Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Trilhas 2022 promove seleção para alunos e coordenadores

 


O projeto Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começa a inscrever alunos e coordenadores para participar da ação de extensão a partir da próxima sexta-feira, 4, pelo Sigaa. As inscrições voltadas para os municípios que queiram fazer parte do Trilhas 2022 permanecem abertas até o dia 18 de fevereiro.

A inscrição dos municípios será realizada a partir do preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo I do Edital), a qual deve ser encaminhada, preferencialmente, para o e-mail: trilhas_potiguares@hotmail.com, ou entregue na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, ou ainda, por via postal (Av. Senador Salgado Filho, 3000 – Campus Central da UFRN, Prédio da Reitoria, bairro Lagoa Nova, CEP 59.078-970 – Natal / RN).

O projeto vai retomar as atividades neste ano e terá como temática Trilhas Potiguares: Retomando com saúde, esperança e a cidadania. Em 2020 e 2021, a ação ficou suspensa devido a pandemia da covid-19, sendo retomada seguindo os protocolos de segurança para atividades de campo. Os dois editais de processo seletivo para o Trilhas 2022 foram divulgados no mês de novembro pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex), com base na Resolução nº 077/2017 – Consepe, apresentando as normas e condições para participação. 

O edital nº 011/2021 é voltado para a seleção de coordenadores e equipes que farão parte do Trilhas 2022. Cada projeto a ser desenvolvido deve ser registrado no Sigaa, na modalidade de Projeto de Extensão, com uma Equipe Executora composta por membros da UFRN (docentes, discentes e técnico-administrativos) e membros da comunidade do município, podendo compor a equipe membros de outras instituições de ensino superior, mediante acordo entre as instituições.

Cada equipe da UFRN será constituída por dois coordenadores, do quadro efetivo da UFRN, até 20 discentes dos diversos cursos de graduação, pós-graduação e técnico e representantes dos municípios. O coordenador da equipe deve ser docente e/ou servidor técnico-administrativo, com nível superior, do quadro efetivo da UFRN. Já os discentes interessados em participar da edição 2022 do Trilhas Potiguares devem ser alunos de graduação ou pós-graduação de qualquer curso (presencial ou à distância) da UFRN.

O outro edital de nº 012/2021, trata-se da Chamada Pública para inscrição de municípios no Trilhas 2022. A coordenação operacional de um projeto, componente do Programa Trilhas Potiguares, será composta por moradores do município, coordenados por um morador indicado oficialmente pela Prefeitura, denominado Coordenador Local. Esta equipe terá a função de organizar a logística de execução das atividades no município, inclusive intermediando a relação do coordenador do projeto com a Prefeitura do município.

O Programa Trilhas Potiguares, idealizado em 1995 e que teve sua primeira edição em 1996, vem desenvolvendo um papel de importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, passando por diferentes formatações de forma a permitir o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos alunos e suas experiências com a Extensão Universitária na UFRN. A ação contribui para melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades e também a perspectiva de vida de mais de 2.800 alunos – que vivenciaram ações voltadas para o fortalecimento da responsabilidade social, criatividade e espírito de liderança.

O projeto consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Estado, com até 15 mil habitantes. A ação em cada município participante constitui um projeto de extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. 

Nenhum comentário: