Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2022

Dataprev libera nova lista de aprovados no PIS/Pasep 2022


O reprocessamento dos dados usados para definir quem recebe o abono salarial PIS/Pasep 2022 foi concluído pela Dataprev – empresa de tecnologia da Previdência. De acordo com o governo federal, trabalhadores que ainda não receberam o benefício poderão consultar se possuem direito ao saque a partir desta quarta-feira, 16.

A empresa de tecnologia declarou que cerca de 1,9 milhão de pessoas passaram pelo processo de revisão dos dados, possibilitando que muitas delas sejam contempladas na nova lista de aprovados no PIS/Pasep 2022

Trabalhadores ficam de fora do abono salarial

A necessidade de reanálise das informações surgiu após o início dos pagamentos do abono deste ano, no dia 8 de fevereiro.

Na ocasião, muitos trabalhadores que sempre tiveram acesso ao benefício reclamaram que ficaram de fora dos pagamentos deste ano. A partir disso, no dia 19 de fevereiro, a Dataprev anunciou que faria o reprocessamento de dados.

“Devido a inconsistências de informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) – enviadas pelas empresas –, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, disse a empresa de tecnologia.

Quem pode receber o PIS/Pasep este ano?

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo federal, tem acesso aos recursos em 2022 o trabalhador que cumprir as demais condições:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020;
  • Ter recebido uma média de até 2 salários mínimos por mês em 2020;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Estar com os dados informados corretamente no governo pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Consulta aos novos aprovados no PIS/Pasep 2022

Para saber se foi aprovado na nova leva de beneficiários, o trabalhador pode acessar o portal GOV.BR ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular.

O governo federal reforça que todos os trabalhadores elegíveis terão direito aos recursos. Os valores este ano, é válido ressaltar, variam entre R$ 101, para quem trabalhou um mês, e podem chegar a R$ 1.212, para quem atuou formalmente com carteira assinada por 12 meses em 2020.

Nenhum comentário: