Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Transferência de veículos poderá ser feita pela Internet



A partir de março, os cidadãos poderão realizar a transferência  de veículos usando a assinatura digital e gratuita que estará disponível na Carteira Digital de Trânsito .

A assinatura GOV.BR dispensa o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), simplificando e agilizando o processo para o cidadão.

A assinatura no portal GOV.BR traz mais comodidade ao cidadão que, para comprar ou vender o veículo, não precisará mais se deslocar até o DETRAN , Departamento de Trânsito de sua Unidade Federativa para a emissão do documento, se dirigir ao cartório e novamente voltar ao estabelecimento comercial para finalizar a transferência.

A autorização de transferência poderá ser feita por qualquer proprietário, desde que o veículo tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021. Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente.
 
O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal. Depois, basta levar o veículo para a vistoria no Detran local e efetivar a transferência. Para realizar a transferência eletrônica, o Detran onde o veículo está registrado deverá ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

 

Nenhum comentário: