Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2022

Defesa Civil alerta para fim de semana com fortes chuvas em 4 estados

 


A Defesa Civil Nacional divulgou alerta, nesta sexta-feira, para a previsão de ocorrência de fortes chuvas neste fim de semana em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu dois avisos meteorológicos de grande perigo para os quatro estados, devido à possibilidade do volume de chuvas chegar a 100 milímetros por dia.

O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil vai monitorar a evolução dos avisos meteorológicos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil pede que a população fique atenta e acompanhe a divulgação de outras informações nas redes sociais e também no celular, pelos alertas enviados por SMS. Em caso de perigo, é importante procurar seguir as orientações nas defesas civis municipais e estaduais.

Segundo o Inmet, em grande parte do estado de Minas Gerais, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul, quando uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área por pelo menos quatro dias.

A previsão é que a chuva tenha volume significativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, na região do Rio Doce e nas áreas noroeste e oeste do estado.

Nenhum comentário: