Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2022

Militares estaduais aceitam proposta do Governo do RN para aumentar em 10% o subsídio da categoria

 


Os policiais e bombeiros militares aceitaram nesta quarta-feira (23), após dois dias de mobilizações em frente à Governadoria, a contraproposta do Governo do Rio Grande do Norte para aumentar em 10% o subsídio da categoria. A decisão da categoria vem em meio a protestos que reivindicam um cenário de isonomia salarial entre as forças de segurança do Estado. 

Com esse reajuste, o salário inicial de um soldado da Polícia Militar passa a ser R$3.929,01 a partir de dezembro deste ano, junto ao 13°. Além do aumento no subsídio, também foi antecipado para abril o pagamento da última parte do acordo financeiro firmado em 2019, o que equivale a 4,58% dos 23% concedidos naquele ano em seis parcelas. 

Para a subtenente Márcia Carvalho, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), essa vitória é apenas o começo de uma luta que continuará nos próximos anos pelo fim da distorção salarial entre militares estaduais e os outros agentes de segurança do RN. 

“Dessa vez, nós conseguimos avançar na nossa luta por isonomia salarial, mas ainda não atingimos um lugar de equidade que a nossa categoria merece. Por ora, aceitamos essa correção, mas a pauta não será deixada de lado, porque apesar de esse ajuste diminuir a diferença nas remunerações, não acaba com a discrepância injusta que enfrentamos, então a luta não acaba por aqui”, enfatiza.

"Desde o início da negociação, esta semana, os representantes do Governo do Estado discutiram com as categorias as alternativas economicamente viáveis, considerando a particularidade dessa negociação ocorrer em um ano eleitoral, com regras mais restritivas. A orientação da governadora Fátima Bezerra, desde o início foi no sentido de levar à categoria uma proposta que resguardasse o equilíbrio fiscal, e legal, mas sem sair das premissas remetidas à Assembleia Legislativa em setembro de 2019", disse o Estado, em nota. 

A proposta de correção salarial foi discutida em reunião durante a tarde da quarta-feira (23) pelas entidades representativas de praças e oficiais com as secretarias de Administração, Tributação, Segurança e os Comandos da PMRN e BMRN. À noite, o reajuste foi aprovado de forma unânime entre a tropa presente no acampamento no Centro Administrativo. 

A pauta será encaminhada para a Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (24), em caráter de urgência. 


Nenhum comentário: