Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Professores estaduais ameaçam greve após Governo do RN cancelar audiência

 


Os professores da Rede Estadual de Ensino ameaçam iniciar greve após o Governo do Rio Grande do Norte cancelar a audiência marcada para esta quarta-feira (02), na qual seria realizada as negociações quanto à atualização do Piso Salarial 2022 que contemple os ativos e aposentados. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), o novo encontro com os secretários de Educação, Administração e Planejamento deveria ocorrer, nesta quarta-feira, às 11h, mas foi adiado porque os representantes do Governo acompanham a governadora Fátima Bezerra na leitura da mensagem anual para a Assembleia Legislativa. 

No entendimento do Sinte, o adiamento “soa como uma tentativa desrespeitosa de empurrar o caso com a barriga”. Na última segunda-feira (31), a categoria se reuniu com os secretários e cobrou a presentação de uma proposta para atualizar o Piso Salarial 2022 que contemple os ativos e aposentados. 

Na ocasião, o Sinte reivindicou do Executivo a implementação dos 33,24% em fevereiro, retroativo ao mês de janeiro. A cobrança do Sindicato está amparada pela Lei 11.738/2008 e a portaria interministerial do Ministério da Educação (MEC) publicada em dezembro passado.

O Sinte havia estabelecido o dia 2 de fevereiro como o prazo para receber a proposta. No entanto, como não houve a audiência, os professores ameaçam iniciar o movimento grevista. Às 14h, a categoria vai se reunir, de maneira remota, em assembleia para decidir os próximos passos. 

Nenhum comentário: