Após um alto investimento para levar água de qualidade a milhares de moradores das zonas rurais do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado agora está capacitando os beneficiários para gerir os próprios sistemas de abastecimento. Desde agosto do ano passado que equipes dos núcleos Ambiental, Social e de Engenharia do Projeto Governo Cidadão estão rodando o estado para orientá-los sobre gestão ambiental e social, manutenção e operação dos sistemas, além dos cuidados sanitários com a água.
Até março, 71 capacitações foram realizadas em 43 municípios e outras 15 estão programadas para este mês de abril. No escopo, 117 associações estão contempladas e 700 beneficiários já receberam o certificado de participação. Entre os materiais utilizados, estão uma cartilha e vídeos educativos, além de dinâmicas de grupo e aulas expositivas. A capacitação tem carga horária de 6h e todos recebem certificado de participação ao final.
“Estudamos e chegamos a um formato de capacitação que atendesse a todos os beneficiários, trazendo experiências semelhantes às que podem ser vividas nas próprias comunidades rurais, sempre com fácil compreensão e visando a eficácia”, explicou Constância Silva, coordenadora do Núcleo Social do Projeto.
O objetivo das capacitações é garantir que os beneficiários tenham autonomia após a finalização da execução dos projetos e que seus sistemas possam seguir funcionando plenamente. “Por isso é necessário entender a importância e uso adequado da autogestão”, frisa a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes.
Para a presidente da Associação de Agricultores Familiares Caboclos II, em Apodi, Adalgisa Nogueira, o sistema de abastecimento da comunidade é um sonho que se tornou realidade. “Hoje temos água boa em nossas casas e também esperança de uma vida melhor. Com esse curso estamos aprendendo a cuidar dessa benção que recebemos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário