulgada posteriormente no site. Os aprovados na etapa inicial passarão ainda por verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.

O curso de formação terá a duração de, aproximadamente, 17 semanas e será realizado em órgãos de formação do Corpo de Fuzileiros Navais, em regime de internato e dedicação exclusiva até o dia da formatura. Durante o período, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Fuzileiro Naval perceberá remuneração atinente à sua graduação, conforme previsto em Legislação.


Suspensão de prova de vida vai até abril, diz presidente do INSS

 


A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril, disse hoje (23) o presidente do instituto, Leonardo Rolim.

“A partir de maio, volta a ser obrigatório”, afirmou Rolim, que participou nesta segunda de uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então.

Antes do anúncio desta terça-feira (23), um decreto publicado em 20 de janeiro havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro. Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados.

Prova de vida digital

Na transmissão desta terça, foi anunciada a ampliação de um projeto piloto que permite a 5,3 milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital. O serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Apesar da suspensão da obrigatoriedade ter sido novamente prorrogada, o INSS incentiva que os beneficiários regularizem a situação o quanto antes.


Governo reúne prefeitos para cumprimento das medidas de proteção à covid-19



A governadora Fátima Bezerra iniciou nesta terça-feira (23) uma série de sete reuniões com os prefeitos dos municípios que compõem as regionais de saúde. Por vídeo conferência, a reunião de hoje envolveu os 27 municípios da Primeira Regional de Saúde, a maioria da região Agreste.

“Digo aos prefeitos e prefeitas, quanto mais diálogo entre as equipes de saúde dos municípios e do estado, dos agentes de segurança locais com os estaduais mais teremos êxito em conter o impacto violento da pandemia. Tenho certeza que não faltaremos a cumprir essa missão com muita responsabilidade e amor ao povo do RN”, afirmou Fátima Bezerra para destacar a importância de os prefeitos editarem os decretos municipais com as medidas de vigilância sanitária e protetivas de enfrentamento à Covid-19.

A governadora destacou que os Ministérios públicos federal, do trabalho e estadual se somam aos esforços da administração estadual e divulgaram nota apoiando as medidas. “São ações imperiosas que os municípios devem seguir acompanhando as orientações do decreto estadual”, disse Fátima Bezerra. Ela informou que o Governo do Estado está agindo para abrir mais leitos. “Falei com o ministro da saúde ontem e hoje (23). Pedi 20 kits de leitos de UTI. Ele disse que não tinha kits completos, então pedi que mandasse os equipamentos que tivesse. Estamos abrindo novos leitos nos Hospitais Giselda Trigueiro, da Polícia Militar, em São Gonçalo do Amarante, em Santo Antônio, além dos 10 leitos no Hospital de Campanha de Natal que têm os equipamentos fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde”, informou.

A chefe do Executivo, entretanto, alertou: “Mas não podemos nos iludir. Não basta abrir leitos para resolver a situação. A pandemia se espalha com novas cepas e é preciso que a sociedade tome consciência coletiva, restringir a circulação, evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos constantemente. Enquanto não tivermos vacina para todos, não há outra medida. Temos que nos proteger.”

Diante do argumento dos prefeitos, de que parte da população não reconhece os riscos das aglomerações e não usa máscara, a governadora sugeriu que eles incluam nos decretos municipais o toque de recolher. “Estou esperançosa e confiante para vencermos o recrudescimento da pandemia. Temos um movimento de união que se espalha por todo o Rio Grande do Norte — união, solidariedade e compromisso em defesa da vida.”

A coordenadora da Sesap, Lyane Ramalho reforçou que o momento é de somar forças para fazer vigorar as medidas sanitárias e protetivas. “Devido ao grande aumento de casos, principalmente na Região Metropolitana de Natal, que enfrenta colapso na assistência Covid-19 por superlotação, estamos trabalhando dia e noite e abrindo novos leitos. Mas, abertura de leitos é finita. Estamos transferindo pacientes para as regiões Oeste e Seridó. O aumento de casos tem relação com o comportamento social influenciado pelas eleições, festas de final de ano, veraneio e carnaval”, declarou.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima ressaltou que “estamos em diálogo com os municípios para as ações acontecerem efetivamente nas cidades. Os que não editaram decretos municipais devem fazê-lo em consonância com o decreto estadual para alinhamento de condutas, realizar barreiras educativas, ações em conjunto com a Polícia Militar”. Kelly Lima ainda destacou o “papel fundamental da atenção primária em saúde realizada pelos municípios proteger grupos de risco.”

Coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro disse que o Rio Grande do Norte dá exemplo de unidade com o chamamento da governadora aos prefeitos para o entendimento no cumprimento às medidas protetivas. Esta é a primeira de sete reuniões abrangendo todos os municípios.

O secretário de estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cel. Francisco Araújo Silva lembrou que “desde o início, a governadora colocou o dispositivo de segurança para atender os municípios. Basta o prefeito contatar o comando local das polícias e solicitar apoio. Estamos prontos para atuar em todo o estado, seja com o destacamento local ou com reforço policial”.


Marinha abre processo seletivo com 72 vagas para RN e mais 4 estados

 

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) publicou Aviso de Convocação para prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV-PR) como Praças da Marinha do Brasil.

São ofertadas 72 vagas para profissionais com níveis médio e fundamental nas áreas de saúde, industrial e administrativa, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

O período de inscrições vai até 4 de março de 2021. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 podendo ser paga até 5 de março de 2021. As vagas são para candidatos, brasileiros natos, com mais de 18 anos e menos de 41 anos até a data da sua incorporação. O vínculo desses militares com a Marinha tem duração de um ano, podendo ser renovado até oito anos. Neste processo seletivo, o militar temporário, que compõe a Reserva de 2ª Classe da Marinha, mais conhecido como RM2, não tem a possibilidade de adquirir estabilidade prevista na Constituição Federal de 1988.

Os rendimentos incluem soldo atinente à graduação do militar, bem como adicionais militar e de habilitação. Além da remuneração, há diversos benefícios indiretos como alimentação, assistência médico-hospitalar, ajuda para aquisição de uniformes, entre outros. Os interessados podem entrar no site, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Com3ºDN e acessar o link da sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação, ou, ainda, acessar diretamente o site do Com3ºDN e clicar em “Processos Seletivos para Militares Temporários”.

O processo seletivo será feito por meio de provas objetivas com 50 questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da Carreira Militar Naval. Caso seja aprovado, o candidato passará pelos Eventos Complementares, que são a Verificação de Dados Biográficos (VDB) e a Verificação Documental (VD), além da Inspeção de Saúde (IS), do Teste de Aptidão Física (TAF), com natação e corrida, e da Prova de Títulos (PT). Após isso, o aprovado passará por Instrução Militar-Naval, com duração de 60 dias.

Das vagas

Área Industrial:

Edificações – Natal/RN (11); Eletrônica – Natal/RN (1); Marcenaria – Natal/RN (2); Marcenaria – Fortaleza/CE (1); Marcenaria – Recife/PE (2); Metalurgia – Natal/RN (10); Motores – Natal/RN (4); Motores – Maceió/AL (1); e Motores – Recife/PE (5);

Área de Saúde:

Administração Hospitalar – Recife/PE (1); Prótese Dentária – Recife/PE (1); e Técnico em Farmácia – Natal/RN (5);

Área Administrativa:

Motorista de Viaturas Administrativas – Natal/RN (8); Motorista de Viaturas Administrativas – Fortaleza/CE (2); Motorista de Viaturas Administrativas – Maceió/AL (2); Motorista de Viaturas Administrativas – João Pessoa/PB (1); Motorista de Viaturas Administrativas – Recife/PE (7); Barbeiro – Fortaleza/CE (1); Cozinheiro – Natal/RN (3); e Cozinheiro – Recife/PE (4).


Caicó registra 40 novos casos de Covid-19, com 41 recuperados e número de confirmados é de 7.620

 


Boletim COVID-19: Caicó

Nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 40 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 16 homens e 24 mulheres.

Os casos residem:

02- Alto da Boa Vista;
01- Acampamento;
04- Barra Nova;
10- Centro;
01- Castelo Branco;
01- Darcy Fonseca;
01- IPÊ;
03- João XXIII;
01- Maynard;
01- Nova Descoberta;
02- Paraíba;
01- Penedo;
01- Paulo VI;
01- Recreio;
01- Vila Altiva;
01- Vila do Príncipe;
04- Walfredo Gurgel;
03- Zona Rural.

Destes 40 foram confirmados por RT-PCR. INFORMAMOS a recuperação de 41 pessoas na comunidade.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas, como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.covid19 #pandemia #Caicó #smscaico #perfilepidemiologico #SUS #fiqueemcasa #todoscontraocoronavirus #apandemianaoacabou

Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões nesta quarta-feira

 


O concurso 2.347 da Mega-Sena pode pagar R$ 42 milhões, o maior prêmio do ano, nesta quarta-feira (24). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br) e pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas iOS e Android.

Caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá R$ 48,6 mil de rendimento no primeiro mês. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Super Sete

Acumulado há 13 sorteios, o Super Sete pode pagar também nesta quarta-feira (24/02) o prêmio de R$ 1,9 milhão pelo concurso 57. O prêmio pode ser o terceiro maior já pago pela modalidade lançada em setembro de 2020. O primeiro foi sorteado em 18 de novembro de 2020 e pagou R$ 5,8 milhões, enquanto o segundo maior prêmio, também para apenas um apostador, pagou R$ 2,2 milhões em 11 de dezembro de 2020.

O jogo Super Sete tem o mote “colunas”, em que o apostador marca, no mínimo, 1 número em cada uma das 7 colunas e no máximo 3 por coluna. Ganha prêmios quem acertar de três a sete colunas. O valor de cada aposta simples é R$ 2,50.

Os sorteios do Super Sete são realizados a partir das 15h, às segundas, quartas e sextas-feiras. Assim, os ganhadores já conseguem resgatar as apostas premiadas no mesmo dia, em caso de contemplação. As vendas de cada concurso se encerram no dia do sorteio às 14h, e logo após cinco minutos começa a captação do concurso seguinte.


Hospital Regional do Seridó anuncia alta hospitalar para mais 02 pacientes confirmados Covid-19

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 02 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar nesta terça-feira (23), na referida unidade de saúde Telecila Freitas Fontes.

Município de residência dos pacientes:
📍Caicó – 02

Os pacientes ficarão em isolamento domiciliar monitorados pela secretaria de saúde do seu município.altahospitalar #vencendoacovid

Se puder #fiqueemcasa
Se sair #usemáscara
▪️
Instagram: @hrserido
Fone: 84 3421-9620
Ouvidoria: 84 98184-2042
3232- 5385/ 3232-3536
(SESAP) – 136
ouvidoriahrsrn@gmail.com
Coordenação de Informações & Mídias HRS


Boletim confirma 86,7% de taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Regional do Seridó

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
23/02/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️
Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn
▪️
Se puder #fiqueemcasa
Se sair #usemáscara
▪️
Instagram: @hrserido
Fone: 84 3421-9620
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 5385/ 3232-3536
(SESAP) – 136
ouvidoriahrsrn@gmail.com
Coordenação de Informações & Mídias HRS


Mercado Público de Caicó comemora 103 anos de existência


Nesta terça-feira (23), o Mercado Público de Caicó comemora 103 anos de existência.

O Mercado Público de Caicó funcionou até 1917 em um prédio – inexistente hoje – na Praça da Liberdade. O atual foi inaugurado pelo Intendente (antiga denominação de Prefeito) Cel. Celso Dantas, no dia 23 de fevereiro de 1918, após quatro anos de construção iniciada pelo Intendente Joaquim Martiniano.

Situado no centro comercial da cidade, o Mercado Público abriga os mais variados estabelecimentos comerciais: bares, restaurantes, lojas de calçados e confecções populares. Reúne também pontos e bancas que comercializam produtos da região: comidas típicas (galinha caipira, arroz de leite, buchada, rabada etc), o nutritivo caldo de cana, ervas medicinais, fumo de rolo e utensílios domésticos tradicionais (urupemba, potes, alquidares, redes de dormir etc).

Na gestão municipal passada, a consultora Cris Ribeiro (Design de Acessórios esteve desenvolvendo o Projeto Lugares de Charme, no Mercado Público).

“Propomos uma repaginação do Mercado centenário de Caicó, a partir do resgate da sua história, novo layout de funcionamento dos setores atuais, pintura da sua área externa e interna com detalhes específicos e inserção de paisagismo. O trabalho mobilizou os permissionários, artesãos e artistas locais”, enfatizou Cris Ribeiro. Designer de produto à disposição de cenários de novelas da Rede Globo, Cris coordenou o Projeto Lugares de Charme e foi vencedora do prêmio Brasil Criativo (Ministério da Cultura).


Prefeitura de Coremas - PB realiza novo Concurso Público com 153 vagas


Por meio da Advise Consultoria & Planejamento Eireli, a Prefeitura de Coremas, no estado da Paraíba, torna público o edital do novo Concurso Público que visa o preenchimento de 153 vagas para a seleção de profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

Abaixo os cargos disponíveis estão discriminados de acordo com o nível de escolaridade. Há também oportunidades para pessoas que se enquadram nos critérios especificados no edital.

  • Nível fundamental completo (52): Auxiliar de Serviços Gerais (17), Auxiliar de Saúde Bucal (7), Merendeira (14), Motorista Classe B (4), Motorista Classe D (7), Operador de Máquinas (2) e Tratorista (1).
  • Nível médio completo (27): Agente Administrativo (7), Agente Comunitário de Saúde (4), Agente de Combate às Endemias (3), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Monitor de Creche (1), Técnico de Enfermagem Policlínica (3), Técnico de Enfermagem PSF (7) e Técnico em Laboratório (1).
  • Nível superior completo (74): Advogado (1), Assistente Social (3), Auditor de Saúde (1), Biomédico (1), Bioquímico (1), Educador Físico NASF (1), Enfermeiro CAPS (1), Enfermeiro PSF (7), Enfermeiro SAMU (10), Fisioterapeuta (4), Fonoaudiólogo NASF (1), Médico Cardiologista (1), Médico Dermatologista (1), Médico Ginecologista (1), Médico Neurologista (1), Médico Oftalmologista (1), Médico Ortopedista (1), Médico Otorrinolaringologista (1), Médico Pediatra (1), Médico Plantonista SAMU (4), Médico PSF (7), Médico Psiquiatra (1), Médico Radiologista (1), Nutricionista Escolar (1), Nutricionista NASF (1), Orientador Escolar (1), Pedagogo CAPS (1), Professor de: Artes (2), Ciências (1), Educação Física (4), Língua Inglesa (2), Matemática (4), Psicólogo (3), Supervisor Escolar (1) e Veterinário (1).

Para os candidatos interessados nas oportunidades publicadas, é importante mencionar que as funções poderão ser distribuídas em quaisquer unidades administrativas do município, seja em zona urbana ou rural, de acordo com a necessidade administrativa, exceto para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) que obedecerá à seguinte distribuição por localidade: Antônio Lopes Filho Centro, Antônio Ramalho Leite Bairro Lucrenato Ramalho Leite, Pombalzinho e Sítio Mãe D"Água e Adjacências.

A jornada de trabalho para os contratados pode variar de 20 a 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.100,00 a R$ 6.000,00.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do site da organizadora, a partir das 14h do dia 22 de fevereiro de 2021 até às 23h30 do dia 19 de março de 2021, observado o horário local. Os pedidos de participações serão confirmados mediante ao pagamento da taxa no valor de R$ 65,00 a R$ 100,00, que deve ser efetuado até o dia 22 de março de 2021.

Os candidatos que pretendem solicitar a isenção da inscrição deverão fazer os pedidos também via internet, no período entre às 14h do dia 24 de fevereiro de 2021 até às 23h30 do dia 26 do mesmo mês, observado o horário local.

Seleção

A avaliação dos candidatos inscritos será composta por prova objetiva, curso de formação inicial e exame de títulos. A área temática do conteúdo programático será português, matemática, conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, noções de administração pública e curso de formação inicial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas constarão de 40 questões, todas de múltipla escolha com cinco alternativas de "A" a "E", e dessas alternativas somente uma deverá ser assinalada como correta. A mesma está prevista para ser aplicada no dia 16 de maio de 2021.

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura de Coremas, ser prorrogado uma vez, por igual período.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Caicó não registra casos novos de Covid-19 neste domingo



Boletim Covid-19: Caicó

Neste domingo (21/02/21), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta comunicar que no dia de hoje não tivemos casos novos e recuperados.

Oportunamente ressalta-se que o final de semana, especialmente o domingo, é um dia atípico no registro de casos tendo em vista o não funcionamento das Unidades Básicas de Saúde que realizam Testagem Rápida, os laboratórios privados estarem fechados os quais realizam exames de Swab e Sorologia e no dia de hoje não termos recebido nenhum resultado de exame do LACEN.

Portanto, a ausência de novos casos confirmados de Covid-19 pode não representar, necessariamente, ausência de novos casos de Covid-19 no município de Caicó.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas, como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.covid19 #pandemia #Caicó #smscaico #perfilepidemiologico #SUS #fiqueemcasa #todoscontraocoronavirus #apandemianaoacabou

Flamengo vence o Internacional de virada, assume liderança e fica a uma vitória do título do Brasileirão

 

O Campeonato Brasileiro de 2020 terá emoção até o “minuto final”. De virada, o Flamengo venceu o Internacional por 2 a 1 neste domingo, no Maracanã, e, de quebra, assumiu a ponta da tabela, abrindo dois pontos de vantagem sobre o Colorado.

Líder pela primeira vez no torneio, o Rubro-Negro agora depende de uma vitória sobre o São Paulo, na quinta, para ser octacampeão nacional.

O Colorado, que se vencesse no Rio de Janeiro seria campeão, abriu o placar com Edenílson, mas o Rubro-Negro respondeu com gols de Arrascaeta e Gabriel Barbosa. Na próxima quinta, enquanto o time de Rogério Ceni visita o Tricolor no Morumbi, a equipe de Abel Braga recebe o Corinthians no Beira-Rio.

A história do jogo começou antes da bola rolar no Maracanã – e não apenas pela troca de farpas entre as diretorias. A ausência de Willian Arão foi lamentada internamente e com razão, Além de viver um bom momento, o volante que vinha sendo improvisado na zaga foi substituído por Gustavo Henrique, que cometeu pênalti infantil aos oito minutos – mais uma falha do camisa 2 na temporada, o que justifica a desconfiança da torcida sob o atleta. Edenílson, em cobrança perfeita, no ângulo abriu o placar para o Internacional.

Pelo Colorado, a escalação de Rodinei que movimentou o clube nos dias antes da decisão. Confirmado por Abel Braga após o pagamento de R$ 1 milhão ao Flamengo, por estar emprestado, o lateral-direito atuou dentro de suas características já conhecidas: forte no apoio ofensivo, frágil na defesa.

Foi pelo lado esquerdo de ataque, com Filipe Luís, Bruno Henrique e Arrascaeta, que o Flamengo mais criou, inclusive o lance do gol de empate. O lateral-esquerdo viu a subida de BH27, que ganhou na velocidade de Rodinei e, da linha de fundo, só rolou para o uruguaio empatar dentro da área, aos 28.

Apesar da maior posse de bola e de ter alternado o controle do jogo com o Inter, o Flamengo voltou a sofrer sustos no fim da primeira etapa, com as subidas de Moisés e Rodinei. O lateral-direito, invadindo a área, acertou a trave de Hugo, e o Colorado foi para o intervalo com mais finalizações que o rival.

Por tudo isso, Rodinei parecia predestinado a ser protagonista, mas acabou sendo de forma infeliz para o Inter. Aos três minutos, o ex-rubro-negro acertou o tornozelo de Filipe Luís e, após revisão no vídeo, Raphael Claus o expulsou aos três minutos da segunda etapa. Na sequência, Ceni sacou Isla, Diego e Rodrigo Caio – o último por lesão – e acionou Pedro, João Gomes e Natan.

As mudanças não surtiram o efeito e, por minutos, o Flamengo não fez valer a vantagem de ter um a mais em campo. Assim, coube ao trio de ataque, que já decidiu tantas vezes, garantir mais uma vitória. Gabriel Barbosa recebeu na intermediária e acionou Bruno Henrique, que logo encontrou Arrascaeta na esquerda. O uruguaio deu a assistência perfeita para Gabigol, já dentro da área, que finalizou de primeira na saída de Marcelo Lomba: 2 a 1 aos 17 minutos.

Após marcar, Gabigol sentiu dores e foi substituído por João Lucas. A entrada de um lateral-direito reorganizou o Flamengo, que vinha atuando com Everton Ribeiro pela direita – sem muita intimidade – desde a saída de Isla. O controle passou a ser do Rubro-Negro, mas a partida permaneceu tensa até o final.

Abel Braga apostou nas entradas de Maurício, Johnny, Peglow e Thiago Galhardo e o Inter terminou com jogadores exaustos, mas não conseguiu o empate que o manteria na primeira posição e em vantagem na rodada final. Nos acréscimos, Pedro chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado após revisão no VAR, na qual o árbitro Raphael Claus viu falta do centroavante.

Terra

Contribuinte pode juntar documentos para declarar Imposto de Renda



A partir do próximo mês, o contribuinte terá de cumprir a obrigação anual de prestar contas ao Leão. O prazo da entrega anual da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) ainda não foi anunciado pela Receita Federal. Caso seja mantido o padrão dos últimos anos, o documento deverá ser enviado entre 1º de março e 30 de abril.

A Receita Federal também não anunciou as regras para a declaração deste ano. No entanto, sem perspectiva de correção da tabela do Imposto de Renda, a entrega será obrigatória para quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020 (o equivalente a um salário acima de R$ 1.903,98, incluído o décimo terceiro).

Também deverá entregar a declaração quem tenha recebido rendimentos isentos acima de R$ 40 mil em 2020, quem tenha obtido ganho de capital na venda de bens ou realizou operações de qualquer tipo na Bolsa de Valores, quem tenha patrimônio acima de R$ 300 mil até 31 de dezembro do ano passado e quem optou pela isenção de imposto de venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.

Adiantamento

Mesmo que as regras ainda não estejam definidas, o contribuinte pode adiantar o trabalho e juntar os comprovantes para acelerar o preenchimento e a entrega da declaração. Primeiramente, o cidadão deve reunir todos os papéis que declarem os rendimentos tributáveis, independentemente de ter ou não havido retenção na fonte pagadora ao longo de 2020.

Entre os documentos de renda, estão os comprovantes de salários, de prestações de serviços, de aposentadorias e de previdência privada. Os empregadores são obrigados a entregar os comprovantes aos trabalhadores até o fim deste mês, mas o contribuinte pode juntar os contracheques acumulados no ano passado e somar os rendimentos. Cabe também incluir os rendimentos recebidos de pessoas físicas, como aluguéis, pensões e outros.

Para declarar dependentes e garantir deduções, é preciso reunir informações sobre os rendimentos tributáveis dos demais membros da família. Mesmo que os números não alcancem o limite de dedução estabelecido pela Receita, que ainda será divulgado, o contribuinte deve juntar todos os valores recebidos.

Para organizar os documentos que gerem outras deduções, como despesas médicas e educação, o contribuinte deve juntar os recibos, notas fiscais e comprovantes de gastos nessas duas áreas. Fornecer ou utilizar recibos médicos "frios" (falsos) é considerado crime contra a ordem tributária, sujeitando o infrator à multa de 150% e pena de reclusão de dois a cinco anos.

As informações bancárias e as aplicações financeiras com saldo a partir de R$ 140 devem ser informadas na declaração. Nesse caso, o cliente pode ir ao site ou ao aplicativo das instituições financeiras com que mantém relação e baixar os comprovantes de saldos, caso eles estejam disponíveis.

Arrendadores de imóveis rurais, pessoas físicas que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior e quem comprou ou alienou bens imóveis, móveis e direitos pelo valor real do bem também devem juntar os documentos. O contribuinte também deve juntar os comprovantes de pagamentos a profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados, veterinários, contadores, economistas, engenheiros, arquitetos, psicólogos, fisioterapeutas e os documentos de pagamento de aluguel, pensão alimentícia e juros. A falta de declaração dos pagamentos acima pode acarretar em multa de 20% sobre os valores não declarados.

Dicas úteis

A Receita Federal lembra que não é aconselhável emprestar o CPF a terceiros para aquisições de bens e direitos. Além disso, também não se deve permitir que terceiros utilizem a conta bancária do contribuinte que terá que justificar a origem dos recursos.

Após a declaração ser enviada à Receita Federal, o órgão cruza os dados informados pelas fontes pagadoras com os números enviados pelos contribuintes. Esse procedimento tem como objetivo verificar a correspondência de valores e evitar fraudes. No caso de erros apurados pela malha fina, a Receita pode sujeitar o contribuinte a multa e juros.

Com informações da Agência Brasil

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 42 milhões



Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 2346 da Mega-Sena sorteadas ontem (20), no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou e pode chegar a R$ 42 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 03 – 04 – 11 – 40 – 42 – 58.

O próximo concurso (2347) será realizado na quarta-feira (24), às 20 horas (horário de Brasília), e pode ser conferido, ao vivo, pela internet, no canal oficial da Caixa no YouTube.

As apostas podem ser feitas até as 19h de quarta-feira em qualquer casa lotérica. A aposta mínima (6 números) custa R$ 4,50.