Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2022

Natal antecipa vacinação contra Influenza e Sarampo para novo público

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) antecipa a partir desta terça-feira (19), a vacinação do público de crianças de 06 meses a menores de 05 anos, nas campanhas contra Influenza e Sarampo. O motivo é a baixa procura dos públicos em vacinação na busca pelos imunobiológicos na capital. 

Para este público, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e nas salas de vacina do Via Direta, Nélio Dias e Midway Mall (2º piso), sempre na modalidade pedestre.

A vacina contra Influenza (gripe) atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria, estando disponível inicialmente para grupos de maior risco à doença. A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas. Todas as informações oficiais poderão ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br . 

A campanha contra a gripe está dividida em duas etapas, sendo a primeira fase de 04 a 30 de abril, para qualquer trabalhador da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. A partir desta terça-feira (19) qualquer criança entre 06 meses e menores de 05 anos também vai poder buscar a vacina. É necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento com foto da criança.

O mesmo acontece na vacinação contra o sarampo, que inicialmente estava atendendo apenas o público de profissionais da saúde. Até 03 de junho o público-alvo de crianças de seis meses a menores de cinco anos também já pode receber o imunizante conforme adiantamento da segunda fase.

"Nós decidimos antecipar esse público-alvo infantil para adiantar o andamento das campanhas, uma vez que temos registrado baixa procura em todos os pontos. É importante que a população se atente às fases e compareça aos locais com a documentação necessária. Todas as informações vão estar na plataforma Vacina Natal, então é importante checar antes de sair de casa", afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.



Nenhum comentário: