Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Coleta de dados da 2ª etapa do Censo Escolar termina em março

 


A coleta da segunda etapa do Censo Escolar 2021, a Situação do Aluno, segue em andamento até o dia 17 de março. 

Os gestores das escolas e das redes de ensino devem enviar as informações de movimento e rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar, por meio do Sistema Educacenso. 

Para auxiliar nesse processo, está disponível , no portal gov.br/inep  e em seu canal no YouTube, uma série de conteúdos orientadores. 

A Cartilha do Módulo Situação do Aluno auxilia os gestores a compreender os conceitos e critérios inerentes a esta etapa da pesquisa. O documento detalha, entre outros fatores, as situações nas quais as escolas devem ou não declarar as informações. 

No canal do Inep no YouTube, há vídeos tutoriais que apresentam a navegação dentro do Sistema Educacenso, mostrando o passo a passo de alguns procedimentos. Entre eles, “Como declarar rendimento e movimento escolar” e “Encerramento do ano escolar”.

O Inep disponibiliza, ainda, duas publicações conceituais com foco nas taxas de rendimento escolar e na qualidade da informação na coleta.  O primeiro traz informações sobre as taxas de rendimento, calculadas com base nos dados declarados. Já o último apresenta os principais casos de inconsistências identificadas pelo Sistema Educacenso e detalha as formas de corrigi-las.

Nenhum comentário: