Páginas

sábado, 9 de abril de 2022

Cidade do Nordeste prepara concurso para 2 mil vagas para professores

 


O projeto de lei que cria 2 mil vagas para abertura do novo concurso Fortaleza CE para professores foi encaminhado à Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, 8. O texto é de autoria do prefeito José Sarto, que compartilhou o momento da assinatura nas redes sociais. 

Depois da aprovação do projeto pelos vereadores será possível publicar o edital do concurso. 

"Estou enviando agora à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria 2.000 vagas para a realização de concurso público para professores da rede municipal de ensino. Como já havia anunciado na última semana, logo após aprovação do Legislativo, já publicaremos o edital de seleção. O certame é mais uma demonstração do esforço do Município em expandir a oferta de vagas e garantir a valorização profissional", disse Sarto.

A realização do concurso Fortaleza CE é necessária para suprir o número de profissionais que as novas unidades educacionais do município requerem. Para reduzir a carência, o prefeito estima que as convocações de aprovados aconteçam ainda este ano.

No início de fevereiro, o prefeito tinha adiantado  a intenção de divulgar o edital do concurso ainda no primeiro semestre. A oferta será para professores em caráter efetivo. Ainda não há informações se outras carreiras também serão contempladas.

Este ano, o prefeito já sancionou a lei que estabelece o novo piso do Magistério, garantindo um reajuste total de 33,24% no salário dos professores da rede municipal de ensino. Fortaleza foi uma das primeiras capitais a assegurar a porcentagem anunciada pelo Governo Federal.

A categoria já havia sido beneficiada com reajuste de 11% e, em seguida, o município implementou o complemento de 22,24%, após aprovação pela Câmara de Vereadores.

O incremento de 22,24% foi aplicado na folha deste mês de março, retroativo a janeiro.

Sem concurso, Fortaleza abriu 5 mil vagas temporárias

Em 2021, sem a perspectiva de novos concursos públicos, a Secretaria de Educação de Fortaleza realizou um processo seletivo para contratação de temporários. Foram publicados editais com 5.098 vagas para professores substitutos. 

Desse total, 3.240 foram para professores substitutos em áreas específicas, sendo 800 para contratação imediata e 2.440 para formação de cadastro de reserva. O valor da hora-aula foi de R$19,73.

As chances foram distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Matemática, Ciências, Geografia, Histórias, Educação Física e Ensino Religioso. O requisito para inscrição foi ter licenciatura que habilite para ensino na respectiva área.

Foram disponibilizadas ainda 1.858 vagas em cadastro de reserva para professores substitutos das áreas de Pedagogia e Pedagogia Bilíngue. A hora-aula também foi de R$19,73.

A carreira exigiu diploma de nível superior, de licenciatura plena em Pedagogia em Regime Regular ou Especial (UVA) ou Formação de Professores do Ensino Fundamental – 1ª à 4ª Séries (UECE).

Em ambos os casos, para os profissionais das áreas bilíngues, foi preciso também ter formação curricular ou complementar em Libras. A seleção foi realizada por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).

O processo seletivo foi composto por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobradas 40 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

De acordo com o determinado nos editais, foi habilitado quem obteve, no mínimo, 50% das questões da prova. Ou seja, 20 questões certas.

Nenhum comentário: