Páginas

domingo, 13 de março de 2022

Rússia ataca base militar próxima à fronteira com a Polônia; ônibus com refugiados tomba na Itália

 


Ataques aéreos russos atingiram o Centro Internacional de Manutenção e Segurança da Paz (IPSC, em inglês) em Yavoriv, perto da cidade de Lviv, no noroeste da Ucrânia, na manhã deste domingo (13), de acordo com o governo regional. O local fica a 25 km da fronteira com a Polônia. Assista ao vivo acima a cobertura especial da CNN.

Segundo as autoridades ucranianas, 35 pessoas morreram devido ao ataque e 134 ficaram feridas, sendo encaminhadas para um hospital próximo. Oito mísseis atingiram o Centro, de acordo com o governo da região.

A IPSC é uma enorme base militar que inclui um centro de treinamento para soldados, predominantemente para missões de paz, e realiza exercícios conjuntos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, chamou o ato de “um ataque terrorista à paz e à segurança, próximo à fronteira com a União Europeia / Otan”. Reznikov disse que instrutores militares de outros países trabalham no IPSC, mas não sabe se eles estavam presentes no local na hora do ataque.

As forças aéreas russas também atingiram o aeroporto de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia. Segundo o prefeito da cidade, este foi o terceiro ataque ao local e “sua infraestrutura já está praticamente destruída”.

Ônibus com refugiados sofre acidente

Também neste domingo, um ônibus com cinquenta ucranianos capotou no norte da Itália, segundo a agência de resgates italiana. O acidente ocorreu na rodovia entre as cidades de Cesena e Rimini e pelo menos um passageiro morreu, de acordo com os bombeiros.

O acidente ocorreu na rodovia entre as províncias de Cesena e Rimini, na costa nordeste. Fotos postadas pelos bombeiros no Twitter mostram que o ônibus capotou.

Nenhum comentário: