Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2022

RN qualifica 1517 profissionais para atender casos de infarto

 


Com o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com problemas cardiovasculares no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira (31) a nova Estratégia para o Fortalecimento da Linha de Cuidado aos Portadores de Doenças Cardiovasculares. 

Como primeira ação dessa estratégia, a Sesap vai iniciar um curso de qualificação para 1517 profissionais de 35 unidades de saúde, prioritariamente na Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de melhorar o manejo terapêutico do infarto agudo do miocárdio. O curso inicia em abril e segue até junho, dividido em 18 turmas.

"Esse processo é tecido a muitas mãos e envolve a atuação em todas as frentes. Nós vamos treinar os profissionais de saúde para avançar no cuidado para salvar vidas. Nossa experiência vai servir para uma qualificação mais efetiva para todo o Estado do Rio Grande do Norte", disse o secretário de Saúde Cipriano Maia, durante a apresentação. 

A capacitação, assim como a formatação da estratégia, conta com a parceria de instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

Ao lado do infarto, a nova estratégia proposta pela Sesap vai tratar também de casos de acidente vascular encefálico, hipertensão arterial, diabetes e pé com risco de amputação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2019 a proporção de óbitos por problemas no aparelho cardiovascular no RN gira em torno dos 26%, sendo 9% apenas de infarto agudo do miocárdio - acima da média nacional. 

A estratégia de fortalecimento das linhas de cuidados vai qualificar desde a prevenção, passando pelo controle e o manejo dos pacientes, até a reabilitação das doenças cardiovasculares. O trabalho passa por um mapeamento do quadro em todas as oito regiões de saúde do RN, estabelecendo fluxos e protocolos próprios para o atendimento de todos os casos. 

Durante o evento, realizado na Escola de Saúde Pública do RN, também foi apresentado o projeto para implantação do método SPRINT, um conjunto de ferramentas da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim (única empresa habilitada pelo Ministério da Saúde). A estratégia visa melhorar os cuidados iniciais, evitando sequelas do infarto agudo do miocárdio, promovendo o diagnóstico rápido e uma estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade. 

As unidades que já estão utilizando o método são os hospitais regionais Telecila Freitas Fontes (Caicó), Josefa Godeiro (João Câmara) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim.

Na perspectiva do presidente da Sociedade Norteriograndense de Cardiologia, Dr. Antônio Amorim, o olhar direcionado para esse cuidado é urgente. "Muitas vezes perdemos vidas por falta dessa capacitação. Ter um olhar qualificado salva vidas", reflete.

Para a promotora do Ministério Público Iara Pinheiro, o SUS é a melhor estratégia de saúde do país. "Entendemos que devemos apoiar e parabenizamos a Sesap. Temos visto avanço de organização de linhas de cuidados e nos espaços regionais. A promotoria está aqui porque entendemos que defender o sistema de Saúde é organizar para defender a saúde que é um bem coletivo e precisa ser ofertado com qualidade", disse ela.

Participaram do evento a presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sérgio Cabral e o superintendente do HUOL/EBSERH Stenio Gomes da Silveira.



Nenhum comentário: